Jun
24
23 de junho de 2020 - 17:01

Qual-e-o-melhor-momento-para-implementar-uma-solucao-de-ia-para-seu-contact-center-televendas-cobranca-3

Para muita gente, pensar em um bom atendimento ao cliente significa ter conquistado alguma comodidade, como um upgrade para a classe executiva em um voo ou um drink gratuito na espera de algum restaurante. Claro, isso também representa uma preocupação com o cliente, entretanto o conceito de bom atendimento já extrapolou para uma visão muito mais abrangente em relação ao trato com o cliente, e que exige uma atenção muito maior às necessidades desse cliente que apenas presenteá-lo.

O atendimento ao cliente é um novo campo de batalha e é preciso considerar toda jornada do cliente, de suas interações com a marca, e não apenas os pontos de contato ou de venda para enfrenta-lo. As empresas vivem, atualmente, na era da experiência do cliente e precisam entender como o contact center participa dessa experiência, e os avanços da inteligência artificial (IA) tornam esses processos mais fáceis.

IA no contact center

A IA pode ser aplicada em diversos processos de um call center. Mas, a principal parte da construção de um sistema de IA é a alimentação com dados, que serão analisados para que outras soluções possam utilizá-los:

Processamento de linguagem natural

O reconhecimento de fala pode ser o primeiro passo; sem a transcrição de texto, a gravação de áudio é muito mais fácil de ser analisada. Assim, as ferramentas de processamento de linguagem natural podem ser usadas, incluindo pesquisa de palavras, pontuação do comportamento do agente e monitoramento em tempo real. Dessa forma, o reconhecimento de fala é essencial.

Previsões

Ao analisar padrões, a IA tem a capacidade de fazer previsões com base nesses dados. Por isso, quanto mais dados, melhor serão as previsões

Análise de fala e texto

As empresas podem usar a IA para reconhecer as emoções de seus clientes e alertar aos agentes quando um cliente irritado está do “outro lado”. Também permite classificar o trabalho dos agentes ou sugerir que usem determinadas frases para acalmar o cliente

Porque usar a IA agora?

Os clientes estão sempre conectados e esperam obter ajuda rápida e profissional 24 horas por dia, os sete dias da semana, e também querem uma experiência personalizada. Sem a IA, atender a essas demandas encareceria o atendimento ao cliente quase a um ponto de inviabiliza-lo. A IA pode formar a base de um excelente autoatendimento e criar uma experiência personalizada para cada cliente.

O CX é o que diferencia a empresa frente aos seus concorrentes. A IA permite aumentar a CX sem explodir o orçamento

Os clientes estão cada vez mais acostumados a usar assistentes virtuais, autoatendimento e chatbots. Todas essas abordagens exigem que a IA funcione bem e conte com algum nível de automação.

A IA automatiza processos, reduz custos e aumenta a eficiência dos funcionários, mas não irá substitui-los

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: