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Entenda o que é e como funciona um chatbot

por: Afonso Bazolli
fonte: GVP
09 de junho de 2020 - 17:04

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Profissionais de diversas áreas já ouviram falar em algum momento sobre o sucesso dos chatbots no atendimento ao cliente ou quem sabe acabaram de interagir com um chatbot sem ao menos perceber. Apesar do tema estar em alta, há muitas informações importantes sobre o que é e como funciona o chatbot que as pessoas interessadas em adotar essa tecnologia devem saber.

Para entender um pouco melhor a representatividade dos chatbots no mercado, reunimos alguns dados levantados em um estudo realizado pela Cedro Technologies. A pesquisa constatou que 90% dos processos corriqueiros podem ser resolvidos por chatbot que simula um ser humano na conversação com pessoas. Além disso, o estudo mostrou que 74% dos clientes e usuários conseguem resolver dúvidas em até 2 minutos, e 87% classificaram a experiência de uso do chatbot como ‘boa’ e ‘ótima’.

Se você ficou interessado e quer conhecer um pouco mais sobre o funcionamento de um chatbot, indicamos a leitura completa deste artigo.

O que é um chatbot?

Bom, pode parecer que a trajetória do chatbot é recente. Mas, há muito tempo os especialistas do setor já notaram a importância de ter um recurso como esse na área de atendimento ao cliente. Há relatos de que o primeiro chatbot criado no mundo surgiu entre os anos de 1964 e 1966 pelas mãos de Joseph Weizenbaum.

De lá pra cá, muitas coisas mudaram no atendimento ao cliente e na tecnologia. Um chatbot nada mais é do que um robô capaz de interagir com pessoas. Hoje, com a inteligência artificial cada vez mais forte, os chatbots conseguem ser ainda mais assertivos na interação com os consumidores, pois possuem um amplo repertório e uma linguagem simples e bem natural.

Além disso, os chatbots criados por empresas de excelência conseguem passar por atualizações constantes, garantindo que a eficiência dessa tecnologia no atendimento seja sempre expandida.

Conheça o funcionamento e os benefícios de um bom chatbot

Em meio a uma rotina cada vez mais agitada, os clientes do século XXI valorizam serviços rápidos, práticos e eficazes. Neste cenário, o chatbot se destaca. Essa tecnologia funciona atualmente como uma alternativa para melhorar a experiência do cliente tanto para o atendimento quanto para a resolução de problemas.

Um chatbot desenvolvido para manter uma interação o mais natural possível com o cliente é capaz de estabelecer um diálogo bem próximo do que seria uma comunicação entre humanos. Por exemplo, um chatbot que utiliza o que há de melhor na inteligência artificial consegue entender e responder frases como: “agende a minha consulta para a próxima semana a tarde”.

Por meio dessa tecnologia, as empresas obtêm cerca de 86% da retenção média de atendimento. E para quem utiliza o chatbot com foco comercial, o ganho é de 96% de assertividade no fluxo de vendas. Outro ponto de destaque do chatbot é que a tecnologia pode ser implantada no atendimento de voz e texto das empresas, proporcionando mais agilidade em toda a operação.

Apresentamos no artigo de hoje informações que mostram porque o chatbot vem conquistando cada vez mais as empresas e os clientes. Se o seu negócio ainda não utiliza um chatbot de qualidade, entre em contato com o nosso time de consultores e conheça todos os detalhes do Agente Virtual da GVP.

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