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23 de outubro de 2023 - 17:01

Sua empresa tem tido conflitos mais complexos de serem resolvidos com consumidores-televendas-cobranca-3

Hoje o nosso papo é com você, empresa, que resolve muitas reclamações pelo site do Reclame AQUI e consegue ter um bom relacionamento com seus clientes e consumidores. Isso é, sem dúvidas, uma poderosa porta de entrada para conquistar novos clientes, fortalecer a confiança daqueles que já estão com você e aumentar a sua credibilidade no mercado.

No entanto, alguns casos podem ultrapassar a solução mais convencional. E, para isso, a melhor saída é ter uma mediação legal entre empresa e consumidor, onde um profissional capacitado e habilitado poderá intermediar a divergência existente, chegando a uma resolução mais eficaz e válida para ambas as partes.

O Leegol é uma solução criada em parceria do Reclame AQUI e da Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada (CAMES), instituição que promove a resolução de conflitos fora do Poder Judiciário.

Para tirar de vez qualquer dúvida que você possa ter sobre a atuação de um mediador e as suas vantagens, vem que a gente te explica certinho em um jogo rápido de perguntas e respostas!

Vamos lá?

O que é mediação?

É um procedimento em que um terceiro imparcial e devidamente capacitado facilita a comunicação entre as partes para que elas consigam construir uma solução para determinada controvérsia.

A mediação do Leegol serve para todos os casos?

A grande maioria das divergências são resolvidas por meio de negociação entre os envolvidos. Mas quando a comunicação não está sendo mais tão eficiente é importante envolver um mediador, que vai auxiliar a criar um ambiente mais favorável ao acordo.

Posso utilizar a mediação do Leegol para resolver casos que já estão nos Procons ou no Judiciário?

Sim. Nada impede que a mediação seja utilizada nesses casos. Além disso, pode-se informar a esses órgãos que há uma mediação em andamento, com o objetivo de suspender esses procedimentos até que haja uma solução para a controvérsia.

Qual a diferença entre mediação e arbitragem?

Na mediação a solução final dependerá sempre da concordância de todos os envolvidos. Na arbitragem a decisão final é transferida para um terceiro especializado. A arbitragem geralmente é recomendada apenas quando as partes não conseguiram chegar a um acordo por meio da mediação, que costuma ser mais rápida e menos onerosa.

A mediação do Leegol possui validade jurídica?

Sim, a Lei nº 13.140/2015 garante a validade jurídica ao acordo celebrado nos termos da Lei. Assim, caso descumprido, o acordo pode ser executado. O Leegol foi desenvolvido observando todas as exigências da Lei de Mediação.

Por que optar pela mediação do Leegol e não pela ação judicial?

O Leegol é mais rápido e simples. O procedimento é todo online, o que torna ele menos caro e mais acessível. Além disso, a imagem dos envolvidos é protegida pela confidencialidade, garantida por Lei.

Há outras vantagens em utilizar a mediação do Leegol?

O Leegol utiliza a mediação assíncrona, que é mais econômica, simples e escalável. Além disso, permite que o representante da empresa tenha mais tempo para refletir e alinhar seus posicionamentos internamente junto com seus superiores.

A mediação do Leegol deve ser utilizada pelo meu setor de atendimento, pela ouvidoria ou pelo setor jurídico?

O Leegol foi desenvolvido para ser simples e acessível, para poder ser utilizado por todos. Não precisa ter conhecimento jurídico para poder utilizá-lo. Basta querer resolver o problema!

Como faço para implantar a mediação do Leegol na minha empresa?

O Reclame Aqui e a CAMES oferecem um modelo de política de mediação para relações de consumo que pode ser utilizada pela sua empresa. Clique aqui para baixar! Se preferir, entre em contato para agendarmos uma conversa!

O meu Departamento Jurídico ainda não utiliza a mediação do Leegol. O que faço?

A adoção do Leegol envolve uma nova visão sobre o papel do jurídico interno da empresa. Sua importância deve passar a ser avaliada não pelo número de ações judicias que cuida, mas pela sua capacidade de atuar estrategicamente prevenindo o surgimento de conflitos e protegendo a imagem da sua empresa.

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