May
07

Negociação Ganha-Ganha vs Ganha-Perde

por: Afonso Bazolli
fonte: ADVB
06 de maio de 2019 - 18:10

Negociacao-ganha-ganha-vs-ganha-perde-televendas-cobranca

Por: Alfredo Duarte

Negociação também pode ser definida como interação e influência, mas tem escopo, argumento e processo próprios, eventualmente próximos, porém sempre distintos da venda.

É como cantou certa vez Bezerra da Silva: malandro é malandro e mané é mané.

Em vendas não vale a pena ser malandro e em negociação não tem sentido ser mané. E vice-versa.

Se na venda confiança é o fator que costuma decidir, nas negociações de todo tipo e finalidade confiança amplia a zona negocial, viabilizando e tornando mutuamente vantajoso o acordo.

Os padrões são bem definidos e fica fácil reconhecer o modelo negocial do interlocutor. Se for ganha-perde, teremos um adversário; se for ganha, ganha, teremos um parceiro. Concorda?

Ganha-Ganha é a estratégia fundamentada em integração.

No pensamento win-win, problemas existem para ser resolvidos, cooperar é melhor que lutar, informações relevantes podem ser compartilhadas entre as partes e a criatividade é muito mais do que um dom potencial.

Conflitos são entendidos como oportunidades em vez batalhas a ganhar e as partes se interessam também pelo fortalecimento de vínculos e construção de parceria. Já viu acontecer?

Ganha-Perde é a estratégia fundamentada em confrontação.

Nesse modelo negocial as partes percebem as questões somente pelo próprio ponto de vista e buscam vitória total, prevalecendo o uso do poder, autoridade, coerção e pressão. A lógica win-lose é ganhar de e não ganhar com.

Conflitos ganha-perde são vistos como ataques pessoais e respondidos na base do manda quem pode. O foco é limitado ao aqui e agora, ignorando reflexos e desdobramentos de médio e longo prazo. Já pagou o preço?

É muito útil reconhecer o padrão negocial do interlocutor. Se for ganha-ganha, jogue o mesmo com ele. Se for ganha-perde, replicar inviabiliza o resultado e a negociação precisa ser reposicionada para o padrão ganha-ganha.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: