
A tecnologia VoIP não é nova: foi criada em 1990. Porém, foi meio “deixada de lado” pelas empresas devido à sua baixa velocidade de transferência de dados. Agora, ela voltou com tudo ao mercado devido à banda larga e capacidade de oferecer um ótimo desempenho em chamadas telefônicas pela internet.
O que é telefone VoIP?
A sigla VoIP é a junção entre “voz” e “IP”, significado em inglês Voice Over Internet Protocol. Em português é definida como Voz sobre Protocolo de Internet, Voz sobre IP ou telefonia IP. Ela é uma tecnologia que permite realizar ligações pela internet de forma gratuita ou com valor baixo.
Acessado de qualquer dispositivo, o telefone VoIP é oferecido por diversos aplicativos e redes sociais, como:
WhatsApp;
Facebook Messenger;
Skype;
Zoom;
Google Meet;
Microsoft Teams.
Se, antes, era necessário comprar determinados equipamentos para que o VoIP funcionasse, atualmente, basta acessar a internet por um smartphone, tablet e computador e realizar a chamada telefônica.
Ou seja, não é necessário investir em outros equipamentos além dos já usados diariamente pelos colaboradores.
Como funciona a telefonia VoIP?
Essa tecnologia possibilita a transmissão de voz por IP (Protocolos de Internet), transformando sinais de áudio (voz) analógicos em dados digitais, que são transmitidos pela internet por protocolo TCP/IP. Todo o conteúdo falado durante a ligação é transformado em informação binária e transmitida pela internet.
Basta utilizar a internet para ligar para qualquer país e ter um microfone e alto-falante (ou fone de ouvido).
Para realizar chamadas com a tecnologia VoIP pelo telefone convencional, é necessário usar o dispositivo ATA, que é um adaptador telefônico analógico e conversor analógico-digital que conecta o telefone comum ao computador e à conexão com a internet.
A tecnologia VoIP pode ser usada de um dispositivo conectado à internet para qualquer outro, até mesmo um telefone comum.
Outra boa notícia é que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não exige licença para ter um provedor VoIP.
Benefícios da tecnologia VoIP
A telefonia VoIP oferece benefícios significativos, como: redução de custo com ligações telefônicas; possibilidade de realizar diversas chamadas; mais segurança, pois é criptografada; maior flexibilidade por permitir o acesso de qualquer lugar; e possibilidade de encaminhar chamadas para outro ramal ou celular de um colaborador.
Entenda melhor sobre cada uma das vantagens de implementar a tecnologia VoIP no atendimento ao cliente da sua empresa.
Realização de várias chamadas
A tecnologia VoIP possibilita que diversas ligações ocupem o mesmo espaço, deixando o resto livre para outras chamadas.
Enquanto, na telefonia convencional, 10 minutos de ligação consomem 10 minutos de transmissão com taxa de 128 Kbp/s, a VoIP consome 3,5 minutos a 64 kbp/s, liberando espaço para outras ligações.
Redução de custos com ligações
Chega de conta de telefone altíssima e linhas ocupadas eternamente, não é mesmo? A tecnologia VoIP é a solução para quem deseja ampliar seu atendimento ao cliente, reduzindo custos.
E o melhor: sem se preocupar com os gastos e as linhas ocupadas, o vendedor ou atendente pode investir mais tempo na ligação com o cliente. Excelente para quem está prospectando, negociando uma proposta com o cliente ou fazendo follow up.
Já que esse gasto com chamadas telefônicas é reduzido, o custo de aquisição do cliente, por exemplo, também diminui. Afinal, conquistar um novo consumidor já custa menos do que antes. Ótimo, né?
Mais segurança
A segurança de dados já é realidade para quem navega pela internet, principalmente quando falamos de interação e troca de informações entre uma empresa e um cliente.
A telefonia VoIP é criptografada, reduzindo as chances de ser hackeada.
Encaminhamento de chamadas
O PABX VoIP, PABX IP ou PABX na nuvem é um sistema que permite a criação de diversos ramais a partir de uma ou mais linhas de telefone e conexão com dispositivos online da tecnologia VoIP.
Por meio dele, o vendedor ou atendente pode encaminhar uma ligação para outro colaborador diretamente no seu celular. Logo, o atendimento é facilitado ao não exigir que o profissional esteja no escritório para atender ao cliente ou outro funcionário.
Se há alguém trabalhando de home office, pode receber a ligação sem precisar estar fisicamente presente na sede da empresa.
Maior satisfação do cliente
A experiência do cliente externo e interno realmente é impactada positivamente pelo uso dessa tecnologia. Isso porque o consumidor pode ser rapidamente transferido de setor, uma vez que o telefone VoIP é integrado a diversos sistemas de gestão do cliente, como CRM e ERP.
Melhora da comunicação interna e externa
A telefonia VoIP também facilita a realização de videoconferências e reuniões remotas com colaboradores, gestores, parceiros, fornecedores e, claro, leads e clientes.
Isso resulta na economia de tempo e recursos ao não precisar se deslocar até a pessoa para fazer a reunião, ampliando a área de atuação e a escalabilidade da companhia.
Telefonia VoIP para empresas: como implementar?
A telefonia VoIP para empresas pode ser usada em:
aplicativo para smartphone, tablet e computador: basta utilizar algum app que oferece chamadas de voz e/ou vídeo, como Skype, Zoom, WhatsApp, Google Meet, Facebook etc;
softphone: software oferecido por operadoras de serviços e telefonia que é baseado no VoIP e faz e recebe ligações pela internet sem necessitar de um aparelho de telefone;
telefone IP: este aparelho é semelhante a um telefone convencional, mas realiza conexão com a internet em vez de uma rede telefônica comum;
ATA (adaptador de telefone analógico): é um conversor analógico-digital colocado em um telefone convencional para usá-lo como VoIP;
PABX IP ou na nuvem: sistema moderno contratado sob demanda para coletar e armazenar dados e servidores. Por ser na nuvem, não necessita de hardware ou altos gastos com manutenção e atualização.
A melhor forma de utilizar todo o potencial que a tecnologia VoIP oferece é integrando-a a um sistema inteligente que armazena todo o histórico de contato com o cliente e organiza os dados, facilitando a busca por informações e criação de relatórios completos com métricas e indicadores de vendas, atendimento e suporte ao consumidor.
Estamos falando do sistema de CRM, que é um software de gestão de relacionamento com o cliente, que pode ser integrado a uma imensa variedade de sistemas e ferramentas para potencializar o acompanhamento sobre a evolução do negócio.
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