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24 de setembro de 2024 - 17:00

Network-B2B-7-ações-para-criar-conexões-empresariais-valiosas-televendas-cobranca-1

O que é B2B networking?

O B2B networking é uma abordagem estratégica na qual empresas interagem de forma colaborativa para criar relacionamentos mutuamente benéficos, inclusive trocando conhecimentos e dicas de negócio. Além disso, a rede de contatos profissionais B2B é importante para expandir conexões e identificar novas oportunidades de crescimento.

Imagine o seguinte cenário: você é o diretor de vendas de uma empresa de equipamentos industriais. Para expandir as vendas, decide investir em B2B networking. Durante uma conferência, conhece Maria, diretora de operações de uma companhia de automação industrial.

Vocês compartilham ideias sobre as respectivas soluções e percebem oportunidades de colaboração. Mantendo o contato, podem integrar suas ofertas, resultando em mais vendas, acesso a novos mercados, troca de conhecimentos técnicos e redução dos custos de desenvolvimento.

Percebe como o network B2B fortalece suas operações e, por isso, é tão importante para os negócios dos mais variados setores?

Por que é importante manter relacionamentos B2B?

As conexões são nossa maior fortaleza. Sozinhos, podemos encontrar dificuldades em enfrentar os desafios complexos e em constante mudança do mundo dos negócios.

No entanto, quando nos unimos em parcerias sólidas e colaborativas, nossa capacidade de superar obstáculos e alcançar o sucesso é amplificada

Como diz o ditado: “duas mentes pensam melhor do que uma”; e isso é válido também para os negócios.

São muitas as razões pelas quais investir em relacionamentos B2B é uma jogada inteligente. Conheça as principais:

fortalece a credibilidade da empresa;

amplia as oportunidades de negócio;

propicia a troca de conhecimento entre experts;

eleva a resiliência e a longevidade da marca;

facilita a adaptação às mudanças;

ajuda a alcançar novos mercados.

Como fazer network B2B?

Agora que você entendeu a importância do relacionamento B2B, veja 7 dicas práticas para expandir suas conexões empresariais:

defina seus objetivos;

tenha o pitch na ponta da língua;

participe de eventos;

utilize plataformas de networking;

esteja atualizado;

mantenha contato;

seja paciente.

Conheça os detalhes de cada prática, a seguir.

Defina seus objetivos

Nem sempre será possível ter um objetivo bem definido em mente ao se conectar com outras empresas.

Até porque as conexões podem ocorrer a qualquer momento, em qualquer lugar.

Contudo, se você estiver representando sua organização em um evento, é interessante ter uma meta simples definida, como:

encontrar parceiros em outras regiões do país;

identificar potenciais fornecedores;

conhecer mais sobre determinado setor.

Isso o ajudará a trabalhar em um pitch específico para seu objetivo e, com isso, você estará mais preparado e focado para aproveitar ao máximo as oportunidades que podem surgir.

Tenha seu pitch na ponta da língua

Tendo seu objetivo claro, será mais fácil elaborar um pitch envolvente.

Isso é especialmente importante se você estiver fazendo network B2B com foco em conquistar investidores ou grandes contas de clientes.

Nesses contextos, o pitch é uma ferramenta que apresenta seu negócio em poucos minutos, destacando a proposta de valor de forma convincente e atraente.

Certamente, você já ouviu falar em elevator pitch, ou melhor, discurso de elevador. Este é um conceito que propõe a criação de uma versão ultra-condensada do seu pitch, destinada a chamar a atenção e gerar o interesse instantâneo.

Elabore seu pitch e esteja pronto para apresentá-lo sempre que uma oportunidade de network B2B surgir.

Participe de eventos

Sua empresa precisa ser vista. E um dos ambientes mais propícios para isso, fora do universo digital, é claro, são os eventos, as convenções e as feiras comerciais.

A participação nesses eventos expande a visibilidade da sua empresa, representando a oportunidade perfeita para praticar e aprimorar suas habilidades de B2B networking.

Utilize plataformas de networking

Não deixe de utilizar plataformas como o LinkedIn para fortalecer seu network B2B.

Embora a interação em eventos presenciais seja inestimável, o mundo digital também oferece um campo vasto para construir e expandir suas conexões comerciais.

Para isso, é preciso que seu perfil seja estritamente profissional, apresente conexões relevantes e, principalmente, apresente um conteúdo próprio, como artigos, insights e atualizações do setor. Isso demonstra sua expertise e contribui para a construção da marca pessoal, o que é reverberado na reputação da empresa.

Esteja atualizado

Para se conectar e trocar conhecimentos, é vital que você esteja atualizado sobre os principais acontecimentos do setor e as tendências de mercado.

Lembre-se sempre que conversas impactantes nascem da capacidade de abordar tópicos relevantes e oferecer insights diferenciados. Por essa razão, estar a par das tendências do setor possibilita que você participe de discussões estimulantes e enriquecedoras.

A propósito, no network B2B, você é o representante da organização. Isso significa que, se você é capaz de promover aprendizados, automaticamente atrairá a atenção e o interesse de outros profissionais e potenciais parceiros de negócios.

Mantenha contato

Um dos pilares do networking, seja ele B2C ou B2B, é manter a rede ativa. Em termos simples, é necessário manter contato para garantir que suas conexões permaneçam relevantes e mutuamente benéficas.

Nesse sentido, certifique-se de responder interações, mensagens e convites prontamente, sempre demonstrando respeito e cordialidade. Esse comportamento indica que você valoriza o relacionamento e está comprometido em construir uma rede sólida e significativa.

Seja paciente

Por último, mas não menos importante, nossa dica sobre network B2B é ser paciente.

Se você está iniciando essa prática agora, saiba que não será do dia para a noite que os parceiros estratégicos surgirão.

Tenha sempre em mente que este é um processo de construção, no qual o cultivo é indispensável para colher bons frutos.

E, quando uma oportunidade de negócio surgir, sobretudo quando envolver uma grande venda, não deixe de registrar os dados e as interações com os potenciais clientes no seu CRM.

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