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Como criar uma estratégia de bot para sua empresa em 10 etapas

por: Afonso Bazolli
em: Chatbot
fonte: E-Commerce Brasil
20 de janeiro de 2020 - 17:06

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Tudo deve ser feito tão simples quanto possível… mas não mais simples.” já dizia Albert Einstein.

Atualmente, muitas empresas estão desenvolvendo chatbots para proporcionar melhores experiências em sua relação com seus consumidores.

Antes de seguir é importante revermos o conceito do que é um chatbot: são mensageiros programados que possibilitam o fortalecimento de sua relação com seu público alvo, sejam seus clientes, leitores, fãs ou até mesmo amigos.

Um chatbot pode e deve ser uma poderosa ferramenta para que uma relação se mantenha alinhada aos objetivos e interesses de ambos os lados.

É possível criar um modelo de chatbot em 10 etapas. Confira abaixo quais são:

#1 PROPÓSITO

Imagine que seu bot é um novo funcionário e como todo novo funcionário ele precisará de uma definição de qual será seu papel na empresa e qual a descrição das suas atividades.

Com bot é a mesma coisa. Você precisará definir qual o propósito dele ser criado.

Qual o problema seu chatbot irá resolver?

Qual a oportunidade ele atenderá?

#2 OBJETIVO

Com o propósito estabelecido, defina de uma maneira clara e objetiva o que será seu chabot.

Fazendo uma analogia com o “novo funcionário”, esse é o momento de descrever qual o job description do seu bot.

Será um vendedor, será um atendente, entre outros.

#3 PÚBLICO-ALVO

Conheça quem utilizará seu robozinho. Embora, isso pareça clichê é crucial entender alguns aspectos do público, tais como: demografia, comportamento, linguagem e geolocalização.

Essas informações são importantes para que você escolha qual a melhor plataforma para interagir com seu público e o tom da conversa que você desenvolverá.

#4 CONTEÚDO

Defina a estratégia de conteúdo. Qual o tom da conversa você adotará no bot? Por exemplo, uma linguagem mais técnica, informal ou formalidade, terá alguma mídia (fotos, vídeos).

Se sua audiência utiliza gírias, você pode utilizá-las, mas não ultrapasse o limite de entendimento do que deseja comunicar.

O importante é passar sua mensagem de maneira prática e lembre-se: “Be simple“

#5 UX

Um dos maiores segredos de sucesso de um chatbot está nesta etapa. Ela é crucial para o sucesso do seu projeto.

Nesta etapa é onde deve ser definido a navegação e diálogos das conversas.

Para ajudar a pensar nessa etapa e construir a navegação, reveja o propósito e objetivo do seu bot, a partir disso, pense: como os usuários devem interagir para atingir esse objetivo? Quais os caminhos necessários e importantes eles devem percorrer para chegar no propósito?

#6 ENVIO DE MENSAGENS

Algumas plataformas permitem que você envie mensagens aos usuários que tiveram alguma interação com o bot.

Para e-commerce e negócios em geral é possível criar campanhas de marketing e enviar mensagens aos usuários de maneira segmentada.

Para não estressar sua base, defina regras de envio das mensagens e não esqueça de ler a política da plataforma que utilizará.

#7 NOME

Deixe seu chatbot mais humanizado e familiarizado com sua audiência. Dar um nome a ele ajudará os usuários a se recordar com quem eles conversaram.

#8 METAS

Defina e acompanhe as diferentes metas do seu bot.

Assim como outros canais de comunicação, o chatbot também possui metas que precisam ser acompanhadas para otimizar seus resultados.

Separei algumas que já utilizei em alguns projetos: Conversas: taxa de abandono, entendimento das mensagens, horário da audiência; Envio de mensagens: volume de usuários na base, taxa de abertura, taxa de resposta, horários.

#9 RECICLAGEM

Não esqueça de reciclar periodicamente seu conteúdo e gerar novas experiências aos seus usuários.

#10 TECNOLOGIA

Por fim e não menos importante, levante os requisitos de tecnologia necessários para criar seu bot.

Depois de todas essas etapas e tarefas concluídas é a hora de implementar e testar.

Não deixe de verificar todos os itens de segurança do seu banco de dados e aplicação.

Assim como algumas tecnologias e estratégias, os chatbots são os primeiros passos para as novas tendências de relacionamento entre você e seu público-alvo. Se ainda não começou a fazê-lo, este é o momento certo para considerar e começar uma nova etapa de experiência com sua audiência.

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