Aug
09

Monitoria de qualidade em Call Centers de SAC!

por: Afonso Bazolli
fonte: 3C Plus Now
08 de agosto de 2022 - 17:03

Monitoria-de-qualidade-em-call-centers-televendas-cobranca-1

Seu call center conta com monitoria de qualidade? Você já ouviu falar sobre esse setor ou sobre essa análise feita por gestores?

A qualidade do atendimento é um reflexo da qualidade do trabalho de cada operador e, para que ambos sejam positivos, é necessário treinar seus operadores.

A monitoria de qualidade, seja ela interna ou terceirizada, quando implantada em um call center, tem este relacionamento produtivo entre operador e cliente como objetivo.

A meta é avaliar, aprimorar e traçar estratégias para novas abordagens de atendimento ao cliente. O principal objetivo da monitoria está diretamente ligado à gestão da equipe de operadores.

Essa ferramenta é indispensável para a motivação diária da equipe responsável pelo atendimento, para que todos eles consigam atender com educação, clareza e assertividade.

Desse modo, as expectativas dos clientes são superadas, facilitando a fidelização, bem como maiores resultados são alcançados.

A monitoria de qualidade também ajuda a gestão. Ela entrega para supervisores e gestores informações importantes sobre sua equipe e como o trabalho está sendo desenvolvido.

Sendo assim, a avaliação das operações e dos operadores é constante, garantido a qualidade na prestação de serviço.

Quer saber mais sobre como isso funciona na prática dentro de um call center? Então acompanhe este artigo e entenda o que é e todos os benefícios da monitoria de qualidade.

O que é a Monitoria de Qualidade para Call Centers?

Qual a importância da monitoria no Call Center?

O que não pode faltar na monitoria?

Porque manter a monitoria de qualidade em um sistema, não em planilhas?

Uma ferramenta para monitoria de qualidade

O que é a Monitoria de Qualidade para Call Centers?

A monitoria de qualidade é essencial para o sucesso da operação de call center. Esse processo trata-se de uma análise que é realizada por uma pessoa responsável apenas por monitorar o setor de atendimento do call center.

Esse profissional tem o papel de acompanhar a forma com que cada atendente lida com os clientes.

A partir dessa análise, ele pode dar feedbacks de correção, melhoria e reconhecimento para cada operador, de modo a ajudar cada um, de forma contínua, a melhorar as relações da empresa com os seus clientes.

A monitoria de qualidade pode ser feita manual ou contar com o auxílio de um software que torna o processo mais ágil e confiável. Afinal de contas, a monitoria é composta por números e informações que mostram a qualidade dos atendimentos. Contar com os benefícios da tecnologia pode potencializar ainda mais esse serviço.

Qual a importância da monitoria no Call Center?

O pilar que sustenta todas as operações que acontecem em um Call Center é o bom atendimento. Sem a atenção ao cliente e disposição para solucionar os problemas e demandas do próprio público, não há como uma central de ligações perseverar.

A monitoria tem essa função: assegurar que o melhor atendimento possível esteja presente em todas as ligações. É através da monitoria que avaliações, análises, aprimoramentos e planos estratégicos traçados pelo gestor.

Tais aspectos esses irão garantir que todo e qualquer atendimento aconteça da forma mais positiva para todos: clientes e responsáveis.

Especialmente, a monitoria é essencial para:

Conhecer a rotina da central de atendimentos: Se o gestor desconhece o dia a dia da sua equipe e as ferramentas de atendimento, não será possível que uma boa coordenação e direcionamento seja uma realidade.

Coletar o feedback do cliente: Saber apenas como os operadores trabalham é insuficiente para uma boa gestão. É preciso ter conhecimento de como foi a experiência do cliente em determinado atendimento. Ter conhecimento sobre o quão positiva (ou negativa) foi a prestação de serviço sob a perspectiva do consumidor é fundamental;

Interpretar resultados: A monitoria possibilita uma leitura ampla de como o call center está funcionando em determinado período, e serve de embasamento ao gestor sobre a continuidade de práticas ou o abandono de certas atividades.

Diante disso, é inegável a relevância e importância de uma monitoria bem executada para a saúde operacional do call center.

O que não pode faltar na monitoria?

Alguns aspectos devem receber a atenção durante o processo de monitoria. Sobretudo, é preciso ficar atento aos critérios técnicos da equipe e às questões levantadas pelo feedback dos clientes.

Em uma monitoria, é de suma importância:

Prestar atenção ao tempo de espera para o atendimento;

Analisar o tempo médio de atendimento (TMA);

Entender como a equipe resolve os problemas apresentados pelo público;

Notar a postura e linguagem usada pelos operadores no atendimento;

Perceber práticas que funcionam e aqueles que não dão resultados;

Tomar notas das principais dificuldades da equipe no atendimento.

Esse acompanhamento irá garantir que a equipe de colaboradores esteja sempre em sinergia com os gestores, além de colocar o próprio atendimento prestado em constante evolução.

Além disso, deixar a equipe “trabalhando no escuro” é uma das piores práticas que podem ser adotadas pelo gestor. A monitoria existe justamente para servir como a luz necessária aos operadores.

A gestão de pessoas, nos dois lados da linha, irá assegurar que a sua central de atendimento ao cliente seja reconhecida no mercado por prestar o melhor serviço.

A área de avaliação de qualidade no Call Center é sustentada por alguns pilares que promovem o bom atendimento em uma central de atendimento.

Primeiramente, convém mencionar que a monitoria deve ser conduzida por um supervisor ou líder de equipe.

É fundamental que esse indivíduo seja íntegro e imparcial e que seus objetivos estejam alinhados com os da própria equipe que está monitorando, ou seja, prestando auxílio com o fim de melhorar o desempenho geral.

O monitor, ao ouvir como o atendimento é realizado pelo operador e recebido pelo cliente, deve levar feedbacks relativos à postura pessoal, ao cumprimento de SLA, à evolução do operador, ao grau de satisfação dos clientes e a outras questões relevantes.

Então, é imprescindível:

Avaliar a abordagem da equipe: Todo operador passou por um período de treinamento antes de começar o atendimento ao cliente, certo? Desse modo, a abordagem precisa estar de acordo com a política do Call Center;

Verificar a sondagem do atendente: esse critério se aproxima bastante da técnica do rapport em atendimentos, a qual busca criar uma corrente de empatia com a pessoa que está sendo atendida. Nesse ponto, verifique se o operador está ouvindo e sendo simpático e compreensivo com os clientes;

Anotar as objeções e reclamações mais comuns dos clientes: No atendimento, é importante que o operador já saiba como se proteger dos argumentos mais recorrentes e apresentar as soluções possíveis, aumentando a satisfação com o serviço prestado e superando problemas com mais frequência;

Qualificar o atendimento prestado: avaliar como a condução da ligação ocorreu em todos os seus momentos e classificar pontos positivos e negativos.

Uma monitoria conduzida dessa maneira, por uma pessoa qualificada para isso, irá garantir o sucesso no atendimento e otimizar o trabalho de atendentes e gestores.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: