Jul
25

A dívida da sua empresa é boa ou má?

por: Afonso Bazolli
em: Cobrança
fonte: Exame
24 de julho de 2017 - 18:03

A-divida-da-sua-empresa-e-boa-ou-ma-televendas-cobranca

Por Mariana Fonseca

Quais os tipos de endividamento uma empresa pode ter?

Escrito por Henry J. Kupty

Informação e controle são essenciais para a sobrevivência de qualquer empresa. Desobrigados pela legislação do Imposto de Renda, alguns gestores de PME não se preocupam com as suas demonstrações contábeis e desconsideram o fato de que, com base nesses dados, é possível decidir como estruturar o capital e, a partir disso, conduzir suas finanças.

Classificação dos rendimentos e gastos de uma empresa:

- Balanço patrimonial, que registra os bens e direitos (ativos);

- O registro das obrigações (dívidas) com terceiros;

- Conjunto de contas do patrimônio líquido nos quais temos as obrigações com os sócios.

Assim, podemos gerenciar a estrutura de capital que melhor suporta as operações dos nossos negócios.

Outro item de atenção é a escolha do tipo de capital. Se o empresário optar por mais capital próprio, terá que buscar um lucro maior para recuperar o valor investido. Caso haja mais capital de terceiros (dívida), o grau de risco aumenta; porém, o gestor poderá esperar uma taxa de lucro maior.

A boa e a má dívida

A atividade operacional de uma empresa, em geral, baseia-se em comprar matéria-prima ou produto, estocar, vender, receber do cliente e pagar os fornecedores.

Esse ciclo, dependendo dos prazos em que ocorre cada fase, pressupõe entradas e saídas de dinheiro. Às vezes, a empresa não tem o recurso necessário e precisa de um agente financeiro para a viabilização da operação.

Quando as empresas recorrem à captação de recursos financeiros para aplicações produtivas – como, por exemplo, investimentos em compras de máquinas e equipamentos -, feita por meio de financiamentos em longo prazo, elas estão financiando o seu ativo permanente e irão gerar novos fundos. Podemos considerar esse tipo de endividamento como sendo uma “boa dívida”.

Quando as organizações recorrem aos empréstimos que não vão gerar recursos adicionais e que apenas irão servir para pagar dívidas antigas, a gestão aumenta suas despesas com os juros dessa operação. Caracterizam-se, assim, empréstimos para financiamento de capital de giro ou financiamento do passivo circulante. É uma forma negativa de endividamento.

Podemos ver que as empresas precisam ter informações que auxiliem a visão na estruturação do seu capital. A fonte para isso é o balanço patrimonial. O olhar do gestor quanto ao nível de endividamento, aos prazos, às taxas de juros e quanto à finalidade para a captação do recurso é fundamental para o sucesso dos negócios.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: