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Mapa de clientes: suas visitas no rumo certo

por: Afonso Bazolli
fonte: Agendor
11 de dezembro de 2019 - 17:00

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Por: Douglas Silva

Consultores de vendas desempenham uma série de atividades em seu dia a dia.

Prospecção, follow-up, responder e-mails a todo tempo, enviar propostas a clientes e muito mais.

Uma outra importante atividade de um vendedor é visitar clientes, seja para apresentar a empresa, seus produtos e serviços, para fazer uma nova venda, negociar ou descobrir as necessidades dele e entender seu negócio.

E essa atividade, inclusive, pode levar o vendedor a outras cidades em que, muitas vezes, não conhece tão bem as ruas e caminhas mais eficientes.

E se você pudesse contar com um aplicativo que já criasse um mapa de clientes para você, e ainda sincronizado com seu sistema de CRM?

Mapa de clientes: suas vendas tem um lugar certo para acontecer

Quanto tempo você leva para organizar seu roteiro de visitas diárias?

O ideal é que você já tenha tudo pronto no dia anterior, para evitar perder tempo nessa tarefa no dia das visitas.

Mas como você organiza seu roteiro?

Vamos montar um esquema do que a maioria dos vendedores faz, nessa hora.

Como montar um roteiro de visitas sem um mapa de clientes:

Bem, possivelmente você faz uma lista dos clientes que quer visitar.

Em seguida, procura o endereça de cada um.

Se você não tem um sistema automatizado de gestão de vendas, um software de CRM, ou ao menos uma planilha de cadastro de clientes, vai ter que consultar sua agenda, ou cartões de visita.

Você começa a anotar os endereços, olhar a localização no Google ou em outros aplicativos, como o Waze.

Depois, tenta imaginar como seria o roteiro ideal para visitar todas esses locais, sem perder tempo, onde passar primeiro, na ida e na volta.

Suas anotações começam a ficar uma bagunça e você está impaciente…

Por fim, monta uma listinha com a ordem de visitas que pretende fazer, mas sem ter certeza se alguns endereços estão atualizados.

É mais ou menos assim?

Quanto tempo você demora para fazer tudo isso?

Antes de começar, o vendedor acha que em quinze minutinhos vai montar esse mapa de clientes para visitar.

A verdade – pense bem e seja sincero – é que isso acaba levando mais de uma hora.

O que já significa que algumas visitas serão perdidas, se você estiver fazendo o mapa de clientes logo cedo, em vez de ter feito no dia anterior.

Já pensou de você tivesse todos esses endereços certinhos, já cadastrados e prontos para visualizar em um mapa em seu celular ou computador?

Ia facilitar muito a sua vida contar com um mapa de clientes como esses, concorda?

E esses são apenas alguns dos benefícios de usar um app de vendas desse tipo, veja mais alguns!

Vantagens de usar um app com mapa de clientes

1- Otimização do tempo

Não apenas o tempo de planejamento do roteiro, como comentamos acima, mas ao criar a rota perfeita, você ganha ainda mais tempo e acaba fazendo mais visitas ou voltando para a empresa mais cedo.

2- Não tem erros

Como o mapa de clientes está conectado ao CRM da empresa, os dados estão todos certos e atualizados, evitando dar de cara na porta errada.

3- Economia de combustível

Se sua rota é otimizada e não há visitas perdidas por endereço errado, você não fica dando voltas, indo e voltando para conferir numerações e referências, o que faz com que o gasto de combustível seja bem menor.

4- Mais dados do cliente na palma de sua mão

Além disso, como o mapa de clientes faz parte de um sistema de CRM completo, você tem todas as informações que precisa durante a visita e pode puxar conversas anteriores, e-mails trocados, orçamentos enviados e muito mais.

5- Visitas de oportunidade

Você está montando sua rota de visitas e percebe que tem um cliente bem ali, no meio do caminho entre duas reuniões.

Será que não vale a pena passar nele também e – quem sabe? – fechar mais uma venda?

O mapa de clientes acaba te ajudando a visualizar oportunidades como essa, fortalecendo suas estratégias de relacionamento com clientes.

6- Restaurantes, hotéis e postos de combustível

Com seu mapa de clientes aberto em seu smartphone, você pode identificar um lugar estratégico para almoçar, abastecer o carro, ou mesmo onde tem um hotel, caso seu roteiro de visitas seja em outra cidade e dure alguns dias.

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