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20 de maio de 2019 - 17:05

Entenda-a-relacao-entre-o-atendimento-e-a-fidelizacao-de-clientes-televendas-cobranca-1

Por: Christiane Braz Heigasi Scabbia

É comum pensarmos que a estratégia mais acertada para o crescimento do negócio é a conquista de novos consumidores. Mas você já parou para analisar que a fidelização de clientes pode ser o caminho ideal para a expansão de sua empresa?

Afinal, mais eficaz e pertinente do que conquistar novos consumidores é manter satisfeitos os já existentes. Dessa forma, eles próprios poderão ser canais de divulgação de seu negócio e as principais fontes de prospecção de novos clientes.

Estudos revelam que conquistar um novo cliente custa cinco vezes mais do que manter um cliente dentro de casa. Por isso, investir na fidelização de clientes é também uma questão de economia.

O atendimento adequado e realizado com excelência, nesse sentido, é a principal ferramenta para fidelizar seu cliente. Quer entender melhor essa relação? Então, continue a leitura e veja como esse fator pode transformar positivamente a realidade de seu negócio!

Atendimento e fidelização de clientes é a combinação ideal

O cliente é a principal fonte de renda de qualquer negócio, certo? Dessa forma, o atendimento oferecido a ele deve ser de qualidade, de modo que se sinta único, correspondido e satisfeito.

Atender bem é o pressuposto fundamental para manter o consumidor fiel a seu negócio. Na medida em que essa prática é realizada com excelência, ele continuará a contratar seus serviços ou a comprar seus produtos. Caso contrário, procurará o concorrente.

Investir em atendimento é valorizar o consumidor

Para prestar um atendimento de qualidade, alguns elementos são necessários — investimento em tecnologia, automação do serviço e, principalmente, em sua equipe de atendentes. Confira:

Treine sua equipe

Os profissionais de sua empresa são os principais atores na relação com o consumidor. Portanto, o bom atendimento depende essencialmente deles. Antes de investir em tecnologia ou em estratégias para satisfazer o consumidor, é necessário treinar a equipe de atendentes.

A padronização do serviço, a boa comunicação, empatia, humanização no atendimento, agilidade e praticidade são alguns dos aspectos importantes para um bom atendimento e que devem ser treinados constantemente.

Conheça seu público-alvo

O perfil do consumidor vem se transformando nos últimos anos. Hoje, o cliente é rigoroso e tem mais opções de contratação ou compra. Para conquistá-lo e fidelizá-lo, é preciso conhecer seus objetivos, necessidades, desejos e expectativas.

Só dessa forma é possível oferecer um atendimento personalizado e de excelência, cujos potenciais resultados para o seu negócio veremos no próximo tópico.

O atendimento de excelência resulta em sucesso ao seu negócio

Além de conquistar a fidelização do consumidor, o atendimento de qualidade pode trazer outros benefícios para o seu negócio. Citamos alguns a seguir:

Transmite confiança e credibilidade

É por meio do atendimento que uma empresa estabelece uma relação de confiança com o cliente e transmite credibilidade. Afinal, quem é que não gosta de ser bem atendido e de ter seus problemas resolvidos com competência e praticidade, não é mesmo?

Satisfaz o consumidor

A satisfação do cliente é o elemento que o manterá fiel ao seu negócio. Portanto, ela consiste em outra vantagem proporcionada pelo atendimento de excelência e empatia, que corresponde às necessidades e expectativas do consumidor.

Faz do cliente um divulgador de seu negócio

Acredite, a melhor publicidade é aquela feita pelo cliente em sua sua rede de relacionamentos. Uma vez que está satisfeito e contente com o atendimento e serviço/produto de seu negócio, ele vai recomendá-lo a outras pessoas. Por isso, vale a pena investir em um bom atendimento.

Deu para perceber que a relação entre atendimento e fidelização de clientes vai muito além de um mero protocolo corporativo. Na verdade, ela representa uma estratégia de mercado que pode diferenciar seu negócio da concorrência e interferir diretamente no lucro e expansão da sua empresa.

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