Sep
01
31 de agosto de 2023 - 17:03

Numero-did-o-que-e-e-quais-os-beneficios-para-as-empresas-televendas-cobranca-2

Sua empresa atende clientes de diferentes regiões do Brasil e vive sofrendo com tarifas altas na conta de telefone? Assim como você, vários outros gestores, sobretudo de companhias que estão iniciando agora no mercado sofrem com o mesmo dilema. Contudo, no mercado já existem serviços de telecom avançados que permitem às empresas oferecer um atendimento personalizado sem abrir mão da economia. O Número DID é um deles.

O número DID, ou Números Virtuais, são um recurso de telecom que torna o processo de comunicação muito mais simples e barato. Com dispositivos conectados a uma boa conexão de internet, as empresas que atuam no modelo híbrido ou 100% remoto conseguem ter mais flexibilidade para se comunicar com funcionários, parceiros e clientes de qualquer lugar. E o melhor, pagando tafiras como se fossem chamadas locais.

Ficou interessado sobre a possibilidade de usar o Número DID? Quer saber mais sobre o assunto? Então permaneça conosco e entenda mais detalhes de como funciona esse tipo de tecnologia e quais vantagens ela pode oferecer para sua empresa. Boa leitura!

O que é número DID e para que serve?

DID é a sigla para Direct Inward Dialing que em tradução livre significa “discagem direta para dentro. Na prática, os números DID, são os números virtuais que não se atribui a um local especifico. Ou seja, trata-se de um número que pode se vincular a qualquer código de área. Desse modo, com o número nacional DID, as empresas conseguem fazer e receber chamadas de onde estiver usando internet.

Para que compreenda melhor o que significa Número Virtual DID, vamos a um exemplo prático. Digamos que sua empresa possui sede no Rio Grande do Sul, mas tem grande atuação em São Paulo. Nesse caso, você pode fazer a contratação de um Número DID com o DDD 011 para fazer ou receber chamadas de seus clientes. Assim tanto sua empresa quanto seus clientes não terão gastos excessivos envolvendo as tarifas de telefone, já que as ligações serão tarifadas como uma ligação local.

Além disso, o Número DID possibilita que os clientes possam contactar diretamente diferentes setores ou colaboradores sem a necessidade da sua empresa contar com várias linhas e ramais.

Sem falar que não há necessidade de utilizar aparelhos cheios de cabos e fios, pois os colaboradores podem utilizar diferentes dispositivos como tablet, computador ou até mesmo o celular para falar com os clientes.

Como funciona um número DID?

Basicamente, o Número DID não está associado a nenhuma linha telefonia ou localização geográfica. Para funcionar, esse recurso de telecom utiliza a tecnologia VOIP para fazer as ligações, ou seja, para funcionar precisa estar logado na internet de 3 formas, que são:

Aparelho convencional + ATA – desta forma você não necessita abandonar seus aparelhos convencionais. Você consegue utilizar todos eles por meio de um adaptador chamado ATA;

Aplicativos, o Número DID pode ser usado para fazer e receber ligações sem necessidade de estar usando um telefone. As ligações são feitas por meio de aplicativos disponíveis para celulares (tanto Android, como IOS), computadores e tablets;

Siga-me, que é um recurso de encaminhamento de chamadas para um número fixo específico presente na empresa. Esse número é escolhido pelo gestor e ainda que o cliente ligue para o Número DID o colaborador vai atender no telefone fixo da empresa.

A principal mudança com o Número DID é que não é mais necessário vários cabos e redes telefônicas extensas.

É uma tecnologia que visa expandir seu negócio de uma forma simples. Com o Número DID você consegue fazer e receber ligações por meio da internet. O melhor de tudo é que você pode escolher manter a forma tradicional e utilizar um adaptador. Ou então modernizar completamente sua empresa e possibilitar que os colaboradores usem outros dispositivos para atender e fazer ligações.

Benefícios do número DID para as empresas

As vantagens que uma empresa pode obter aderindo ao Número DID são diversas. Abaixo, destacamos algumas das principais para que você perceba que realmente vale a pena migrar para essa nova tecnologia. Com a tecnologia DID, sua empresa contará com:

Maior facilidade para se comunicar com clientes

Como já visto acima o Número DID virtual possibilita que as chamadas sejam feitas fora da região sede da empresa e encaminhadas para um número local.

Quando isso acontece o cliente consegue entrar em contato com a organização sem pagar a mais para isso. Além disso, a tecnologia DID permite que o cliente se comunique diretamente com o setor ou colaborador da empresa, agilizando a interação e oferecendo uma melhor experiência ao seu público.

Mais flexibilidade

Ao contrário da telefonia analógica que requer uma linha fixa, o número DID encaminha as ligações para dispositivos inteligentes diversos. Desse modo, além de tornar a comunicação mais fácil e eficiente, esse recurso de telecom também flexibiliza a rotina da equipe que necessita usar com frequência as ligações para realizar suas atividades e atendimentos.

Para empresas que operam no modelo híbrido ou então remoto, dispor de um número DID faz toda diferença, já que essa tecnologia possibilita de poucos recursos para oferecer uma comunocação boa, ágil, independentemente de onde esteja.

Redução expressiva dos custos

Sua empresa não necessita de estrutura física para funcionar com o número DID. Dessa forma, além de reduzir custos com as próprias ligações, usando essa tecnologia, sua empresa também economiza com infraestrutura de telecom.

Além disso, vale destacar que os números virtuais também são fáceis de instalar e configurar. Sendo assim, sua empresa também não terá que fazer grandes investimentos com implementação e manutenção desse serviço de telecom.

Contratação em nuvem

Muitos gestores que não contam com número DID, ainda não dispõem dessa tecnologia por achar que sua implantação é algo que vai exigir muitos gastos, contudo pensar dessa forma é um erro.

Isso porque, apesar de todos os benefícios que os números virtuais são capazes de oferecer, sua contratação é bem simples e feita mediante pagamento de assinatura mensal. Desse modo, sua empresa pode contar com o Número DID em forma de serviço, se tornando uma vantagem ainda mais acessível a todas as organizações, independentemente do porte.

Além disso, os softwares localizados em nuvem são atualizados com mais frequência e proporcionam mais praticidade, estabilidade, flexibilidade e muito mais segurança que os demais.

Com certeza, o custo-benefício é excelente, pois não é benéfico apenas para sua empresa, mas também traz redução de custo aos clientes que ligam para a empresa.

Pode ter vínculo com operadora tradicional

Outra objeção muito comum entre gestores quanto ao uso do número DID é se ao contratar este serviço, sua empresa irá perder seu número tradicional. Nada disso! Ainda que seu negócio use tecnologia VOIP, você pode seguir usando seu número antigo por meio de portabilidade.

Isso porque na verdade o que modifica é o meio tecnológico, que permite o uso de número virtual em diferentes devices. Sobretudo porque os números DID permitem utilização híbrida.

E ainda que em algum dia a internet esteja oscilando ou fraca, as ligações serão encaminhadas para outro número pelo siga-me. Por meio de tecnologia da nuvem ou PABX Virtual, inclusive as ligações podem ser encaminhadas para um celular de escolha da empresa, facilitando muito o dia a dia das organizações.

Como é feita a contratação desse tipo de serviço?

As formas de contratar um Número DID variam muito conforme o tipo de serviço que sua empresa necessita e também depende da localidade de interesse. Mas, no geral, é bem simples de realizar a contratação.

Não esqueça de pesquisar bastante e sempre verificar a viabilidade dentro da sua empresa para fazer essa migração de serviço, de forma segura e tranquila.

Gerenciamento de serviços telecom

Para facilitar o uso do Número DID você pode fazer a contratação de um programa que faça o gerenciamento de serviços de telecom dentro da sua empresa. Porque, com esse tipo de programa há maior otimização de custos e utilização mais eficiente dos recursos tecnológicos.

Até porque um dos objetivos do gerenciamento de telecom é encontrar as melhores alternativas. Para contribuir com a boa comunicação e promover redução significativa nos custos da empresa que contrata o serviço.

Inclusive, esse tipo de software contribui com a gestão de Número DID pois amplia uma maior cotação e busca de fornecedores mais em conta de números do tipo virtual. E isso torna a sua companhia mais competitiva e atualizada, com tecnologias recentes.

Conseguiu perceber como o Número DID pode mudar a realidade da sua organização? Então, procure investir nessa tecnologia e ampliar a comunicação em seus negócios, conseguindo resultados nunca antes imaginados. Tudo isso de forma tecnológica, prática e econômica.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: