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Chatbot não é plug and play!

por: Afonso Bazolli
em: Chatbot
fonte: E-Commerce Brasil
09 de fevereiro de 2020 - 12:02

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Bill Gates já dizia “O modo como você reúne, administra e usa a informação determina se vencerá ou perderá”.

É necessário entender que para criar um chatbot precisamos saber de fato que trata-se de uma ferramenta poderosa para fortalecer o relacionamento entre duas partes, empresa x clientes.

Pesquisas recentes mostram o crescimento deste canal de relacionamento ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Um dado publicado pela Gartner mostra que em torno de 80% dos atendimentos serão realizados por um chatbot.

Chatbots estão se tornando ferramentas cada vez mais poderosas de relacionamento e deverão ser inseridas com maior frequência no cotidiano das empresas e dos consumidores. Vale ressaltar que não dá para criar um chatbot como ligamos nossos equipamentos diariamente.

Para desenvolvê-lo é importante seguir uma série de etapas, e, antes de ser lançado, assegurar se os objetivos/resultados estão sendo atendidos para evitar que a ferramenta não seja ineficiente e acabe contribuindo negativamente para a imagem do seu negócio.

Os primeiros passos antes de correr atrás de uma solução adequada ao seu negócio é entender qual o objetivo real do tipo de atendimento online que você pretende criar.

Recentemente, vimos um case de sucesso interessante no Brasil. O maior festival de música da América Latina utilizou chatbot para engajar com os participantes do evento.

Ele disponibilizou a agenda de todos os dias, desse modo era possível ver quais eram as atrações, em quais datas, horários e palcos que elas se apresentariam, de acordo com a preferência do usuário. Dessa maneira, enviava notificações para alertá-lo que a atração que ele gostaria de ver começaria em breve. Dentre outras informações ele mostrava o mapa do local e divulgava ativações de patrocinadores do evento.

O resultado de engajamento com o chatbot foi excelente! Tudo porque o desenvolvimento dele não foi plug and play, foi pensado estrategicamente para levar aos usuários a melhor experiência com o festival.

Para concluir, se estiver com dificuldade em criar um chatbot para seu negócio, pense de maneira estratégica em duas coisas:

1. Qual o propósito para meu chatbot? Ele servirá para o que? Se a resposta for ser igual ao conteúdo do seu site ou fanpage, esqueça! O caminho não deve ser esse. Pense em algo além disso.

2. Quais as competências necessárias para integrar no meu chatbot? Ele precisará saber de quais assuntos ou integrar com quais canais da minha empresa para entregar a melhor experiência?

Neste ano os consumidores esperam ver novidades e evolução no relacionamento com suas marcas prediletas. Não os fruste ou deixe escapar esta oportunidade para seu negócio, promova a melhor experiência de compra e eleve os resultados e retornos com seu negócio a um nível cada vez mais alto.

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