De tempos em tempos, novas modalidades de golpes vão surgindo por aí. Para evitar dores de cabeça, fique em alerta com o golpe da falsa central de atendimento. Tudo começa com uma ligação. O atendente informa ser da Central de Atendimento do seu banco, e daí em diante os golpistas entram em ação.
Quer entender como identificar esse golpe e se prevenir? Confira dicas que o Blog Reclame AQUI separou para você.
Golpe da falsa central de atendimento: Como eles acontecem?
A abordagem começa da seguinte forma: o atendente informa à vítima que houve uma movimentação suspeita na conta bancária, que será necessária atualização de dados pessoais ou atualizações de segurança nos dispositivos móveis.
Para ganhar a confiança da vítima, o falso atendente confirma até mesmo dados pessoais como nome completo, e-mail, telefone ou data de nascimento. E não para por aí: além do golpista ter dados pessoais, o número de telefone que faz a ligação é da central de atendimento do seu banco.
E daí em diante, o medo, o senso de urgência e até a preocupação em ter a conta bancária bloqueada ou perdas financeiras, faz com que a vítima forneça dados como número do cartão, código de segurança ou até mesmo a senha de aplicativos.
A ligação inicial que parece ser da Central de Atendimento do seu banco, na verdade, não passa de um golpe. Os golpistas utilizam lábia, tecnologia e termos técnicos para convencer a vítima a passar dados sigilosos.
Essas ligações são feitas por programas ou aplicativos que simulam ser da própria central de atendimento. Sem contar que, quando as vítimas ficam desconfiadas, os golpistas pedem para retornar a ligação para o banco. Entretanto, a ligação fica presa e retorna para a central de atendimento falsa.
No Reclame AQUI, consumidores já relatam terem sido vítimas do golpe
Essa consumidora, de Bragança Paulista – SP foi vítima do Golpe. Ela relata que um dos motivos que fez ela confiar que seria realmente uma ligação do banco é porque o número era o mesmo dos canais oficiais de atendimento.
“No dia 08/04/2023 eu recebi uma ligação do número 4004-0001 e a pessoa se identificou como Pâmela e disse que uma pessoa invadiu a minha conta e realizou transferências indevidas e, para que fosse revertido essas operações, eu devia instalar um app no celular chamado Anydesk para que ela acessasse minha conta e fizesse esse procedimento. Como vi que era o número oficial do Banco do Brasil e fiquei assustada com a situação, eu segui os passos […]”
Saiba como se prevenir do golpe da falsa central de atendimento
É importante estar atento e lembrar que os bancos não telefonam para os clientes para atualizações de segurança ou até mesmo confirmação de dados pessoais. Geralmente, essas atualizações costumam ser automáticas, e os bancos não solicitam dados como senha de cartões ou aplicativos durante os contatos receptivos.
Recebeu o contato da falsa central de atendimento? Ligue imediatamente para o banco! Mas não se esqueça, a ligação pode ficar presa no contato anterior. Por isso mesmo, o contato deve ser realizado por outro telefone.
É importante saber também que o seu banco onde você é cliente não solicita a instalação de aplicativos não oficiais, essa é só uma forma dos golpistas conseguirem acessar seus dispositivos para o roubo de informações. E não custa lembrar: nada de realizar transferências bancárias ou PIX para terceiros que não sejam pessoas próximas de você ou que estejam em tratativas oficiais reconhecidas por você.
Se você foi vítima desse golpe ou conhece alguém que foi, não deixe de informar ao banco para que as medidas necessárias sejam tomadas e compartilhe essas informações de segurança com pessoas próximas para que fiquem alertas. E você já sabe, precisou reclamar? Pode ir direto no Reclame AQUI. A sua reclamação pode ajudar milhares de pessoas a se prevenirem desse tipo de golpe.
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