Oct
07
06 de outubro de 2019 - 12:13

Falta-de-visao-digital-custa-caro-por-francisco-sarkis-televendas-cobranca

O autosserviço precisa ser visto de uma forma mais estratégica. Tenho visto muitas iniciativas que levam usuários de APPs ou de Bots do atendimento digital para o atendimento humano sem uma estratégia bem definida. É natural que isto aconteça sob um propósito de vendas, recuperação de crédito ou retenção de clientes. Do contrário, tirar um consumidor que nasceu em uma jornada digital e derivá-lo para uma jornada analógica com o objetivo de concluir a solicitação do produto ou serviço, pelo telefone, por exemplo, pode ser desastroso. Ou custar muito caro, dá no mesmo.

O desafio do digital é lidar melhor na quantidade com qualidade.

Os APPs e os Bots foram criados para que as empresas possam lidar melhor com o volume exponencial das interações dos clientes que estão acostumados a usar freneticamente as mídias sociais e as comunidades de consumo (aviso: isto não é modernidade, é a forma de se fazer gestão na era digital).

Haja vista a variedade disponível de produtos e serviços hoje em dia, é impossível manter a qualidade de um atendimento com um atendente humano com clientes digitalmente mais experientes. 

Consultar uma informação disponível em um sistema, para que seja repassado ao cliente do outro lado da linha, é a fórmula desgastada do call Center – pautada pelo conflito entre contratantes e empresas prestadoras de serviço de atendimento sobre qualidade e custo – gera reclamação e insatisfação de clientes e atendentes que não conseguem aproveitar toda a capacidade humana em sua expressão mais genuína (leia-se empatia).

Desenvolvedores também passam por uma miopia digital

Mas a culpa não é exclusividade do time de atendimento. Muitos “labs” criam soluções para APPs e Bots que obrigam o consumidor a lidar com uma ligação no call center para finalizar uma jornada que começou no mobile. Aqui há um paradoxo – o volume de interações/downloads gerados de canais digitais pelos usuários está na casa dos milhões enquanto o volume recebido em uma PA humana está na casa dos milhares. Aqui vale o mesmo que falamos no parágrafo acima – o call center acaba por ser inundado por um tsunami de interações desnecessárias gerando aumento da insatisfação do consumidor e do custo.

Portanto, o atendimento que não necessita de um intermediário humano deve ficar reservado para clientes de baixo valor suportado por jornadas digitais E2E (fim a fim) deixando os assuntos repetitivos e de baixa complexidade desintermediados. O custo da interação que vai do digital para o analógico chega a ser vinte vezes mais caro que no humano. E isto, definitivamente, não ter a ver com a acolher melhor os clientes. Se este for o objetivo, crie então uma célula de alto valor no atendimento (e cobre por isto!).

Modernidade sem foco

O digital exige de todos nós uma nova capacidade de análise – o que era certo passou a incerto e o que fará a grande diferença neste novo cenário é saber identificar e tratar a dor do cliente. É preciso ouvir ligação, conversar com cliente e falar com os vendedores e com os atendentes das operações de call Center.  Não dá para ficar organizando sessões de “design thinking” no escritório para adivinhar como melhorar a experiência do consumidor enquanto os clientes estão indo parar no Reclame Aqui.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: