
LRM: o que é?
Lead Relationship Management, também conhecido como Lead Response Management, é uma ferramenta que faz a gestão de leads desde a sua geração, até a conversão para o time de vendas.
As vendas B2B são as mais impactadas por essa estratégia, porque neste modelo, uma negociação acontece de forma consultiva e técnica. Ou seja, o processo de decisão de compra é minucioso, e abordar os decisores no momento errado pode custar uma venda.
Além disso, não ter coerência entre o processo de qualificação e as outras etapas do funil de vendas é um prato cheio para objeções e impeditivos que inviabilizam uma venda.
Em síntese, o LRM contribui para a geração de leads mais qualificados e verdadeiramente prontos para receberem o contato dos vendedores.
Desse modo, os vendedores se dedicam a vendas com real potencial de compra e criam uma jornada mais personalizada e alinhada com a solução que o leads espera receber.
Os 4 estágios do Lead Response Management
Ainda está um pouco confuso sobre o que é LRM?
Para facilitar esse conceito, vamos separar o LRM em quatro estágios:
Geração de leads;
Rastreamento de leads;
Qualificação de leads;
Distribuição de leads.
Cada uma dessas etapas exige alinhamento entre os times de vendas, pré-vendas e marketing. Estabelecer os parâmetros para converter os leads que realmente possuem potencial de uma etapa para outra.
Nesse contexto, dois instrumentos são cruciais: o MQL e o SQL.
Qual é a importância de uma estratégia de LRM?
Por que é tão decisivo para o restante do processo de venda?
Porque sem leads, não há negócios. Simples assim!
Mas não se trata simplesmente de gerar leads. Qualquer base de dados pode te fornecer isso.
A questão é que, com uma estratégia de CRM, pode-se obter leads altamente qualificados para os times de vendas. Quando isso acontece, muitas vantagens são percebidas. O LRM:
aumenta a produtividade da equipe;
acelera o ciclo de vendas;
eleva as taxas de conversão;
ajuda a contornar objeções com mais facilidade;
promove uma passagem de bastão certeira;
oferece maior retorno sobre o investimento com aquisição de clientes (CAC);
disponibiliza dados mais valiosos;
aprofunda o conhecimento sobre os leads.
Principais recursos de uma ferramenta de LRM
Os principais recursos de uma ferramenta de Lead Response Management são:
lead scoring;
histórico de interação com leads;
mapeamento de fit com a empresa;
pré-configuração de filtros de qualificação de leads;
roteiro com perguntas de qualificação;
relatórios e indicadores para identificar gargalos no funil
LRM x CRM: Quais as diferenças e como se complementam?
LRM e CRM são duas ferramentas distintas, mas que possuem o mesmo objetivo central: potencializar as vendas em quantidade e qualidade.
CRM é a sigla para Customer Relationship Management, isto é, Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente.
Logo, essa plataforma faz a gestão das oportunidades assim que os leads deixam de ser simplesmente leads, e se tornam uma oportunidade de venda. Além disso, o CRM também facilita o controle da carteira de cliente, e é uma solução fundamental para as estratégias de up sell e cross-sell, visando a fidelização.
Essa solução é mais utilizada pelos times de pré-vendas e vendas, e é um instrumento determinante para uma gestão comercial eficiente.
Já o LRM, como você viu ao longo do artigo, acompanha e analisa o comportamento dos leads desde suas primeiras interações com as estratégias de marketing digital, até a passagem de bastão entre pré-vendedores e vendedores. Portanto, o sistema de LRM é mais utilizado pelo time de marketing e pré-vendas, em conjunto.
Ambas as ferramentas, quando utilizadas separadamente, já oferecem benefícios significativos para os resultados de vendas, porque podem gerar negócios mais compatíveis com a empresa e elevar a produtividade da equipe.
No entanto, não há dúvidas de que o cenário perfeito reflete a integração dessas duas soluções. Dessa maneira, há mais sinergia entre o processo de geração de leads e as abordagens dos closers.
Os dados também possuem um papel importante nessa integração. Tanto o LRM quanto o CRM são fontes de dados ricos, e podem oferecer insumos para alimentar e fortalecer a estratégia presente em cada ferramenta, tornando as abordagens ainda mais assertivas.
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