Mar
18

Jornada do Cliente: Entenda sua importância

por: Afonso Bazolli
fonte: JHome
17 de março de 2021 - 17:00

Jornada-do-cliente-entenda-sua-importancia-televendas-cobranca-3

Para que uma empresa consiga criar estratégias e segmentar seu público-alvo é preciso entender em que parte da jornada o cliente se encontra, para que assim consiga atingi-lo e conquistá-lo.

Mas como posso descobrir em qual etapa da jornada meu cliente está?

Nós vamos mostrar nesses texto algumas técnicas que podem ajudar sua empresa a reconhecer em que etapa seu consumidor está, dessa forma é possível elaborar ações assertivas e que o encaminhe para a realização da compra. Mas antes vamos entender primeiro o que é jornada do cliente.

Etapas da jornada

A jornada do cliente se trata do caminho em que ele percorre desde o primeiro contato com sua marca, passando por etapas onde a empresa se prepara para abordá-lo até que chegue na tão esperada venda.

Dentro dessa jornada existem 3 tapas que são:

Descoberta e Aprendizado: Esse é momento em que seu cliente pode estar simplesmente navegando na internet e ainda não conhece sua marca. Então esse será o primeiro contato que ele pode ter, mesmo que ainda não tenha em mente o que realmente precisa. Portanto, é preciso realizar boas práticas para conquistar esse cliente, investindo em post de blog com ofertas, materiais ricos e marketing de conteúdo.

Reconhecimento do Problema: Essa etapa o cliente já sabe identificar qual a dor dele, e procura um produto definido para isso. Portanto nessa etapa é o momento de mostrar a solução, apresentar a oportunidade ideal através de conteúdo segmentado e relevante.

Decisão da compra: Agora chega ao momento em que toda empresa trabalha para concluir, que é a finalização da compra. Esse é um momento sensível, onde a empresa precisa ter o contato direto com o cliente mostrando que a solução é seu produto e passando segurança para que ele finalize a compra.

Entendendo esses 3 passos a empresa consegue acompanhar o cliente e entender suas necessidades para criar insight atrativos aos seu público.

Você já conhece o Customer Sucess?

Se a resposta for não, irá conhecer agora!

O Customer Sucess se trata do sucesso do cliente, a ideia é personalizar suas estratégias para oferecer o que o cliente precisa, gerando sucesso para ele. Ele trabalha o relacionamento com seu público promovendo uma experiência satisfatória.

As principais métricas que auxiliam o customer sucess manager são:

Taxa de cancelamento (churn)

Vendas adicionais (expansion)

Ativação (para que o cliente tenha visibilidade da do valor do produto)

NPS (satisfação do cliente)

Diante dessas informações notamos a importância em acompanhar a jornada do cliente, pois assim é possível mapear e criar estratégias para reter e fechar mais vendas. Criando uma relação de satisfatória com seus consumidores.

A JobHome entende a importância dessa jornada e trabalha para cada etapa do cliente, criando uma relação fidelizada oferecendo um atendimento personalizado e de qualidade.

Conheça mais sobre nossas estratégias, fale com um de nossos especialistas!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: