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10 de março de 2019 - 14:10 - atualizado às 14:37

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Com certeza você já passou pela situação de dizer “nunca mais volto em tal lugar” ou então “nunca mais compro com tal pessoa”. Mas e se o contrário acontecer? Não importa o tamanho da sua empresa, se você vende produtos ou serviços, clientes fidelizados e contentes é o que dará a base do seu negócio. Separamos erros que você não deve cometer no atendimento aos seus clientes:

Não conhecer o cliente

Só conhece o cliente quem está disposto a ouvi-lo. Conhecer não é apenas saber o nome, o telefone e o último produto/serviço que ele comprou. Vai muito além disso! Quais os costumes e preferências dele? Que outros itens ele consome? Ele costuma comprar itens ou contratar serviços da sua concorrência? Por que ele opta pelo seu negócio? Ele interage nas redes sociais? Ele poderia indicar seu negócio para familiares e amigos? A partir de perguntas do tipo você pode traçar uma estratégia para seu negócio e oferecer um tratamento personalizado e perceber no que você está acertando ou errando.

Não ouvir

Nem sempre é fácil adotar a cultura de ouvir o cliente, pois isso não se trata apenas de escutar o que ele está falando. Trata-se de deixar o orgulho de lado e observar como pode resolver o problema ou atender as sugestões. Perceba se as sugestões e/ou queixas se repetem. Se a resposta é sim, isso é um indicativo e tanto! Realmente tenha interesse no assunto: tente sentir empatia pelo problema do seu cliente. Dedique aquele momento a ouvi-lo e entender o que ele está sentindo e evite interromper e se justificar, mesmo que você ache que ele esteja errado. Tente tirar proveito de cada feedback que você receber.

Não investir na experiência do cliente

Se você vende determinado produto e seu concorrente também, pode ser que seu cliente não volte mais ao seu negócio se perceber que a experiência oferecida em outro lugar é mais interessante. E isso não se aplica apenas a grandes empresas, todo tipo de negócio pode investir em melhorias. Vamos supor que você faz doces caseiros e mantém uma clientela via redes sociais e whatsapp: que tal oferecer um novo sabor de tempos em tempos? Ou então investir em brindes, ou inserir uma novidade periodicamente?

Não se importar com o pós-venda

Outro erro comum é o empreendedor não se preocupar com o pós-venda. O primeiro passo aqui é ter um canal aberto de comunicação com ele, no mínimo whatsapp e fanpage do negócio. Você deverá ficar atenta às mensagens e respondê-las diariamente. Seguindo o exemplo dos doces caseiros, ao realizar uma venda, pergunte ao cliente o que ele achou e ofereça produtos que possa agradá-lo em uma próxima compra. Assim você demonstra que está disposta a atendê-lo com atenção e carinho.

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