Aug
17

Prova de Conceito (Poc): o que é e como construir?

por: Afonso Bazolli
fonte: Nectar CRM
16 de agosto de 2020 - 12:00

O-que-e-prova-de-conceito-televendas-cobranca-1

Prova de Conceito ou PoC, é uma palavra que vem do inglês na qual significa ProofofConcept. Ela busca pela evidência documentada para que um software venha a ser bem-sucedido.

Por se tratar de um dos primeiros métodos para testar e avaliar uma ideia conceitual para software, produto ou solução para uma empresa, a prova de conceito na prática é como um procedimento cujo objetivo do mesmo é provar a viabilidade de um conceito e validá-lo em baixa escala.

A prova de conceito normalmente caracteriza uma implementação resumida, simples e incompleta, que antecede o protótipo do projeto e, assim busca validar o software ainda na sua etapa conceitual.

Na prova de conceito normalmente emprega vários testes, a fim de validar se o produto final é positivamente satisfatório ou não, também testar possíveis processos e procedimentos a serem implantados na execução do desenvolvimento, esse teste poderá se definir quais as melhores práticas entre etapas para aplicá-las ou não ao projeto final.

O que é Prova de Conceito?

Uma grande ideia, em qual compõe o conceito de um projeto final nem sempre é tão extraordinária assim na prática. Pois, risco é alto ao tentar converter a teoria em prática e mesmo assim, muitos projetos se iniciam sem alguma certeza que o software funcionará como planejado.

Essa é uma situação que acontece no ambiente de desenvolvimento tanto para aplicação quanto para softwares e, a forma mais coerente de se obter uma noção de como uma ideia será executada na prática: é aplicar a Prova de Conceito.

Com escopo já definido, pode trazer uma execução de procedimentos extremamente trabalhosos e possuir um alto valor de investimento. Sendo assim, não é uma má ideia realizar alguns testes para enriquecer o estudo de viabilidade, antes de assumir um risco grande e, assim entender quais serão os impactos de tentar colocar o projeto em produção.

É nesse momento que a prova de conceito entra em cena. Geralmente, ela é uma parte bem pequena de como serão as características do produto final. São desenvolvidas de forma ágil para comprovar que o conceito é viável assim abrindo porta para iniciação oficial na produção do projeto.

Quais são os seus benefícios?

O planejamento inicial pode ter uma base sólida e bem tratada, mas, o escopo de um projeto ou software quase sempre sofre transformação durante o processo de produção. Alguns insights e falhas somente são percebidos quando o software está funcionando ou quando se inicia as etapas e seus processos.

Então, planejar e realizar a prova de conceito, bem no início da estruturação conceitual do software, torna-se muito útil para não haver desperdício de recursos em uma determinada etapa de produção que posteriormente em execução operacional possa ser descartada por ser inútil perante todo o desenvolvimento.

Mas se isso for notado tarde, será perceptível que os recursos foram desperdiçados. Os testes de aval de uma prova de conceito antecedem até mesmo um protótipo verdadeiro e pode ser um gatilho valioso para a tomada de decisão e a viabilidade de uma ideia com base teórica.

No pior dos cenários, a prova de conceito também vai indicar se vale a pena ou não utilizar recursos em algo instável no ponto de vista técnico e de mercado, evitando que erros simples que possam levar a equipe de desenvolvimento e de projeto a cometer alguns erros.

Qual a importância da prova de conceito para as empresas?

A prova de conceito possui outra vantagem, gerar valor para a empresa que utiliza. Um conceito ou ideia que não foram estrategicamente executados previamente, por mais extraordinária que seja, pode ter um valor não perceptível.

O que muda se esse valor for provado em prática?

Muda toda a trajetória de um projeto.

Com a prova de conceito em mãos, já é possível negociar e buscar investimentos. E partir dessa documentação conceitual, poderão transmitir a clareza que a empresa está criando valor.

Além disso, a prova de conceito é uma motivação para toda corporação: muitas vezes, dentro do desenvolvimento de softwares, a equipe de desenvolvimento encontra dificuldades de enxergar os resultados e evolução de seus trabalhos.

Nesse caso, as entregas frequentes de resultados gerados pelo PoC chegam a ser um ótimo meio de enfrentar esses problemas. A execução mesmo que simplória e antecipada, pode vir para colocar boas expectativas e aumenta as possibilidades satisfatórias do projeto.

Como organizar uma prova de conceito?

A prova de conceito é a primeira etapa a ser realizada, frente às premissas base do projeto que já foram definidas. É assim que mais de uma prova conceitual serão realizadas no destrinchar de um projeto, exclusivamente, se o mesmo for de longo prazo ou com uma complexidade elevada.

Para elaboração da prova de conceito é preciso indicar uma questão:

Qual o conceito aprovar?

Com isso, o desenvolvedor já pode elaborar os testes sob projeto, que fornecerá dados se o conceito será bem-sucedido. E não visar somente os resultados!

Para atingir os resultados que se espera, importante sempre praticar a prova de conceito como uma ferramenta ou uma rotina estratégica. Isso determinará qual a melhor direção o time de projetos e tecnologia.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: