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22 de maio de 2019 - 17:04

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Cultura do atendimento ao cliente: o que é e como implantar na sua empresa

A cultura do atendimento ao cliente é um conceito que visa focar o atendimento na satisfação do consumidor e, para isso, entender melhor quem é essa pessoa, quais são suas expectativas e necessidades é primordial.

Os hábitos de consumo mudaram muito em pouco tempo e isso deve ser levado em conta no relacionamento entre empresa e cliente, que deve se adaptar para oferecer a melhor experiência ao público atendido, garantindo a sua fidelização.

Se você quer saber mais sobre a cultura do atendimento ao cliente, continue lendo este artigo. Ele foi feito para você!

O que é a cultura do atendimento ao cliente?

A cultura do atendimento ao cliente pode ser considerada até como uma extensão da cultura organizacional, porém, voltada para a satisfação do consumidor.

Ou seja, quando uma empresa opta por adotar a cultura do atendimento ao cliente, deve criar uma série de regras e condutas que elevem o atendimento a outro patamar, mostrando o quanto a organização realmente se preocupa em promover a melhor experiência possível em todas as etapas de compra.

Como implantar a cultura do atendimento ao cliente na sua empresa?

Para implantar a cultura do atendimento ao cliente em sua empresa, é preciso investir na capacitação de seus colaboradores, além da criação de estratégias que garantam um atendimento diferenciado. Confira algumas dicas!

Crie um culture code

O primeiro passo para implantar a cultura do atendimento ao cliente em sua empresa é criando um culture code, que nada mais é do que um documento com o posicionamento, missão, visão, valores, normas e diretrizes da companhia que devem ser seguidos no atendimento ao consumidor.

A partir disso, é possível que todos os colaboradores deem o mesmo tipo de tratamento aos clientes, unificando a imagem da marca e mostrando a importância que o consumidor tem para ela.

Reveja seu processo seletivo e estratégias de RH

Para um atendimento ser de qualidade, você deve contar com os melhores profissionais para isso. Habilidades como a empatia, a capacidade de ouvir e a paciência, por exemplo, são fundamentais para quem trabalha com atendimento ao cliente.

Portanto, reveja se o seu processo seletivo está levando essas competências em consideração na hora de admitir seus membros e invista também em um bom treinamento de atendimento ao cliente – tudo isso com culture code de sua empresa incorporado.

Esteja atento a todos os canais de comunicação

Além dos canais de comunicação de contato direto como o e-mail e o telefone, uma empresa que preza pela excelência do atendimento ao cliente também deve estar atenta a outras formas de contato, como as redes sociais e sites de reclamações.

Muitos clientes deixam suas opiniões nesses meios na esperança de que a marca veja e tome algum tipo de atitude, por isso é importante se mostrar presente nesse momento para reverter consumidores que seriam perdidos por falhas de comunicação.

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