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28 de maio de 2019 - 17:06

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Por: Christiane Braz Heigasi

Tratar bem a clientela é garantir que ela volte a fazer negócio com você, aumentando os resultados positivos da sua empresa. Por isso, é muito importante proporcionar um atendimento excelente e padronizado, em que os colaboradores sejam instruídos de forma que ofereçam sempre o melhor para os clientes. Uma das técnicas mais utilizadas e que apresenta melhor resultado é a do checklist para atendimento ao cliente.

É preciso levar em consideração aquela velha frase: “trate os clientes como gostaria de ser tratado se estivesse em seu lugar”. De início pode até parecer clichê, contudo, quando aplicada corretamente, essa ação é capaz de mudar todo o cenário da empresa. Afinal, antes de sermos profissionais, somos clientes e gostamos de ser bem atendidos e ter nossas necessidades supridas.

Pensando nisso, reunimos tudo que você precisa saber sobre a importância do checklist para atendimento ao cliente. Confira!

O que é um checklist para atendimento ao cliente?

O checklist consiste em uma lista de itens necessários para garantir um bom atendimento e proporcionar uma experiência positiva no relacionamento com o cliente. Nele deve constar tudo o que seja indispensável para padronizar a abordagem feita pelos atendentes e atingir a satisfação dos consumidores.

É indispensável que todos os colaboradores da companhia tenham acesso a esse documento com as normas de bom atendimento, para que possam transmitir a proposta da empresa a todos seus clientes e consumidores, já que são o cartão de visita por estarem diariamente em contato com eles.

De nada adianta contar com a melhor estratégia de marketing, junto com a melhor equipe de vendas e de atendimento, se não for possível extrair o melhor que cada um tem a oferecer. Por isso, invista em treinamentos e garanta que todos estejam de acordo com o checklist proposto pela companhia para relacionamento com o cliente.

Quais elementos devem ser colocados nesse documento?

Os elementos que devem constar no checklist variam de acordo com a proposta e estratégia da empresa, mas alguns pontos são mais comuns entre as companhias.

Pratique a empatia e compreenda as necessidades do cliente

Como comentamos no início do artigo, praticar a empatia e se colocar no lugar do cliente é essencial para garantir que ele desfrute de uma boa experiência de atendimento, afinal, ninguém gosta de ser mal atendido. Então, se levarmos isso para nosso cotidiano, certamente ofereceremos sempre o melhor ao nosso público.

Além disso, se colocar no lugar do outro também serve para compreender melhor as necessidades e, consequentemente, conceder as melhores soluções para cada caso, já que cada cliente é único e possui suas particularidades.

Esteja sempre disposto a atender e ajudar

É imprescindível que os colaboradores tenham isso em mente, e a melhor forma de passar essa proposta é incluir no checklist de atendimento. Poucas coisas são tão desanimadoras do que ser atendido por alguém sem entusiasmo ou que demonstra má vontade em te ajudar.

Se o cliente vai até sua empresa é porque você tem algo que ele necessita, e um atendimento fraco pode fazer com que ele nunca mais queira falar com você. Então priorize uma boa recepção e se coloque sempre disponível para auxiliar e suprir as dúvidas e necessidades da clientela.

Aposte em atendimento humanizado

Com a era digital em que vivemos, é comum que nos encontremos agindo no modo automático e, até mesmo, conversando com máquinas. A tecnologia está aí para nos auxiliar e é essencial fazer um bom uso das diversas ferramentas que ela nos disponibiliza.

Contudo, o ideal é deixar os processos mais burocráticos e repetitivos para que a tecnologia resolva, mantendo o atendimento mais humanizado para que os clientes se sintam acolhidos e satisfeitos com as soluções propostas.

Isso não quer dizer que a sua empresa não deva usar o chatbot ou outras tecnologias semelhantes, pelo contrário, elas existem para nos proporcionar praticidade, redução de custos, eficiência. Entretanto, garanta sempre que tenha algum colaborador disponível para realizar um atendimento rápido para os casos mais complexos.

Padronize o atendimento de acordo com seu público

Manter um padrão de atendimento é de suma importância para que os clientes fiquem satisfeitos com a experiência proporcionada. Sendo assim, invista em treinamentos e capacitações onde sejam ensinados os princípios da organização de acordo com suas estratégias.

Crie um padrão de abordagem, linguagem, atendimento e cordialidade. Certamente, isso fará toda diferença na tarefa de fidelização de clientes e fixação da marca.

Quais os benefícios que ele traz para a empresa?

Quando utilizada da maneira correta, essa ferramenta proporciona uma extensa lista de benefícios para a companhia, a começar pelos resultados financeiros que serão facilmente notados, já que a conversão de vendas será consideravelmente maior. Contudo, se você ainda não estiver convencido da importância do checklist para atendimento ao cliente, confira esses principais benefícios que separamos para você.

Agilidade

O checklist é um tipo de roteiro a ser seguido, fazendo com que o atendimento se torne muito mais ágil e dinâmico. Dessa forma, seus colaboradores ganham mais tempo para se dedicarem a outras tarefas mais importantes, como a abordagem de novos clientes potenciais, por exemplo.

Qualidade

Mantendo um padrão de atendimento, a qualidade será uma consequência, já que a empresa garantirá que todos os funcionários sigam a mesma linha de suporte para com os clientes. Dessa forma, é muito mais fácil identificar possíveis falhas, corrigindo da melhor maneira e o mais rápido possível.

Fidelidade

Unindo todos os pontos abordados ao longo do texto, você, certamente, perceberá um aumento considerável na fidelização dos clientes. Isso reflete diretamente nos números obtidos, já que a fidelização custa, em média, cinco vezes menos do que a conquista de um novo cliente.

O checklist para atendimento ao cliente é uma ferramenta fundamental para quem deseja alavancar as vendas, melhorar os resultados obtidos e garantir clientes mais satisfeitos e fiéis. Por isso, é indispensável que cada item seja minuciosamente planejado para que tudo esteja de acordo com a proposta e os ideais da empresa.

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