Nov
12

Tchau “FoneBot”, bem-vindos chatbots!

por: Afonso Bazolli
fonte: E-Commerce Brasil
11 de novembro de 2019 - 17:05

Tchau-fonebot-bem-vindos-chatbots-televendas-cobranca

Você lembra do auge da era da comunicação por telefone (via voz) os famosos atendimentos: “Pressione 1 se é cliente”, “Pressione 2 se ainda não é nosso cliente” “…” e não víamos a hora de ouvir a melhor opção “A qualquer momento pressione 9 para falar com nossos atendentes”.

Esse formato de atendimento provavelmente você já deve ter utilizado alguma vez na vida, e ainda é um dos mais presentes nos atendimentos de grandes empresas.

De certa maneira o que ouvíamos do outro lado da linha era um bot por trás do atendimento direcionando e apresentando a melhor solução possível de acordo com as demandas dos usuários.

Mas esse formato tende a ser substituído por formatos que geram novas e diferentes experiências aos usuários como, por exemplo, os chatbots.

Um grande fator que colabora com essa afirmação é que cada vez mais buscamos novas experiências e maneiras de nos relacionar com as marcas que seguimos e gostamos.

Os chatbots são mensageiros programados que simulam um ser humano durante uma conversa. A sensação e experiência dos usuários que utilizam é fantástica, até lembram a melhor opção (atendente) do fonebot.

Uma recente pesquisa publicada pela Gartner, apontou que neste ano, mais de 80% dos atendimentos serão feitos por algum chatbot.

A voz do consumidor está cada vez mais presente no dia a dia das empresas e isso trará novas oportunidades nessa relação!

Alguns fatores são importantes para se preparar e criar as novas experiências para seus clientes. De modo prático, listo seis fatores importantes e que devem ser vistos antes de seguir com seu novo funcionário.

1) Propósito

Qual o problema principal que o chatbot irá resolver?

Quais oportunidades atenderá?

2)  Objetivo

Qual o “job description” do seu chatbot? Qual a função dele?

3) Público alvo

Quem vai interagir com o seu chatbot? Qual a plataforma e os formatos que mais utilizam?

4) Conteúdo

Qual a linguagem do seu público alvo? Usam muitas gírias locais? Qual idioma ele fala?

5) Metas

Trace metas para entender o desempenho do seu chatbot.

Os usuários estão chegando no seu objetivo de negócio? As experiências estão sendo proveitosas?

6) Reciclagem

Atualizar seu chatbot com novos conteúdos e experiências proporcionará mais engajamento com seu público-alvo que voltará para conferir as novidades.

Se quiser testar agora mesmo um chatbot, provavelmente ai no seu bolso tem um! Caso utilize um celular da Apple, você pode acionar a assistente Siri (“E aí, Siri”). Se for usuário de Android, pode acionar o assistente do Google pelo comando: “Ok, Google” ou mesmo “Hey Google”.

Deixar seus consumidores como protagonistas da sua história tornará mais interessante e fortalecerá sua relação com ele. Não deixe de participar!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: