Aug
31
30 de agosto de 2022 - 17:01

Okr-de-marketing-televendas-cobranca-2

Para ser bem-sucedido na busca por resultados que você considera relevante para o marketing da sua empresa, é necessário fazer uma eficaz gestão de objetivos.

O que é OKR de Marketing?

OKR é a sigla para Objectivesand Key Results – em português, Objetivos e Resultados-Chave.

Trata-se de uma metodologia que permite definir de maneira simples, clara e direta os objetivos que se deseja alcançar e o caminho que deve ser trilhado para que isso aconteça.

No caso do OKR de Marketing, o foco está em objetivos e resultados-chave que vão favorecer a imagem da empresa, a divulgação de seus produtos e serviços, a presença no meio digital, a geração de mais leads e o relacionamento com o público-alvo.

Como o OKR de Marketing funciona na prática?

A metodologia OKR funciona da seguinte maneira. Primeiro, são definidos os objetivos mais amplos e ambiciosos que a empresa deseja atingir.

Em seguida, estabelecem-se os resultados-chave. Ou seja, são metas menores, pequenos degraus que servem de parâmetro para levar a equipe a conquistar o objetivo principal.

Os resultados-chave são as metas que você deve alcançar ao realizar cada tarefa necessária para atingir o objetivo principal.

Por exemplo:

Uma empresa de distribuição de materiais de escritório deseja aumentar a entrada em um novo território, conquistando clientes em um estado onde não operava.

Seu objetivo poderia ser: conquistar 35% de marketshare nesse novo mercado até o final do ano.

Já, as tarefas que precisa realizar para conseguir isso são:

Tornar um centro de distribuição operacional nesse novo estado em 3 meses;

Enviar uma mala direta de apresentação para 500 empresas desse estado até o final do mês;

Realizar visitas a 100 empresas em 2 meses;

Investir uma verba X em mídia local e em revistas especializadas durante todo o ano.

Assim, conforme seus resultados-chave forem se concretizando gradualmente, automaticamente seu objetivo está sendo realizado.

Mas quando acompanhar esses resultados? O ideal é acompanhar os resultados semanalmente e fazer ajustes, se necessário. Além disso, quando uma das tarefas é finalizada, deve ser substituída por outra.

Por exemplo, depois que o centro de distribuição ficar pronto, podem ser estipulados novos resultados-chave para ele, como alcançar um índice de entrega em atraso de apenas 5% em 3 meses, ter um índice máximo de perdas de estoques de 3% até o fim do semestre etc.

Para entender melhor essa dinâmica, confira no tópico a seguir mais alguns exemplos de OKR de Marketing.

5 exemplos de OKR Marketing para usar na sua empresa

Se você está interessado em descobrir como definir metas e objetivos de forma transparente e direta para o seu time de marketing, então confira abaixo alguns exemplos práticos para se inspirar.

Exemplo 1

Objetivo:

Dobrar a geração de leads até o final do ano.

Resultados-Chave:

Produzir 5 novos e-books até o final do trimestre;

Impulsionar publicações nas redes sociais mencionando 50 links para landingpages por mês;

Coletar 5 mil novos endereços de e-mail para o envio de newsletter.

Exemplo 2

Objetivo:

Aumentar a presença da empresa em ambiente online em 50% nos próximos 3 meses.

Resultados-Chave:

Fazer 4 publicações por semana no Facebook e no Instagram;

Produzir 25 artigos mensais para o blog da empresa;

Firmar parcerias com 3 influenciadores digitais;

Produzir 20 conteúdos relevantes para o canal da empresa no YouTube;

Investir a quantia X no Google Ads.

Exemplo 3

Objetivo:

Fazer a empresa ser reconhecida como autoridade no mercado em que atua, atingindo 80% de menções como “autoridade no mercado”, em pesquisa a ser realizada no final do ano com clientes e prospects selecionados.

Resultados-Chave:

Realizar 4 seminários online e presenciais com especialistas;

Coletar e publicar depoimentos de 25 clientes no site da empresa;

Produzir conteúdos ricos para o blog de outras 20 empresas parceiras.

Exemplo 4

Objetivo:

Ser referência em relacionamento com o cliente, atingindo um índice de satisfação no atendimento de 98% até o final do semestre.

Resultados-chave:

Adotar uma estratégia de atendimento omnichannel até o final do semestre;

Enviar e-mail marketing em todas as datas comemorativas deste semestre;

Oferecer condições e preços especiais para os clientes mais antigos semanalmente;

Treinar 100% os vendedores para um pós-vendas de qualidade.

Exemplo 5

Objetivo:

Melhorar a Autoridade de Domínio no blog da empresa em 25 pontos até o fim do ano.

Resultados-chave:

Aumentar a adição de links internos e externos para 5 e 3, respectivamente;

Tornar o site e o blog da empresa mais responsivo para dispositivos móveis em 60 dias;

Revisar e utilizar palavras-chave corretas na descrição das imagens dos últimos 150 posts;

Adicionar novos infográficos para 45 dos posts mais recentes.

Bom, como você pôde conferir nesses 5 exemplos de OKR de Marketing, essa metodologia de gestão de objetivos é bastante simples e ajuda a colocar todos os envolvidos na mesma página.

Agora que você já sabe mais sobre o método OKR, que tal usar no time de marketing da sua empresa?

Mas lembre-se de que os objetivos e resultados-chave de marketing devem estar alinhados com os objetivos estratégicos da empresa.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: