Bons clientes no crediário são um artigo de ouro: fiéis, pontuais nos pagamentos e sempre comprando bastante.
Mas investir na construção de uma boa carteira de clientes não é tarefa fácil.
Não se trata apenas de aumentar o fluxo de pessoas na loja é preciso saber o que motiva o cliente a comprar.
É preciso tempo, experiência de mercado e – acima de tudo – pensamento estratégico para conquistar uma clientela de qualidade.
Nesse processo, mais do que conquistar novos clientes, o fundamental é saber como retê-los e torná-los fiéis à sua loja.
Pensando nisso, reuni algumas ideias para você aplicar no seu negócio e melhorar o relacionamento com os bons clientes que você já tem.
ESTRATÉGIAS PARA FIDELIZAÇÃO
Para conquistar a preferência dos bons clientes, não basta oferecer produtos de qualidade a preço justo.
Isso não é mais um diferencial. É uma exigência do mercado!
O cliente precisa se sentir mimado, ter satisfação em fechar negócio, sentir-se especial e compreendido em suas necessidades.
Em resumo: ele precisa ter vontade de construir um relacionamento de longo prazo com a sua empresa!
É esse laço que o fará voltar e preferir a sua entre dezenas de outras lojas concorrentes.
Afinal de contas, todos gostam de ser bem tratados e ter suas necessidades atendidas com presteza.
VALORIZE OS CLIENTES ANTIGOS
Muitas vezes, na ânsia de expandir o negócio e ver as vendas crescendo, é comum deixar de lado quem já compra há algum tempo na loja para investir na captação de novos clientes.
Mas esquecer dos clientes antigos é um erro que deve ser evitado de todas as formas.
Você já deve estar cansado de ouvir falar que trazer clientes novos para o negócio é cinco vezes mais caro do que manter os já existentes.
Isso é a mais pura verdade.
A forma mas eficiente de manter as vendas aquecidas na sua loja é criar incentivos para que os clientes antigos sintam-se encorajados a continuar comprando em seu estabelecimento.
VENDA NO CREDIÁRIO PRÓPRIO
Com a inadimplência em alta e o consumo em baixa, vender no crediário próprio parece ser uma atitude temerária.
Mas não é bem assim.
Crédito especial é apenas para clientes especiais, e um bom sistema de crediário permite que a sua loja ofereça exatamente isso.
O que motiva o cliente a comprar encorajam o cliente a comprar é facilidade no pagamento, principalmente quando ele pode adquirir o produto em prestações que cabem no seu bolso.
IDENTIFIQUE OS BONS CLIENTES
Se você já vende no crediário próprio, esta é a dica principal para obter os melhores resultados nas vendas a prazo:
Identifique os clientes que trazem mais lucro para o seu crediário!
E como você pode fazer isso?
Acompanhando o histórico de compras e pagamentos do cliente e adotando uma ferramenta de análise de crédito para avaliar seu perfil de risco.
Quando você identificar os bons pagadores dentro da sua carteira, é para eles que devem ser direcionados os esforços de divulgação do crediário e a maior parte das suas ações promocionais.
OFEREÇA ATENDIMENTO PERSONALIZADO
Para ganhar a preferência dos bons clientes, sua loja não deve oferecer apenas facilidade de pagamento.
O que motiva o cliente a comprar com certeza é a qualidade do atendimento, fator essencial para manter o consumidor comprando no seu crediário.
Para lojas que vendem no crediário próprio, por exemplo, agilizar o processo de aprovação do crédito é tão importante quanto atender bem o cliente no salão de vendas.
Este é o momento crucial para garantir uma boa experiência de compra.
Nada pior do que ver um cliente desistir da compra e ir embora sem levar nada por estar insatisfeito com a qualidade do atendimento no crediário.
Se você não quer passar por isso na sua loja, não basta oferecer facilidade de pagamento.
É preciso demonstrar real interesse pelo cliente, não desperdiçar seu tempo, não subestimar sua inteligência e, principalmente, procurar atender seu perfil de consumo .
FAÇA AÇÕES DE PÓS-VENDA
Manter uma estratégia de pós-venda na sua loja é muito importante se você deseja manter o relacionamento com os bons clientes mesmo após a finalização do parcelamento.
Fazer uma pesquisa de satisfação pode ser uma boa ideia nesse caso.
Entre em contato com os clientes que já quitaram seus carnês e peça que eles digam como se sentiram na loja, se gostaram do atendimento e dos produtos adquiridos.
Isso demonstra um interesse genuíno da sua loja pela qualidade na experiência de compra.
Não esqueça também de organizar uma boa base com e-mails e telefones de clientes e avisem-nos sempre que tiver novidades e promoções.
NÃO É CARO INVESTIR EM BONS CLIENTES
Estratégias como as descritas acima, de encantamento e fidelização, são simples de implementar em qualquer situação, a um custo baixíssimo ou mesmo nenhum.
Porém o retorno que elas trazem a longo prazo faz toda a diferença no panorama de vendas da empresa e traz um ganho quando o assunto é o que motiva o cliente a comprar ou continuar comprando.
Invista nos bons clientes e veja seu negócio crescer!
E não esqueça: cliente bom no crediário é aquele que compra e paga até a última prestação.
Um abraço e boas vendas!
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