May
23

Saiba como reduzir a inadimplência da sua loja

por: Afonso Bazolli
fonte: Meu Crediário
22 de maio de 2024 - 17:04

Saiba-como-reduzir-a-inadimplencia-da-sua-loja-televendas-cobranca-2

Sofre com altos índices de inadimplência no seu negócio? Gostaria de descobrir quais são as melhores formas de reduzir a inadimplência? Se respondeu sim, você está no lugar certo!

É assustador, mas 99% das lojas não sabem como criar um relatório de inadimplência adequado. Tendo em vista que a inadimplência faz total diferença no fluxo de caixa de qualquer negócio, é fundamental que a gente tente mudar essa realidade aprendendo sobre.

Portanto, se você quer fazer a sua loja crescer, focando em segurança e reduzindo a inadimplência da sua operação de crediário, você precisa conferir esse artigo completo já.

Continue por aqui e tenha de uma vez por todas uma boa base para compreender o assunto.

COMO CONTROLAR OS ÍNDICES DE INADIMPLÊNCIA NO CREDIÁRIO?

Existem alguns primeiros passos que considero simplesmente essenciais para evitar ao máximo os índices de inadimplência em um negócio. Seguir essas dicas é o primeiro passo:

CONSULTE SEMPRE OS ÓRGÃOS DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO;

VÁ ALÉM DA CONSULTA E INVISTA EM ANÁLISE DE CRÉDITO;

MOSTRE PARA O CLIENTE QUE VOCÊ SE LEMBRA DELE;

TOME CUIDADO PARA NÃO FAZER COBRANÇAS ABUSIVAS;

TRATE O SETOR DE COBRANÇAS COM MUITA ATENÇÃO;

INVISTA EM UM SISTEMA DE GESTÃO DE CREDIÁRIO.

E NA PRÁTICA, COMO REDUZIR A INADIMPLÊNCIA DA MINHA LOJA?

Muitas lojas quando implantam um motor de crédito para ajudar na concessão de crédito acabam ficando com alguns receios por conta do acompanhamento da inadimplência não estar sofrendo uma queda. Pensando nisso, quero ensinar a você como prever a situação:

Para começar, qual é o primeiro erro que as lojas cometem? Posso dizer com toda a certeza que é a maneira como esses lojistas leem o relatório de inadimplência ou, até mesmo, o tipo de relatório que a empresa tem acesso. E essa avaliação é um ponto muito imprescindível.

Por exemplo: imagina que temos uma rede de lojas que o índice de inadimplência está alcançando os 20% e a loja está buscando um motor de crédito para reduzir essa inadimplência, mas ela não quer sacrificar as vendas. Para isso, existe um estudo de como isso pode ser feito. Então, quando a loja confere o relatório por data de vencimento, esse índice acaba demorando muito para sofrer queda. Com base nisso, o lojista acaba ficando desesperado com essa operação, porque ele começa a perceber que o motor de crédito “não está funcionando”. Mas será que isso é verdade? Não, ele apenas está olhando errado.

A verdade é que o lojista está olhando um relatório englobando todas as vendas que já foram feitas no crediário, inclusive as vendas que não passaram pelo motor de crédito. Portanto, se esse lojista olhar todos os índices no geral, é claro que as inadimplências passadas irão afetar os resultados atuais. Porém, para saber se o motor de crédito funciona é necessário que ele avalie os resultados A PARTIR do momento em que foi implementado.

Agora, quando você consegue fazer uma melhor distribuição dos dados, do antes e do depois, é possível compreender quais atitudes são mais eficazes. Para fazer isso, é importante avaliar o índice de inadimplência pela data da venda. Assim, é possível identificar que as vendas feitas após a implementação do motor de crédito e os resultados.

ESSA É A MANEIRA IDEAL PARA FAZER O ACOMPANHAMENTO DA INADIMPLÊNCIA DAS VENDAS. Além de olhar mês a mês, é possível identificar o que ocorre após a mudança da política de crédito e o que exatamente essa mudança causou nos índices de inadimplência.

Com base nisso e com a ajuda do Meu Crediário, é possível fazer a sua empresa alcançar um índice de inadimplência na casa dos 5%, que é o que todo empreendedor mais deseja.

Esses processos tendem a ajudar muito os lojistas durante o próximo ano, garantindo também mais oportunidades para quem quer vender através do modelo de crediário próprio.

LEMBRE-SE: quem conseguir fazer esse tipo de acompanhamento com certeza vai sair na frente e vai aumentar (e muito) a operação de faturamento do próprio empreendimento.

Espero que tenha gostado desse conteúdo. Um grande abraço, boas vendas e até a próxima!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: