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28 de setembro de 2022 - 17:01

Metricas-de-e-mail-marketing-televendas-cobranca-2

Uma campanha não depende apenas de um planejamento estratégico e do disparo de e-mails. É preciso acompanhar os resultados para identificar o que funcionou e quais pontos podem ser melhorados. Para isso, a melhor solução é recorrer aos números! Estamos falando das métricas de e-mail marketing, medidas quantificáveis usadas para medir o desempenho das campanhas.

6 principais métricas de e-mail marketing para acompanhar

1. Taxa de Abertura

A taxa de abertura refere-se à quantidade de e-mails que foram abertos em relação ao número de usuários que receberam a mensagem.

Esta métrica demonstra se as segmentações utilizadas fazem sentido para os usuários. Além disso, comprova se os assuntos tratados são interessantes o suficiente para que os destinatários abram seus e-mails. Ou seja, a qualidade da segmentação e o nível de interesse dos conteúdos são as peças-chave nesta métrica.

Lembre-se: a taxa de abertura está diretamente relacionada ao título do e-mail. Quanto mais curiosidade gerar nos títulos, maior a chance do usuário visualizar sua mensagem.

2. Taxa de Cliques

A taxa de cliques mensura quantas pessoas clicaram nos links inseridos no e-mail enviado. Isso não significa que estes usuários realizaram alguma ação, mas sim que se interessaram a ponto de querer saber mais sobre seu produto ou serviço.

Especialistas consideram que 3% é um número aceitável para a taxa de cliques. Se a sua porcentagem for inferior a essa, repense os elementos do e-mail marketing para sua próxima campanha. Dê atenção especial ao layout, ao texto e ao posicionamento dos links e CTAs.

A taxa de cliques é uma das métricas de e-mail marketing que está atrelada à taxa de abertura. Portanto, ambas devem ser avaliadas em conjunto para obter um resultado mais assertivo.

3. Taxa de Entrega

A taxa de entrega corresponde à quantidade de e-mails que saíram do servidor de origem e chegaram ao servidor de destino. Isto é, sem necessariamente estar na caixa de entrada ou na caixa de spam.

Quando a mensagem é entregue ao servidor de destino, ela pode ser bloqueada pelo serviço de e-mail do destinatário. Isso ocorre devido a alguns fatores, como e-mails digitados errados, contas inexistentes, endereços duplicados, etc.

4. Taxa de Conversão

A taxa de conversão determina o número de pessoas que efetivamente realizaram a ação pretendida pela sua estratégia. Por exemplo: efetuar uma compra, baixar um e-book, fazer o cadastro no site, etc.

Com a métrica de conversão é possível avaliar todos os aspectos do e-mail marketing, desde a qualidade da sua base de leads até a otimização da página de conversão.

Para saber de onde as conversões estão vindo, será preciso vincular sua campanha no Google Analytics. Entre as métricas de e-mail marketing, esta é uma das que mais variam, pois depende exclusivamente do objetivo estipulado na campanha.

5. Taxa de Rejeição

A taxa de rejeição mostra o número de e-mails que foram rejeitados pelo servidor.

Alguns podem ter sido recusados temporariamente, por conta de uma caixa de entrada lotada, por exemplo. Isto é o que chamamos de Soft Bounces. Por outro lado, existem os e-mails que foram recusados de maneira permanente, como no caso de endereços que não existem. Neste caso, estamos falando de Hard Bounces.

Por conta disso, é fundamental que você faça uma higienização constante na sua lista de contatos. Assim, você poderá se certificar de que não terá tantos e-mails rejeitados a cada envio e evitará que sua empresa fique com má reputação por conta de spam.

6. Taxa de Spam

A taxa de spam indica quantos e-mails estão sendo direcionados para a caixa de spam ao invés da caixa de entrada.

Existem dois principais motivos por trás disto: os usuários denunciam sua mensagem como spam ou os serviços de e-mail não entregam as mensagens automáticas.

Esta é uma das métricas de e-mail marketing mais importantes para avaliar a aceitação da sua base de contato. Por isso, é essencial oferecer a possibilidade do descadastro, ou seja, contatos que não querem mais receber suas mensagens podem solicitar a saída da sua lista.

O descadastro pode ocorrer por diversos motivos, como envio não autorizado, alto fluxo de mensagens ou falta de interesse no conteúdo. Portanto, se quiser que seu público se mantenha na sua lista, evite todas essas ações!

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