Dec
16

O que motiva o cliente a comprar na sua loja de varejo

por: Afonso Bazolli
fonte: Meu Crediário
15 de dezembro de 2024 - 12:02

O-que-motiva-o-cliente-a-comprar-na-sua-loja de varejo-televendsas-cobranca-2

Bons clientes no crediário são um artigo de ouro: fiéis, pontuais nos pagamentos e sempre comprando bastante.

Mas investir na construção de uma boa carteira de clientes não é tarefa fácil.

Não se trata apenas de aumentar o fluxo de pessoas na loja é preciso saber o que motiva o cliente a comprar.

É preciso tempo, experiência de mercado e – acima de tudo – pensamento estratégico para conquistar uma clientela de qualidade.

Nesse processo, mais do que conquistar novos clientes, o fundamental é saber como retê-los e torná-los fiéis à sua loja.

Pensando nisso, reuni algumas ideias para você aplicar no seu negócio e melhorar o relacionamento com os bons clientes que você já tem.

ESTRATÉGIAS PARA FIDELIZAÇÃO

Para conquistar a preferência dos bons clientes, não basta oferecer produtos de qualidade a preço justo.

Isso não é mais um diferencial. É uma exigência do mercado!

O cliente precisa se sentir mimado, ter satisfação em fechar negócio, sentir-se especial e compreendido em suas necessidades.

Em resumo: ele precisa ter vontade de construir um relacionamento de longo prazo com a sua empresa!

É esse laço que o fará voltar e preferir a sua entre dezenas de outras lojas concorrentes.

Afinal de contas, todos gostam de ser bem tratados e ter suas necessidades atendidas com presteza.

VALORIZE OS CLIENTES ANTIGOS

Muitas vezes, na ânsia de expandir o negócio e ver as vendas crescendo, é comum deixar de lado quem já compra há algum tempo na loja para investir na captação de novos clientes.

Mas esquecer dos clientes antigos é um erro que deve ser evitado de todas as formas.

Você já deve estar cansado de ouvir falar que trazer clientes novos para o negócio é cinco vezes mais caro do que manter os já existentes.

Isso é a mais pura verdade.

A forma mas eficiente de manter as vendas aquecidas na sua loja é criar incentivos para que os clientes antigos sintam-se encorajados a continuar comprando em seu estabelecimento.

VENDA NO CREDIÁRIO PRÓPRIO

Com a inadimplência em alta e o consumo em baixa, vender no crediário próprio parece ser uma atitude temerária.

Mas não é bem assim.

Crédito especial é apenas para clientes especiais, e um bom sistema de crediário permite que a sua loja ofereça exatamente isso.

O que motiva o cliente a comprar encorajam o cliente a comprar é facilidade no pagamento, principalmente quando ele pode adquirir o produto em prestações que cabem no seu bolso.

IDENTIFIQUE OS BONS CLIENTES

Se você já vende no crediário próprio, esta é a dica principal para obter os melhores resultados nas vendas a prazo:

Identifique os clientes que trazem mais lucro para o seu crediário!

E como você pode fazer isso?

Acompanhando o histórico de compras e pagamentos do cliente e adotando uma ferramenta de análise de crédito para avaliar seu perfil de risco.

Quando você identificar os bons pagadores dentro da sua carteira, é para eles que devem ser direcionados os esforços de divulgação do crediário e a maior parte das suas ações promocionais.

OFEREÇA ATENDIMENTO PERSONALIZADO

Para ganhar a preferência dos bons clientes, sua loja não deve oferecer apenas facilidade de pagamento.

O que motiva o cliente a comprar com certeza é a qualidade do atendimento, fator essencial para manter o consumidor comprando no seu crediário.

Para lojas que vendem no crediário próprio, por exemplo, agilizar o processo de aprovação do crédito   é tão importante quanto atender bem o cliente no salão de vendas.

Este é o momento crucial para garantir uma boa experiência de compra.

Nada pior do que ver um cliente desistir da compra e ir embora sem levar nada por estar insatisfeito com a qualidade do atendimento no crediário.

Se você não quer passar por isso na sua loja, não basta oferecer facilidade de pagamento.

É preciso demonstrar real interesse pelo cliente, não desperdiçar seu tempo, não subestimar sua inteligência e, principalmente, procurar atender seu perfil de consumo .

FAÇA AÇÕES DE PÓS-VENDA

Manter uma estratégia de pós-venda na sua loja é muito importante se você deseja manter o relacionamento com os bons clientes mesmo após   a finalização do parcelamento.

Fazer uma pesquisa de satisfação pode ser uma boa ideia nesse caso.

Entre em contato com os clientes que já quitaram seus carnês e peça que eles digam como se sentiram na loja, se gostaram do atendimento e dos produtos adquiridos.

Isso demonstra um interesse genuíno da sua loja pela qualidade na experiência de compra.

Não esqueça também de organizar uma boa base com e-mails e telefones de clientes e avisem-nos sempre que tiver novidades e promoções.

NÃO É CARO INVESTIR EM BONS CLIENTES

Estratégias como as descritas acima, de encantamento e fidelização, são simples de implementar em qualquer situação, a um custo baixíssimo ou mesmo nenhum.

Porém o retorno que elas trazem a longo prazo faz toda a diferença no panorama de vendas da empresa e traz um ganho quando o assunto é o que motiva o cliente a comprar ou continuar comprando.

Invista nos bons clientes e veja seu negócio crescer!

E não esqueça: cliente bom no crediário é aquele que compra e paga até a última prestação.

Um abraço e boas vendas!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: