Jun
10
09 de junho de 2024 - 12:15 - atualizado em 12 de junho de 2024 às 12:11
- Reduzir PDD: como a PDD é atribuída mensalmente em função da rolagem e diferença de um mês para o outro, no mês da sessão poderá ser observado um ganho em redução considerável de provisionamento, o que vai impactar diretamente no resultado da operação.
- Reduzir OPEX: para manter uma cobrança minimamente adequada é necessário investir em localização, higienização e clusterização dos clientes, mais equipe para controle de performance e gestão de terceiros, que envolve acompanhamento e planos de ação. Com a venda da carteira esses custos podem ser reduzidos até 50% ou mais dependendo da estratégia, por exemplo, normalmente existem gerentes para faixa velha e faixa nova, você ficaria apenas com um gerente.
- Antecipar Caixa: uma operação de venda de carteira inadimplente ou sessão de direitos creditórios tem por premissa básica estimar a recuperação do estoque inadimplente de um determinado mês por 48 meses e trazer ao valor presente com o desconto do custo do dinheiro, em poucas palavras você estará antecipando 4 anos de recuperação. E ainda se você fizer um bom leilão com vários participantes poderá trazer um valor maior do que você iria recuperar com as estratégias atuais.
- Focar nas carteiras inadimplentes mais novas: ao vender as carteiras mais velhas, que por sua vez necessitam de maiores cuidados relacionados à estratégia, você pode focar nas faixas mais novas, o foco irá garantir um maior controle da inadimplência e consequentemente melhorar os indicadores de rolagem.
Quer conhecer mais sobre a venda de carteira de recebíveis? Acesso o e-book disponível na Amazon.com em https://a.co/d/fPxVjt0
Profissional Sênior em Crédito & Cobrança, Planejamento Estratégico e Dados. Com 20 anos de experiência em liderança, desenvolvida em empresas como: Bradesco, Audac Cobranças, Contax, Banco Cetelem, Nextel e Mapfre entre outras
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.