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18 de agosto de 2020 - 17:02

Omnichannel-tendencias-televendas-cobranca-3

Os clientes estão cada dia mais exigentes e buscam rapidez e excelência no atendimento online. Por isso, seu e-commerce deve estar preparado para atender esse público!

O atendimento omnichannel (vários canais) no Brasil é uma das grandes novidades no marketing de relacionamento. Em um mercado totalmente transformado pelas tecnologias digitais, esse conceito tenta se adaptar para atender aos novos consumidores cada vez mais ágeis e um fluxo cada vez maior de informações.

É fundamental que uma empresa invista nesse tipo de relacionamento para se atualizar no jeito de fazer o atendimento a esses novos clientes. Para isso, é muito importante conhecer algumas tendências, como o same day delivery, a logística reversa, entre outras.

Neste post vamos mostrar 4 tendências do atendimento omnichannel que você precisa conhecer para se destacar no mercado. Confira!

1. Same day delivery

A cada dia os consumidores estão ficando mais exigentes em relação ao serviço oferecido. Pensando nisso, muitos varejistas e seus parceiros logísticos estão buscando maneiras para fazer entregas de produtos cada vez mais rápidas. Essas empresas são impulsionadas a atender essas crescentes demandas.

A Amazon, gigante do comércio eletrônico nos Estados Unidos, é uma das pioneiras no mercado a pressionar as concorrentes para melhorar as entregas. Grande parte dos compradores online esperam que os varejistas ofereçam frete grátis em até dois dias.

2. Assistentes digitais

Quando uma pessoa vai comprar algum produto em uma loja física, a questão mais importante do atendimento é poder contar com vendedores que conhecem profundamente os itens. Porém, pesquisas mostram que a maioria dos brasileiros não está satisfeita com esse tipo de atendimento oferecido pelos lojistas.

Nas lojas online, os assistentes digitais conseguem oferecer um serviço muito mais completo para sanar as dúvidas dos clientes. Isso porque eles têm acesso a uma base de dados da empresa em tempo real e conseguem tirar dúvidas ao mesmo tempo. Além disso, os assistentes ainda podem oferecer um bom atendimento e mais personalizado.

3. Estoque visível

Quando um cliente acessa uma loja digital, ele quer saber se o seu produto está disponível no estoque. Pensando nisso, algumas empresas já estão proporcionando informações sobre a disponibilidade de produtos e em quais lojas eles se encontram. Poucas marcas oferecem esses dados aos consumidores e precisam se adaptar.

4. Logística reversa

Criar formas de aproximar os clientes e reduzir o estoque local são alguns dos desafios do e-commerce. Um dos maiores problemas que as lojas online enfrentam é o alto número de devoluções de produtos. Empresas gastam cerca de 5% do faturamento com devoluções, segundo o Conselho de Logística Reversa do Brasil (CLRB).

A grande solução é tomar medidas que facilitem o acesso dos clientes aos estoques e aos meios de fazer a devolução sem que a empresa perca dinheiro. Para reduzir a logística reversa, algumas lojas já implementaram uma estratégia para que consumidores comprem online e troquem seus produtos em lojas físicas gratuitamente.

O omnichannel no Brasil é uma evolução no atendimento ao cliente e tem tudo para crescer ainda mais nos próximos anos. Os consumidores estão mais exigentes em relação ao modo como são tratados e querem rapidez na compra, na entrega e nas devoluções. As empresas precisam se atualizar e se adaptar aos novos modelos do e-commerce com assistentes digitais e entregas de produtos em menos tempo.

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