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Erros em contas telefônicas? Conheça os motivos

por: Afonso Bazolli
fonte: Mobilit
12 de julho de 2021 - 17:02

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Será que os erros em contas telefônicas são muito frequentes no Brasil?

Basta consultar serviços como Reclame aqui e PROCON para encontrar no topo da lista as operadoras de telefonia.

As reclamações vão desde clientes com linhas pessoais em planos pré-pagos até grandes corporações com milhares de linhas em atividade.

Mas por que será que é assim? Qual a origem de tantos clientes insatisfeitos?

Antes de explicar os motivos, não devemos nos esquecer de comentar sobre o fenômeno das telecomunicações no Brasil, que hoje é um dos maiores mercados do mundo.

Se em 2013 mais da metade da população não tinha acesso à internet, hoje mais de 80% da população possui celulares e smartphones.

Muitos fatores, que se originam desde a privatização do sistema Telebrás, a explosão da demanda e aquisição de linhas, a falta de infraestrutura, terceirização do atendimento, causam um colapso na cobertura e serviços oferecidos.

Hoje em dia corre-se contra o relógio e o passamos por um processo de reformulação para que o Brasil possa entrar definitivamente nos trilhos do desenvolvimento.

Mas longe de querer criticar, nossa missão aqui é informar sobre como podemos nos proteger destes equívocos que infelizmente podem nos custar muito dinheiro!

Confira os principais erros cometidos pelas operadoras em faturas corporativas:

Erros em tarifas

O valor por minuto de chamada ou tipo de chamada pode sofrer grandes variações, desde o valor “cheio”, ou seja, sem contrato algum, até o valor inserido em planos corporativos negociados em contrato.

Pode ser difícil de acreditar, mas ainda encontramos empresas de razoável tamanho sem contrato algum, então como primeiro passo, recomendamos: tenha um contrato e negocie suas tarifas!

Voltando aos erros, o que mais encontramos são disparidades entre o que foi contratado e o que está sendo pago. Erros nos valores por minutos em chamadas corporativas, DDD, DDI, tarifas de Roaming, etc.

Por exemplo, dentro de um plano corporativo as chamadas de celular pra a mesma operadora deveriam custar 0,05 centavos o minuto, mas na conta eles são cobrados em 0,50 centavos.

Percebe o quanto de dinheiro um “detalhe” desse pode desperdiçar?

Erros em tarifas de serviços

Os serviços, que compreendem por exemplo pacotes, planos de dados corporativos, cobertura 3G ou 4G, também são alvos de erros.

O preço do SMS por vir alterado, sem desconto, ou pode-se estar pagando por pacotes de SMS que sua equipe já não usa mais.

Algumas empresas pagam por franquias de dados, e acabam utilizando mais, pagando um alto valor pelos megabytes excedentes.

A solução

Com toda essa complexidade, as contas telefônicas têm muitos itens relacionados a fatores a serem analisados, o que dificulta o processo.

É aí que a consultoria de TEM (Telecom Expense Management) entra em cena, como comprovadamente a melhor solução para o caso.

Equipes dedicadas e treinadas para encontrar erros cumprirão todo o escopo de telecom.

Desde a auditoria de faturas até a (re)negociação de contratos e obtenção de ressarcimento com as operadoras, sem que você precise delegar o serviço para sua equipe interna ou investir em treinamento.

Portanto, o passo mais inteligente que sua empresa pode dar para otimizar processos e enxugar custos é buscar parcerias, com serviços personalizados.

Resumindo; evite erros nas contas telefônicas e proteja-se dos equívocos das operadoras, contribuindo com a melhora das operações de ambas as partes.

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