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04 de novembro de 2020 - 17:02

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Você tem ideia sobre o que é Business Intelligence e para que serve? Saiba que essa pode ser a solução que você busca para impulsionar o seu negócio a alcançar o sucesso empresarial.

Com os notáveis avanços tecnológicos, empresas do mundo todo vêm buscando formas de coletar e analisar grandes volumes de dados e transformá-los em informações relevantes e capazes de aumentar a vantagem competitiva do negócio. E é aí que entra o BI.

O que é Business Intelligence e para que serve?

Podemos definir o que é Business Intelligence como uma metodologia em que se utiliza um conjunto de ferramentas tecnológicas para transformar dados “aleatórios” em informações valiosíssimas para a empresa.

Tais informações, que são produto do BI, serão extremamente úteis para fundamentar importantes tomadas de decisão. Assim, deixa-se de decidir com base em achismos e intuição e passa-se a decidir de forma mais racional e assertiva.

As ferramentas de Business Intelligence vão coletar, organizar, analisar e fazer o cruzamento de todos os dados provenientes de qualquer departamento da sua empresa, inclusive o de vendas.

Como resultado, você terá à sua disposição um quadro com diferentes gráficos que traduzirão todos aqueles dados em informações de extrema relevância.

Essas informações vão te dar orientação e embasamento sólido para as tomadas de decisão, além de uma visão mais ampla e sistêmica sobre o seu empreendimento, possibilitando a geração de insights valiosos.

Principais vantagens do Business Intelligence

O Business Intelligence oferece uma série de vantagens às empresas que aderem a essa metodologia. Dentre tais vantagens, podemos citar:

Maior assertividade nas tomadas de decisão;

Processo mais eficientes;

Melhoria no relacionamento com o cliente;

Aumento das receitas;

Maior vantagem competitiva;

Gestão de risco mais aprimorada;

Maior facilidade na identificação de falhas processuais;

Aumento da produtividade;

Redução de custos operacionais;

Aprimoramento das estratégias de marketing e de vendas.

Além das vantagens, é importante conhecer os pilares do Business Intelligence, por isso, confira este infográfico da Siteware:

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3 exemplos de Business Intelligence

1 – O lançamento do novo Fiat Uno

No lançamento da versão 2011 do Fiat Uno, a empresa queria que este carro fosse mais a cara do seu público-alvo.

Para isso, a Fiat realizou uma série de pesquisas de mercado e coletou um grande volume de dados sobre o comportamento de seus seguidores nas redes sociais.

Com a ajuda de ferramentas de Business Intelligence, foi possível analisar todos os dados coletados. A empresa, então, conseguiu visualizar melhor o seu mercado, entender as características e as demandas de seus consumidores e traçar melhores estratégias para o lançamento do novo Uno.

Como resultado, o carro foi um sucesso de vendas e recebeu o prêmio de Carro do Ano em 2011 pela revista Auto Esporte.

2 – HelloFresh e o aumento das conversões

A HelloFresh, empresa no ramo de alimentação, estava enfrentando um problema com a geração de relatórios do departamento de marketing digital, o qual demorava muito para gerar tais documentos e o fazia de forma manual e ineficiente.

Ao implementar o Business Intelligence, a HelloFresh conseguiu automatizar a geração desses relatórios de marketing digital, economizando de 10 a 20 horas de trabalho.

Isso possibilitou à empresa segmentar seu público-alvo em 3 perfis e direcionar seus esforços de marketing com mais assertividade. Além disso, com o BI, a empresa consegue visualizar os dados em tempo real, o que permite otimizar as campanhas.

Como consequência, a HelloFresh conseguiu impulsionar suas taxas de conversão e de retenção dos clientes.

3 – Santander e mais de 2 mil novas contas abertas

Finalizando a nossa lista de exemplos de Business Intelligence, temos o caso do Santander. A empresa utilizou a solução de BI para prospectar novos clientes empresariais e ampliar sua base de correntistas.

Para isso, o Santander fez o cruzamento de dados de sua carteira com fontes externas e conseguiu mapear potenciais clientes. As empresas tidas como alvo eram aquelas de médio porte e com potencial elevado de varejo.

Com o mapeamento feito e as informações precisas em mãos, o departamento de marketing e de vendas puderam executar seus trabalhos com mais assertividade.

Como resultado, o Santander conseguiu mais de 2,2 mil novos correntistas em um ano.

Ficou claro o que é Business Intelligence? E o que você achou dos nossos exemplos?

Agora que você já sabe mais sobre BI, que tal implementar essa solução no seu negócio? Faça isso e veja seus resultados melhorarem de maneira significativa.

Como você viu o Business Intelligence é uma importante ferramenta empresarial, assim, você precisa conhecer seus detalhes e usá-la corretamente. Dessa forma, poderá empregar todo seu potencial para conhecer seus clientes, entender o que desejam e oferecer exatamente isso, de forma superior à concorrência.

Para isso, o primeiro passo é criar e acompanhar indicadores-chave de desempenho de seu negócio. Por isso, criamos uma série de e-books e ferramentas (planilhas grátis prontas para usar) que você pode baixar em nosso site.

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