O C-level é o principal responsável por guiar a empresa, baseado no planejamento estratégico elaborado com sua colaboração, muitas vezes junto do conselho
O C-level é o grupo de diretores de uma empresa responsável por determinadas áreas. Esses líderes são também chamados de heads em muitas ocasiões.
A letra C vem da palavra chief, que acompanha as nomenclaturas dos cargos em inglês, como CEO (Chief Executive Officer, ou diretor-executivo, muitas vezes chamado de diretor-presidente), COO (Chief Operating Officer), CCO (Chief Comercial Officer, mas também serve para Chief Communications Officer) e muitos outros: CMO (no setor de marketing), CTO (tecnologia), CPO (produto) e CFO (financeiro).
No segmento da saúde existe o CMO (Chief Medical Officer), que é o diretor médico, e o CMIO (Chief of Medical Information Officer) para o profissional responsável pela análise de dados e tecnologia na área.
Logo abaixo do C-level, encontram-se os gerentes, projetistas, analistas e demais colaboradores, dentro de cada área de atuação. Toda a hierarquia de cargos varia de acordo com a experiência do colaborador, o tempo de empresa e muitas vezes uma indicação.
Portanto, o grande papel desses diretores é liderar a equipe e priorizar rotinas e demandas, a fim de que a empresa siga o melhor caminho possível, pautado no roadmap de atuação e nas suas urgências. Como no cenário ideal, a empresa realiza alinhamentos constantes entre o C-level.
O grupo, por sua vez, acompanha cada área, e os assuntos mais urgentes ou mais importantes são transmitidos aos demais diretores e ao CEO com filtro de informações, levando apenas o que realmente precisa ser discutido entre os setores em espaço de discussão comum.
A pirâmide do planejamento estratégico demonstra muito bem o papel do C-level, de guiar a empresa e garantir que o planejamento seja cumprido, bem como do nível tático e operacional.
Cabe ao nível tático, composto por gerentes, o acompanhamento individual das áreas, e ao operacional a execução, também chamado de “chão de fábrica”, uma alusão ao modelo de mercado tradicional, composto pelos operadores de máquinas, responsáveis por “fazer a fábrica funcionar”.
Todos os níveis são importantes para a empresa, com graus de responsabilidades, habilidades e senioridades diferentes.
O C-level é o principal responsável por guiar a empresa, baseado no planejamento estratégico elaborado com sua colaboração, muitas vezes junto do conselho. Esses colaboradores também são os maiores responsáveis por possíveis problemas na operação, já que sua principal função é criar a estratégia e fiscalizar a atuação do time operacional. Se um problema ultrapassa etapas na operação sem resolução, existe uma falha no acompanhamento do C-level.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.