Afinal, o que é CRM?
Se você chegou a este artigo, provavelmente já deve conhecer o significado de CRM. No entanto, vamos relembrar o que essa sigla quer dizer?
Do inglês Customer Relationship Management, CRM é a gestão do relacionamento com o cliente. Este conceito é muito mais do que uma ferramenta. É uma estratégia de vendas que centraliza os processos e abordagens no cliente, com o objetivo de atendê-los da melhor forma para alcançar excelentes resultados.
Já o software de CRM é uma plataforma online que permite ao time de vendas acompanhar seus clientes durante sua jornada de compra e organizar sua agenda diante de seus compromissos para ter mais vantagem competitiva durante suas negociações e fechar mais vendas.
Neste artigo você pode compreender melhor o que é CRM e ainda descobrir quais são os principais tipos e quais as vantagens de cada um. Tire uns minutinhos e leia!
Contudo, para que seja possível acessar todos os benefícios do CRM, ele precisa ter, essencialmente:
boa usabilidade;
integração com outros softwares de gestão;
acesso online e offline;
personalizações;
armazenamento de dados em nuvem;
relatórios e métricas;
acesso via web e mobile.
Quais são as vantagens do CRM nas empresas?
Depois de consultar esta lista com as principais vantagens do CRM nas empresas, fica mais fácil julgar se vale a pena ou não implementar esta estratégia na sua empresa. Aposto que o resultado será positivo. Veja!
1. Dados organizados e acessíveis
Uma das mais notáveis vantagens do CRM é a facilidade em armazenar e encontrar os dados dos clientes.
Ao contrário das planilhas em Excel, que são pouco intuitivas e mais sensíveis às alterações que são feitas “sem querer”, o CRM garante a centralização de dados em uma base simplificada, aparente e segura.
Com mecanismos de busca mais aprimorados, o time de vendas alcança as informações que precisam de maneira descomplicada e ganha mais velocidade em suas tarefas.
2. Facilita a segmentação de clientes
Ter uma carteira de clientes longa e sem critérios específicos pode atrapalhar a rotina dos vendedores, afinal, nem todos os clientes possuem as mesmas necessidades ou as mesmas complexidades.
Outro benefício do CRM é a possibilidade de segmentar sua base de cliente por várias dimensões diferentes para obter um processo mais eficiente e uma abordagem mais assertiva.
3. Follow-up no timing correto
Confiar em nossa memória para lembrar de todos os compromissos com os clientes é arriscado demais. Mas será que manter tudo anotado em agendas físicas é a melhor forma de gerenciar sua agenda?
O gerenciamento de atividade é também uma das grandes vantagens do CRM. Com essa funcionalidade, o time de vendas pode organizar seus follow-ups e tarefas facilmente e não perde nenhum compromisso com seus clientes, estando sempre à frente das negociações.
4. Comunicação com o cliente mais eficiente
Com um histórico de interações no CRM, os vendedores poderão estar sempre por dentro de tudo o que está sendo alinhado, promovendo uma melhor comunicação com o cliente.
Assim, nada passa batido pelo time, evitando cobranças desnecessárias de ambas as partes e oferece uma melhor preparação do vendedor para suas negociações.
5. Relatórios confiáveis
A falta de indicadores e métricas pode trazer muitos malefícios para o time de vendas, além, claro, da dificuldade de fechar negócios. Isso pode levar às seguintes desvantagens:
estimula o microgerenciamento da equipe;
as tomadas de decisões são baseadas em achismos;
visão irreal do desempenho da equipe;
definição de metas de maneira equivocada;
erros passam despercebidos.
Por isso, uma das vantagens do CRM é a possibilidade de visualizar a performance dos vendedores e do seu processo comercial como um todo, de maneira detalhada, intuitiva e em tempo real.
6. Mais previsibilidade nas vendas
Um CRM que permite a construção de um funil de vendas em sua ferramenta pode oferecer maior previsibilidade nas vendas.
Ao separar o processo comercial por etapas no funil, é possível entender a progressão dos negócios em andamento, já que cada etapa depende do sucesso da etapa anterior. Isso concede o cálculo da previsão de vendas tanto semanais, quanto mensais.
7. Equipe mais independente e produtiva
A implantação de um CRM afetará diretamente a produtividade da sua equipe. E quando feita de forma assertiva, pode trazer resultados realmente impressionantes para o time.
Com a facilidade de alcançar as informações necessárias, uma agenda que cria alertas e um funil de vendas compatível com o processo comercial da empresa, os vendedores têm claras as suas tarefas e como resolvê-las.
Com uma rotina mais otimizada, pode produzir mais sem depender de ninguém ou de outros recursos mais burocráticos.
8. Processo de vendas mais realista e eficiente
Uma das principais vantagens do CRM é a possibilidade de entender mais profundamente o comportamento e a tomada de decisão de compra do seu cliente.
Com todo um histórico de interações e indicadores que mensuram a evolução dessas negociações, as empresas podem ir refinando e aprimorando seu processo comercial, até que ele fique compatível com a jornada do cliente, gerando mais vendas em ciclo cada vez menor.
9. Aumenta a retenção de clientes
Uma pesquisa da Harvard Business Review mostra que um novo cliente é entre 5 a 25 vezes mais caro do que reter um cliente. Portanto, se esforçar para manter seus clientes ativos satisfeitos deve ser uma das suas prioridades!
E essa é mais uma das vantagens do CRM: a facilidade de identificar as necessidades do cliente e a possibilidade de acompanhá-lo durante o seu processo de compra e de pós-venda é crucial para a retenção e fidelização do mesmo.
10. Maior lucratividade
Todas as vantagens do CRM que abordamos têm um resultado claro: maior lucratividade para sua empresa, já que promove a retenção de cliente, e aumenta a conquista de novas negociações.
Além disso, um processo de venda diferenciado e um atendimento ao cliente de qualidade, o CRM pode elevar a imagem da sua empresa e estimular uma boa reputação, gerando cada vez mais indicações e novas oportunidades de negócio.
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