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22 de outubro de 2019 - 17:04 - atualizado às 18:39

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O atendimento automatizado aliado à alta tecnologia das inteligências artificiais pode oferecer soluções rápidas e maior qualidade no atendimento ao cliente.

O avanço tecnológico facilitou muitas atividades do nosso dia a dia. Nós podemos usar aplicativos para praticamente tudo: pedir comida, solicitar transporte, aprender outra língua, fazer compras das mais diversas etc. O fato é que toda essa praticidade também se torna interessante quando pensamos no futuro do atendimento automatizado.

Isso porque o atendimento automatizado tem se mostrado como um diferencial no atendimento ao cliente. Investir na automatização do atendimento acaba saindo mais barato, a resolução de problemas se torna mais fácil, há um maior controle dos problemas mais comuns e você não perde a característica de um atendimento personalizado.

Ficou curioso? Neste post vamos falar dos benefícios do atendimento automatizado e como ele pode ajudar no seu negócio. Continue a leitura e aprenda mais sobre esse recurso que está fazendo sucesso!

O que é atendimento automatizado?

Os atendimentos automatizados são formas de comunicação e resolução de problemas entre a empresa e o cliente. A inteligência artificial contribuiu muito para que o impacto dessa ferramenta se aperfeiçoasse cada vez mais.

É por isso que atualmente a automação do atendimento ao cliente não deixa a desejar. Você pode contratar serviços de qualidade que proporcionem a sensação de uma conversa amigável e pessoal.

Com o atendimento automatizado a empresa pode oferecer suporte ao cliente por meio de plataformas digitais. Essas plataformas utilizam algoritmos inteligentes, capazes de se aperfeiçoar com base nas respostas dos usuários, aptos a interpretar informações de acordo com um contexto específico e tomar algumas decisões baseadas nos dados recolhidos.

O impacto é positivo pois mais pessoas podem ser atendidas simultaneamente, de forma personalizada — a partir da demanda de cada cliente — e rápida.

Quais são as vantagens de investir no atendimento automatizado?

Em primeiro lugar é importante ressaltar que o uso desses sistemas não encontra barreiras. Hoje em dia os consumidores têm smartphone, notebooks, tablets e várias ferramentas que favorecem o uso de recursos online.

Além disso, há uma tendência dessas pessoas em demonstrarem preferência por compras, pesquisas e resoluções de problemas utilizando aplicativos, sites, e-mails, WhatsApp e demais redes sociais. Dessa forma, o acesso às informações ou consumo de produtos se tornou muito mais fácil.

Outra grande vantagem é que o atendimento automatizado por esses meios garante maior proximidade com o cliente, maior controle de suas buscas e de seus problemas com menos gasto de tempo.

Quais são as expectativas do futuro do atendimento automatizado?

Com a implementação de canais de atendimento automatizado, o funcionário que trabalha como atendente em uma empresa passa a ter muito mais autonomia. Ele terá mais tempo para se deter em assuntos mais delicados e importantes, enquanto o atendimento — de várias pessoas — está sendo realizado pelos robôs.

O interessante é que a empresa reduz seus custos e os consumidores passam a ser mais bem atendidos, visto que o atendimento é rápido, facilitado e de qualidade. No entanto, muitas pessoas ainda têm receio de implementar o atendimento automatizado. Mas, esse medo deve acabar se você quer priorizar a qualidade do atendimento ao consumidor na sua empresa.

Você concorda que se a tecnologia conseguir administrar grande parte das pequenas demandas, as outras mais importantes serão realizadas com mais chance de sucesso e qualidade?

Essas tecnologias estão mais próximas do que nós imaginamos. Quer conhecer quais são? Agora vamos apresentar a você algumas das tendências que prometem fazer muito sucesso no futuro bem próximo. Acompanhe!

Autoatendimento

O autoatendimento é uma ótima solução para as marcas que desejam resolver as questões do cliente de forma rápida e prática por meio de um robô. O sistema possibilita muitas interações e auxilia o cliente na hora da compra. Como o sistema é ágil ele se torna um determinante para aqueles clientes que ainda ficam em dúvidas sobre o produto que vão adquirir. O atendimento via robô gera proximidade e maior confiança.

Ele pode ser utilizado na forma de um chat que soluciona automaticamente os problemas, interpretando a dúvida do consumidor de acordo com o contexto e com o produto que ele deseja adquirir.

Atendimento via mobile

O atendimento via mobile consiste em investir em aplicativos que contam com a disponibilidade de um canal de suporte. Como o atendimento é feito de forma rápida e prática, por meio de um dispositivo móvel — o celular — o cliente se sente mais à vontade e satisfeito com a comodidade oferecida.

Investir nesse tipo de canal é essencial para diminuir as chamadas telefônicas que demandam muito mais tempo e trabalho de outros funcionários. Além disso, o cliente fica satisfeito ao perceber que a solução de seu problema estava ao alcance das mãos.

Atendimento via chatbots

Os chatbots são softwares que trabalham a partir de um atendimento automatizado. O sistema, baseado na inteligência artificial, proporciona ao cliente uma sensação de estar conversando com outra pessoa. Eles são capazes de compreender e direcionar o problema da pessoa para o setor mais capacitado para resolvê-lo. Assim, a demanda chega rapidamente ao local correto de resolução do problema em vez de passar por vários atendimentos que apenas direcionariam o cliente.

SAC

O SAC também pode se beneficiar de toda essa tecnologia. O modelo de call center, por exemplo, consiste em um atendimento prévio que pede ao cliente para digitar números ou falar qual é a demanda a partir de uma lista de problemas já mapeados.

Quanto mais a ferramenta for capaz de processar dados e interpretá-los, mais o sistema será bem-sucedido. O intuito é permitir que o cliente consiga contatar diretamente a pessoa responsável por resolver o problema dela e dar as instruções necessárias.

Um SAC bem-adaptado às inovações tecnológicas disponíveis é capaz de gerar mais satisfação aos clientes e possibilitar que o atendimento tenha mais chances de sucesso. É claro que quando falamos de inovação tecnológica o foco não deve ser apenas na redução dos gastos de uma empresa. O diferencial que todo negócio deve buscar, atualmente, é no atendimento ao cliente.

Entretanto, para conseguir conquistar esse objetivo, é essencial saber dosar quando utilizar o serviço e, principalmente, acreditar no futuro do atendimento automatizado.

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