Nov
10
09 de novembro de 2020 - 17:04

Perfil-do-consumidor-o-que-e-televendas-cobranca-2

Você conhece o perfil do público do seu negócio?

Entender o que é perfil do cliente faz toda a diferença na hora direcionar as estratégias de marketing, vendas e atendimento. Possuir esse tipo de conhecimento pode impactar bastante os resultados da sua empresa.

Pensando nisso, falaremos neste artigo sobre o que é perfil do consumidor e por que é importante tê-lo bem definido.

O que é perfil do consumidor?

Podemos definir o que é perfil do consumidor como um conjunto de características, comportamentos e valores observados em um público específico.

Fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos precisam ser considerados na construção e análise do perfil do cliente que a empresa quer atingir.

O perfil do público não pode ser algo inventado e baseado em “achismos”. É necessário muito trabalho de pesquisa e observação.

Hoje, se fala muito no perfil do novo consumidor, porque seu modificou com o surgimento da internet e da mobilidade. Se você quer saber m ais sobre ele, então, leia este artigo de nosso CRO: Conheça o consumidor 3.0 agora, antes do upgrade para 4.0!

Por que é importante conhecer o perfil do consumidor?

Conhecer e fazer a análise do perfil do cliente é de extrema importância para otimizar as estratégias de marketing, vendas e atendimento. Ou seja, conhecer o perfil do público ao qual a sua empresa se destina ajudará a convencer o seu target de que você oferece as melhores soluções do mercado.

Além disso, quando você entende o perfil do seu consumidor, fica mais fácil saber onde encontrá-lo e como entrar em contato para tentar vender um produto ou serviço.

Ter sempre em mente qual o perfil do consumidor é muito útil também para evitar que esforços, recursos, criatividade e tempo sejam empregados tentando atingir um público que não apresenta as características de um grupo que, de fato, estaria interessado em suas soluções.

Dessa forma, conhecer o perfil do consumidor é fundamental para que a sua empresa possa alinhar suas expectativas às demandas reais do seu público-alvo.

Principais vantagens de conhecer o perfil do consumidor

- Maior assertividade nas estratégias de marketing;

- Planejamentos mais adequados;

- Redução de prejuízos;

- Melhor escolha do canal e da linguagem da mensagem;

- Maior satisfação do cliente;

- Aumento das vendas.

Como definir o perfil do consumidor?

Para descobrir qual o perfil do seu consumidor, é necessário fazer uma boa pesquisa. Assim, é possível traçar aquele que seria o cliente ideal, a buyer persona.

Para isso, você precisará levantar algumas informações, como:

Idade;

Localização;

Gênero;

Estado civil;

Renda média mensal;

Escolaridade;

Ocupação;

Hábitos de consumo;

Dores, desejos e necessidades;

Nível de afinidade com a marca;

Assuntos de maior interesse;

Principais fontes de informação;

Redes sociais favoritas;

Hobbies;

Principais influenciadores nas decisões de compra;

Motivos que o fez escolher a marca, etc.

Dessa forma, ao final da pesquisa, você já terá informações relevantes o suficiente para começar a montar o perfil do consumidor ideal. Na verdade, pode acontecer de você conseguir traçar mais de um perfil.

Você deverá segmentar os participantes da pesquisa de acordo com os padrões das respostas.

O LinkedIn é uma excelente ferramenta para procurara clientes com o perfil que você definiu, mas e o seu perfil?

Exemplo de perfil do cliente

Suponhamos que você seja dono de um restaurante e deseja entender melhor quem é o seu público.

Após a segmentação com base nas respostas obtidas na pesquisa, você chegou a 4 perfis de consumidores:

Estudantes que passam para almoçar antes de ir para o estágio;

Funcionários da agência bancária ao lado;

Idosos que moram nas proximidades do restaurante;

Mulheres veganas.

A partir disso, você poderá criar um perfil fictício para cada um desses quatro grupos e desenvolver estratégias de atendimento, marketing e vendas para cada um deles.

Por exemplo:

Carolina tem 32 anos e trabalha como escriturário do Banco do Brasil localizado ao lado do restaurante “Bom Sabor”. Ela atua neste cargo público há 1 ano e meio e ainda está cumprindo estágio probatório. Carolina é solteira, mora sozinha, não comprou seu carro ainda e possui um cachorro. Seu salário de escriturário é de R$ 2.500,00. Ela tem apenas o segundo grau completo, mas pensa em fazer graduação no curso de Ciências Contábeis. Carolina é adepta do veganismo, o que significa que ela não consome nada de origem animal. Como não tem tempo de preparar a própria comida e levar marmita para o trabalho, ela busca um restaurante que ofereça um cardápio gostoso e que esteja de acordo com o seu estilo de vida vegano.

Agora que você já sabe tudo sobre perfil do consumidor, que tal conhecer o perfil do seu público-alvo?

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: