Jun
09
08 de junho de 2022 - 17:04

Gestao-de-identidades-e-acessos-iam-televendas-cobranca-3

A gestão de identidades e acessos –  ouIdentityand Access Management (IAM) – é um elemento de segurança da informação cada vez mais necessário às empresas, especialmente se levarmos em consideração a infinidade de novas tecnologias que são integradas na rotina corporativa, constantemente.

Um exemplo disso é a computação em nuvem, recurso que ganhou protagonismo no armazenamento e acesso remoto de dados. Por meio dela, os usuários também podem acessar recursos das empresas a partir de qualquer lugar e dispositivo.

Mas o que veio para trazer facilidade também pode oferecer riscos quando não há a devida preocupação com medidas preventivas contra vazamentos de dados e crimes como roubo de credenciais e identidade.

Neste post, explicaremos o que é o IAM, para que é usado, por que a sua empresa deveria se preocupar com isso e quais algumas das principais ferramentas de gestão de identidades e acessos.

O que é gestão de identidades e acesso (IAM)?

A gestão de identidades e acesso (IAM) é um framework comumente utilizado por equipes de segurança e tecnologia da informação para gerenciar identidades, determinando quais pessoas terão acesso a certos recursos de uma empresa, sejam eles redes, dispositivos ou bancos de dados, por exemplo. Assim, somente pessoas autorizadas recebem a permissão necessária de acesso, seguindo as políticas de segurança da empresa.

O IAM também auxilia na automatização do trabalho da área de tecnologia da informação, sendo responsável por autenticar apropriadamente os funcionários de uma empresa, tornando-a apta a participar de auditorias.

O que faz o IAM?

O IAM tem como principal objetivo facilitar a gestão de identidade dos usuários dentro de uma empresa, garantindo que somente pessoas autorizadas tenham acesso aos recursos adequados para a sua função. Isso envolve ações como:

Fazer a captura e autenticação de login do usuário, bem como gravar as suas informações;

Implementar ferramentas de permissão como a assinatura criptografada;

Configurar serviços de armazenamento;

Adicionar ou excluir usuários e alterar a sua permissão no acesso aos dados;

Registrar históricos de acesso aos sistemas da empresa;

Elaborar relatórios de usos das aplicações;

Elaborar políticas de acesso aos sistemas da empresa.

Todas essas ações são executadas com base em sólidas políticas internas de gerenciamento de identidade, que determinam coisas como a forma de identificação dos usuários e quais as suas funções dentro de uma organização; quais usuários devem ganhar ou perder acesso a certos sistemas e quais devem ser as áreas sob os cuidados do IAM.

Ferramentas de IAM

Um sistema de gerenciamento de identidade costuma envolver diversos fluxos, ferramentas e dados. Alguns deles são a integração dos sistemas de login existentes na empresa, ferramentas de gerenciamento de senhas e diretórios com os dados dos colaboradores. Abaixo, colocamos alguns exemplos de sistemas e ferramentas utilizadas para IAM:

Provedor de identidade (IdP)

É um produto ou serviço que auxilia o gerenciamento de identidade, sendo responsável pelo processo de login. Um exemplo é o Single SignOn (SSO), que permite ao usuário acessar múltiplas plataformas com um login único, sem precisar logar com dados diferentes em cada uma das contas.

IdentityAnalytics

Permitem aos times de segurança a identificação de comportamentos de risco, sendo uma forma de prevenção de fraudes importante para as organizações.

Autenticação de múltiplos fatores

É um sistema que combina uma série de dados sobre o usuário para autenticá-lo e garantir acesso a determinado recurso, envolvendo informações sobre o que ele é, o que sabe e coisas que tem.

Identity as a Service (IDaaS)

Serviço baseado na nuvem, o IDaaS é responsável pela validação de identidade, processo muitas vezes terceirizado pelas organizações para obter mais segurança e atender a compliances específicos de mercados como o financeiro. Ele pode ser uma pequena parte da gestão de identidades e acessos, mas também pode ser responsável por todo o processo.

Gerenciamento de acesso

Esse é o sistema que vai determinar, com base em funções pré-definidas, quais são as pessoas dentro de uma empresa que podem ter acesso a certas plataformas e informações.

Autenticação baseada em risco (RBA)

As soluções de RBA consideram o contexto do usuário para estabelecer um score de risco, atribuindo a cada score mais ou menos etapas de autenticação e validação de identidade.

Governança e gerenciamento de identidade (IMG)

É uma ferramenta relevante para que as organizações mantenham o compliance com regulamentações de privacidade de dados como a LGPD, providenciando formas de automatizar a governança de identidade.

Os benefícios da gestão de identidades e acessos

Contar com ferramentas e sistemas de gestão de identidades e acessos permite processos mais transparentes, reforçando a segurança de fluxos de informação em uma empresa e evitando riscos já bem conhecidos dos brasileiros, como as fraudes de identidade, phishings e vazamentos de dados, além dos acessos inapropriados a dados que deveriam ser confidenciais.

O IAM também facilita tarefas como a configuração de contas, reduzindo o trabalho operacional de times de segurança e possibilitando que se dediquem a ações mais estratégicas. A automatização torna as operações ainda mais dinâmicas e escaláveis, fazendo com que tarefas como mudanças no provisionamento de usuários, que envolvem revogações e mudanças em níveis de acesso, se tornem ainda mais fáceis.

Do outro lado, a ausência do IAM pode trazer riscos de segurança e, ainda por cima, multas e outras consequências legais pelo não cumprimento de regras de compliance.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: