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O que um consumidor 3.0 espera das empresas?

por: Afonso Bazolli
em: Opinião
fonte: Idea CRM
16 de outubro de 2017 - 18:08

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Por: Heloisa Figueira

O mundo está passando constantemente por mudanças e os consumidores também acompanham essa evolução. Impulsionados pela tecnologia e facilidade de interatividade, os chamados consumidores 3.0 mudaram a forma de se relacionar com as empresas.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil é líder no tempo gasto em redes sociais, com 60% a mais que o restante do mundo. Além disso, são 36,8 milhões de lares que possuem internet no país.

Essa conectividade proporcionou novos parâmetros de satisfação entre os clientes e as empresas. Hoje, os consumidores esperam por uma experiência de excelência desde o seu primeiro contato com a companhia até o pós-venda. Esse novo comportamento está fazendo com que as empresas corram para se adaptar e corresponder as expectativas dos consumidores 3.0.

Atualmente, as companhias precisam encontrar seus clientes em potencial e engajá-los com eficiência, pois eles estão altamente conectados e repletos de informações e possibilidades de escolha. Neste novo modelo de relação, os consumidores 3.0 assumiram o controle e estão mudando dia a dia as estruturas convencionais de negócios.

Diante de tantas mudanças, uma maneira efetiva de acompanhar essa evolução e atrair os consumidores 3.0 para o seu negócio é conhecendo suas principais características e o que eles esperam das empresas. Para te ajudar, listamos alguns pontos importantes desse novo perfil de consumidor. Confira!

Conectados a todo o momento

A popularização dos dispositivos móveis com tecnologias cada vez mais avançadas, tornaram os consumidores atuais ainda mais conectados, permitindo que eles façam suas pesquisas de forma mais rápida e que comparem os preços de diversos produtos e serviços em tempo real.

Outra característica marcante dos consumidores 3.0 é a enorme preferência pelas mídias sociais. Nessas plataformas, os clientes interagem com os familiares, amigos e também com as empresas. Por isso, as companhias que almejam o sucesso não podem deixar de estarem presentes nas principais redes, como Facebook, que possui 1 bilhão de cadastrados, e o Twitter, que soma mais de 500 milhões de usuários.

De olho nos preços

Uma característica comum entre os consumidores 1.0, 2.0 e 3.0, é a busca por preços acessíveis. O que muda no novo comportamento é a sensibilidade aos preços. Hoje, companhias que prezam apenas por ofertas podem afastar do seu negócio os consumidores 3.0. Isso ocorre devido a maior conscientização dos clientes sobre a hora certa de comprar, além da preferência pela qualidade do que compram e também do atendimento e relacionamento que a empresa oferece a eles.

Um bom preço é importante para o consumidor 3.0, desde que ele venha acompanhado dos outros fatores mencionados acima.

Esperando o melhor, agora!

O imediatismo é uma das principais características dos consumidores 3.0. Eles esperam que as empresas ofereçam diferenciais que possam se encaixar as suas necessidades. A entrega rápida ou as facilidades de comprar e receber produtos e serviços online e de forma instantânea, promove nos clientes a sensação de satisfação imediata, o que aumenta as chances de engajamento do consumidor com a marca.

Gostou das dicas sobre o perfil do consumidor 3.0? Para continuar por dentro das novidades das áreas de atendimento ao cliente, vendas e marketing, acompanhe as próximas postagens do nosso blog!

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