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Geração Z: o que esperar do futuro?

por: Afonso Bazolli
fonte: GVP
26 de abril de 2022 - 17:00

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Cada nova geração possui suas características, comportamentos e hábitos. Essa formação tem a ver com o período em que as pessoas nascem e crescem, e com a evolução da sociedade como um todo.

A chamada geração Z é formada por jovens nascidos em meados de 1995 até 2010. Essa é a primeira geração que cresceu conectada. Computadores, smartphones e tablets foram inseridos na rotina desses jovens muito cedo, formando um perfil de consumidor bastante antenado e exigente.

Por conta disso, as marcas estão de olho nesse novo público que começa a consumir e a entrar no mercado de trabalho de uma forma bastante intensa. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a geração Z hoje representa a maior geração do planeta, com 32% da população mundial.

Considerada o futuro do mundo, a geração Z requer uma atenção diferenciada das empresas, que estão diante do desafio de entender o perfil dos nativos digitais e as tendências desse novo mercado que está surgindo.

Na sequência deste artigo, vamos apresentar alguns pontos que indicam o que esperar do futuro com a geração Z cada vez mais ativa. Não perca!

O perfil dos jovens da geração Z

Como mencionado no início, a geração Z cresceu em um mundo em que a tecnologia já se fazia presente em nosso dia a dia, influenciando nas tomadas de decisões e na maneira como socializamos.

Todas essas novas características fizeram com que o perfil dos jovens da geração Z fosse diferente da geração anterior, os millennials. Muito mais preocupados com o seu próprio futuro e com o futuro do planeta, esse público está mais atento e envolvido com causas sociais e ambientais.

Essa nova percepção de vida impacta diretamente nas escolhas dos jovens, seja de consumo, trabalho ou relações pessoais, moldando um novo futuro para as marcas.

Conheça as tendências guiadas por essa geração​

Com um perfil bem próprio, a geração Z já está promovendo muitas mudanças na sociedade e fortalecendo algumas tendências que devem se tornar realidade em um futuro bem próximo. Boa parte dessas transformações tem a tecnologia no centro, como veremos a seguir.

Consumo e informação

É possível observar algumas mudanças no perfil da geração Z que refletem na forma como as marcas estão se projetando no mercado atual. Os jovens dessa faixa etária valorizam uma comunicação rápida e assertiva, garantindo o espaço para tomada de decisões com agilidade.

Essa postura é verificada desde um anúncio da empresa nas redes sociais até uma interação com a companhia via chat. Quanto mais clara, objetiva e criativa forem as informações, mais fácil será atrair esse público, principalmente para o consumo.

Autenticidade e personalização

Um perfil tão marcante quanto o da geração Z certamente requer autenticidade das empresas. Hoje, já não basta as marcas investirem alto em ações publicitárias com celebridades, o novo público prefere ter um relato da vida como ela é, sem filtros, dando espaço para a autenticidade.

Sendo assim, para ter uma identificação com os jovens da geração Z, as companhias precisam de fato entender o perfil dos consumidores e criar soluções e produtos personalizados para as novas necessidades. Ao se sentir parte ativa das movimentações da empresa, os jovens darão espaço para viver outras experiências no futuro com a marca.

Experiências

Falando em experiências, talvez essa seja uma das palavras que melhor define os hábitos de consumo da geração Z. Diferentemente das outras gerações que se mantinham fiéis a uma empresa por gostar dos seus produtos ou serviços, os jovens de hoje buscam boas experiências e isso inclui todas as etapas da jornada de compra.

Atendimento, canais digitais, integração do online com o físico, pós-venda ativo e ações que vão além da área comercial ajudam a construir a experiência da geração Z com as marcas. Quanto mais completa ela for, maiores serão as chances de novas aquisições. Lembrando que aprimorar essas experiências deve ser algo contínuo para as empresas, já que os jovens não se “prendem” a uma ação ou marca.

No artigo de hoje, mostramos o que esperar do futuro com a geração Z entrando de vez para o mercado de trabalho e guiando os novos hábitos de consumo. Se você gostou das dicas e quer conhecer soluções digitais que irão transformar as áreas de vendas, marketing e atendimento do seu negócio, clique aqui e agende um bate-papo sem compromisso com um de nossos consultores especializados.

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