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29 de abril de 2025 - 17:01

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O que é LDR em vendas?

O Lead Development Representative — ou simplesmente LDR — é o profissional responsável unicamente por prospectar clientes em potencial para a empresa. A propósito, o termo significa representante do desenvolvimento de leads, em tradução livre para o português.

Ele fica a cargo de gerar uma lista com os melhores leads, conferir os contatos e escolher os que têm mais chances de se tornar clientes para repassar para a equipe de vendas seguir com o processo de vendas.

Nesse sentido, o LDR tem um papel vital na etapa de pré-venda, já que eles fazem essa seleção do que repassar para o time de vendedores.

O que faz o Lead Development Representative?

Como falamos, o Lead Development Representative tem o papel vital de gerar leads para o time de vendedores. É papel dele identificar a etapa do processo de vendas esse potencial está para descobrir se ele está ou não preparado para receber uma abordagem mais direta.

Dito isso, entre as principais atribuições do LDR estão:

estabelecer a estratégia de geração de leads, o que inclui: como será feito o levantamento, análise dos contatos e requisitos para considerá-los qualificados;

reunir os dados necessários para estudar os leads para identificar os tomadores de decisão, bem como as dores e necessidades dos potenciais clientes;

manter os contatos dos leads sempre atualizados;

identificar as melhores oportunidades de vendas;

organizar as informações para, em seguida, enviá-las para o setor comercial.

Entretanto, o LDR não fica responsável por contatar os leads diretamente. Na verdade, seu trabalho é realizado antes mesmo da empresa fazer uma abordagem. Porém, essa característica não o torna menos importante e você entende mais sobre isso a seguir.

Qual a diferença entre LDR, BDR e SDR?

No meio de tantas siglas, como LDR, BDR e SDR, é até normal se confundir. No entanto, é preciso ter em mente que todas elas representam profissionais distintos, com atribuições diferentes, mas igualmente importantes para a jornada do cliente.

Confira as funções de cada um para compreender melhor as diferenças entre eles:

LDR: são os profissionais que atuam na primeira etapa do processo de vendas, organizando as listas para otimizar a prospecção de clientes;

SDR: o Sales Development Representative, são os que fazem o primeiro contato com os leads enviados pelo LDR para verificar a qualidade do contato e, se confirmada a viabilidade, enviá-lo para a equipe de vendas.

BDR: sigla para Business Development Representative, são os responsáveis por fazer a prospecção ativa de clientes, incluindo entrar em contato com eles durante esta etapa inicial, e fazer a qualificação.

Percebe como esses profissionais possuem atribuições distintas? Então, agora continue lendo para ver qual a importância desse profissional para as vendas!

Qual a importância do LDR para as vendas?

Dados divulgados pela Data Axle mostraram que 73% das empresas do segmento B2B sofrem com leads que ainda não estão preparados para fazer uma compra e 79% nem chega a se tornar cliente.

E uma das maneiras de evitar investir na porcentagem de leads que não trazem nenhum resultado para a empresa é contando com um Lead Development Representative na sua equipe.

O que acontece é que, como falamos, esse profissional faz a prospecção desses potenciais clientes.

Desse modo, ele consegue identificar quais valem a pena repassar para a equipe de vendas e quais já dão sinais de que serão uma perda de tempo e dinheiro e, portanto, devem ser descartados. Ou seja, otimiza seu dia a dia.

Adicionalmente, as informações coletadas pelos LDRs são preciosas. Isso porque elas possibilitam que os vendedores façam uma abordagem mais direta, uma vez que eles já conhecem o perfil dos clientes.

Resumindo, contar com um Lead Development Representative permite que a empresa poupe e dinheiro e ainda faça com que o processo de vendas seja mais fluido e efetivo.

Como potencializar o trabalho do LDR?

Gostou de aprender sobre o que faz um Lead Development Representative e como essa função impacta o time de vendas? Por isso, é bom não apenas investir na preparação e contratação desse profissional, mas também em ferramentas que o ajudem no dia a dia.

Uma das melhores opções é contar com um bom CRM de vendas para facilitar a coleta e análise de leads, bem como o envio desses potenciais clientes para os vendedores.

Para isso, indicamos o Agendor, um CRM 100% pensado para as empresas brasileiras. Com ele, você tem acesso a uma central de gestão comercial completa, com funcionalidades como:

geração de leads no próprio CRM;

extensão para WhatsApp, bem como integração com VoIP;

gravação de e-mails e relatórios;

criação e gestão do funil de vendas;

dashboard de vendas em tempo real;

e muito mais!

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