Você conhece o perfil do público do seu negócio?
Entender o que é perfil do cliente faz toda a diferença na hora direcionar as estratégias de marketing, vendas e atendimento. Possuir esse tipo de conhecimento pode impactar bastante os resultados da sua empresa.
Pensando nisso, falaremos neste artigo sobre o que é perfil do consumidor e por que é importante tê-lo bem definido.
O que é perfil do consumidor?
Podemos definir o que é perfil do consumidor como um conjunto de características, comportamentos e valores observados em um público específico.
Fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos precisam ser considerados na construção e análise do perfil do cliente que a empresa quer atingir.
O perfil do público não pode ser algo inventado e baseado em “achismos”. É necessário muito trabalho de pesquisa e observação.
Hoje, se fala muito no perfil do novo consumidor, porque seu modificou com o surgimento da internet e da mobilidade. Se você quer saber m ais sobre ele, então, leia este artigo de nosso CRO: Conheça o consumidor 3.0 agora, antes do upgrade para 4.0!
Por que é importante conhecer o perfil do consumidor?
Conhecer e fazer a análise do perfil do cliente é de extrema importância para otimizar as estratégias de marketing, vendas e atendimento. Ou seja, conhecer o perfil do público ao qual a sua empresa se destina ajudará a convencer o seu target de que você oferece as melhores soluções do mercado.
Além disso, quando você entende o perfil do seu consumidor, fica mais fácil saber onde encontrá-lo e como entrar em contato para tentar vender um produto ou serviço.
Ter sempre em mente qual o perfil do consumidor é muito útil também para evitar que esforços, recursos, criatividade e tempo sejam empregados tentando atingir um público que não apresenta as características de um grupo que, de fato, estaria interessado em suas soluções.
Dessa forma, conhecer o perfil do consumidor é fundamental para que a sua empresa possa alinhar suas expectativas às demandas reais do seu público-alvo.
Principais vantagens de conhecer o perfil do consumidor
- Maior assertividade nas estratégias de marketing;
- Planejamentos mais adequados;
- Redução de prejuízos;
- Melhor escolha do canal e da linguagem da mensagem;
- Maior satisfação do cliente;
- Aumento das vendas.
Como definir o perfil do consumidor?
Para descobrir qual o perfil do seu consumidor, é necessário fazer uma boa pesquisa. Assim, é possível traçar aquele que seria o cliente ideal, a buyer persona.
Para isso, você precisará levantar algumas informações, como:
Idade;
Localização;
Gênero;
Estado civil;
Renda média mensal;
Escolaridade;
Ocupação;
Hábitos de consumo;
Dores, desejos e necessidades;
Nível de afinidade com a marca;
Assuntos de maior interesse;
Principais fontes de informação;
Redes sociais favoritas;
Hobbies;
Principais influenciadores nas decisões de compra;
Motivos que o fez escolher a marca, etc.
Dessa forma, ao final da pesquisa, você já terá informações relevantes o suficiente para começar a montar o perfil do consumidor ideal. Na verdade, pode acontecer de você conseguir traçar mais de um perfil.
Você deverá segmentar os participantes da pesquisa de acordo com os padrões das respostas.
O LinkedIn é uma excelente ferramenta para procurara clientes com o perfil que você definiu, mas e o seu perfil?
Exemplo de perfil do cliente
Suponhamos que você seja dono de um restaurante e deseja entender melhor quem é o seu público.
Após a segmentação com base nas respostas obtidas na pesquisa, você chegou a 4 perfis de consumidores:
Estudantes que passam para almoçar antes de ir para o estágio;
Funcionários da agência bancária ao lado;
Idosos que moram nas proximidades do restaurante;
Mulheres veganas.
A partir disso, você poderá criar um perfil fictício para cada um desses quatro grupos e desenvolver estratégias de atendimento, marketing e vendas para cada um deles.
Por exemplo:
Carolina tem 32 anos e trabalha como escriturário do Banco do Brasil localizado ao lado do restaurante “Bom Sabor”. Ela atua neste cargo público há 1 ano e meio e ainda está cumprindo estágio probatório. Carolina é solteira, mora sozinha, não comprou seu carro ainda e possui um cachorro. Seu salário de escriturário é de R$ 2.500,00. Ela tem apenas o segundo grau completo, mas pensa em fazer graduação no curso de Ciências Contábeis. Carolina é adepta do veganismo, o que significa que ela não consome nada de origem animal. Como não tem tempo de preparar a própria comida e levar marmita para o trabalho, ela busca um restaurante que ofereça um cardápio gostoso e que esteja de acordo com o seu estilo de vida vegano.
Agora que você já sabe tudo sobre perfil do consumidor, que tal conhecer o perfil do seu público-alvo?
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