Conhecer a jornada de compra dos clientes é algo indispensável para que se consiga estruturar estratégias comerciais verdadeiramente eficazes. No entanto, esse é um dos maiores desafios de gestores e empresários.
Se você também tem dúvidas a respeito da jornada do cliente e das etapas que o levarão à decisão de compra e à fidelização, este conteúdo será bastante útil.
Nas próximas linhas, vamos explicar o que é, para que serve e quais são as fases da jornada do cliente:
Etapa 1 – Aprendizado e descoberta;
Etapa 2 – Reconhecimento do problema;
Etapa 3 – Consideração da solução;
Etapa 4 – Decisão de compra.
Continue a leitura para entender também o que é e como fazer o mapeamento dessa jornada com os clientes da sua empresa.
O que é jornada do cliente?
A jornada do cliente se refere ao conjunto de etapas que o cliente percorre desde o primeiro contato que ele tem com a empresa até o momento em que ele finaliza sua compra.
Algumas empresas também consideram como etapa dessa jornada a fidelização, que é quando o cliente está plenamente satisfeito com o produto ou serviço adquirido a ponto de não trocá-la por outro oferecido pela concorrência e de gerar indicações.
Cada etapa compreende um conjunto de ações específicas que vão fazer o cliente avançar para a fase seguinte.
Para que serve a jornada do cliente?
A jornada do cliente serve para que se possa ter uma noção mais clara sobre o processo de vendas da empresa.
Ao identificar as etapas que vão levar o cliente a fechar negócio, é possível definir estratégias mais eficazes de modo a agilizar o ciclo comercial, reduzir custos e aumentar a produtividade dos times de marketing e vendas.
Além disso, a jornada do cliente serve também para personalizar as interações e desenvolver um relacionamento mais próximo com os clientes.
Quais são as etapas da jornada do cliente?
Entre o momento em que o cliente passa a ter conhecimento sobre o produto ou serviço da sua empresa até o ponto em que ele decide fechar negócio e adquirir a solução oferecida existe uma jornada a ser percorrida.
As etapas fundamentais dessa jornada são:
Etapa 1 – Aprendizado e descoberta
Nesta primeira etapa da jornada, o cliente ainda não tem certeza sobre o problema que enfrenta e também não conhece sua empresa.
Etapa 2 – Reconhecimento do problema
Já na segunda fase, o cliente já identificou que tem um problema e agora está em busca de possíveis soluções.
Etapa 3 – Consideração da solução
Ao chegar nesta etapa da jornada, o cliente passa a considerar opções para solucionar o problema que ele vem enfrentando.
Etapa 4 – Decisão de compra
Por fim, na quarta etapa o cliente está pronto para tomar sua decisão e fechar negócio.
A jornada do cliente tem um outro lado, o processo comercial que os vendedores devem realizar para que a jornada se realize. Assim, o aprendizado e descoberta correspondem à prospecção, por parte dos vendedores; o reconhecimento do problema à qualificação; a consideração da solução à apresentação, envio da proposta e negociação e a decisão de compra ao fechamento, que é seguido pelo pós-venda.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.