Você sabe como cobrar um cliente inadimplente? Neste artigo, você confere 6 dicas importantes para aumentar as chances de pagamento.
Ideias para setor de cobrança: 6 maneiras de atingir clientes inadimplentes
Como anda a sua carteira de consumidores? Por acaso, você tem clientes inadimplentes? Se sim, é muito provável que você esteja procurando alguma solução para melhorar suas abordagens de cobrança e, assim, aumentar as chances de receber o seu dinheiro.
Todo estabelecimento comercial e empresa conta com a sua cota de clientes que estão com dívidas atrasadas — o que não é o ideal. Afinal de contas, esse fato começa a ser um grande problema quando as taxas de inadimplência impactam diretamente no seu faturamento e fluxo de caixa.
Então, ao longo deste artigo, vamos explicar como cobrar clientes inadimplentes de maneira eficaz e humana. Além disso, vamos abordar como está a situação do mercado brasileiro. Como esse assunto é muito importante para a saúde do seu negócio, continue com a gente e faça uma ótima leitura!
O que são clientes inadimplentes?
Clientes inadimplentes são consumidores que não cumpriram os acordos financeiros, como a data de pagamento das parcelas, combinados com a empresa. Nesse caso, eles já receberam o produto ou serviço prestado, mas não pagaram completamente pelo que foi oferecido.
Vamos mostrar um exemplo: você é dono de uma loja de móveis. Um cliente efetua uma grande compra, mas alega não conseguir pagar à vista. Então, vocês fazem um acordo de pagamento em parcelas, que não pesam no bolso do consumidor. Entretanto, logo no primeiro mês, ele não efetua o depósito. Nesse caso, ele se torna um cliente inadimplente.
Toda empresa que efetua vendas parceladas ou fiado está sujeita à inadimplência dos seus consumidores. Por isso, é muito importante criar uma política de crédito eficaz, que possibilita a análise de quais clientes são confiáveis para a concessão de crediário.
Clientes inadimplentes: uma realidade brasileira
De acordo com dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), quatro em cada 10 brasileiros estavam inadimplentes em março de 2023. Isso significa 66 milhões de pessoas com dívidas, o que representa mais de 40% da população adulta do nosso país.
Essa é considerada uma marca histórica. Para você ter noção, essa taxa teve um crescimento de 8,32% em relação a março de 2022. Especialistas explicam que esse aumento na inadimplência pode ser resultado do desemprego, dos baixos salários, da inflação e das grandes taxas de juros do país.
Com esse cenário desanimador, pequenas, médias e grandes empresas devem investir em ferramentas para diminuir o número de consumidores com dívidas. Isso é possível, por exemplo, com um dispositivo de análise de crédito baseado no Cadastro Positivo e com equipamentos que ajudam na cobrança de inadimplentes.
Como cobrar clientes inadimplentes?
Para cobrar clientes inadimplentes, é importante manter a educação, tentar entender o lado do consumidor e, por último, utilizar argumentos plausíveis com soluções que fazem sentido para ele.
Sabemos que não é fácil cobrar uma pessoa. Entretanto, há maneiras humanizadas e estratégicas que podem tornar essa tarefa um pouco menos desafiadora. Além disso, ao aplicar essas táticas, é possível aumentar as chances de receber o dinheiro devido!
Sem mais delongas, confira abaixo as 6 melhores ideias de como cobrar cliente inadimplente.
1. Lembre da data de vencimento
Lembrar o cliente da data de vencimento das parcelas do pagamento pode ser uma ótima alternativa para evitar a inadimplência. Isso porque um dos motivos que levam ao acúmulo das dívidas é o esquecimento.
Isso pode ser feito com uma mensagem de texto pelo WhatsApp ou por meio de SMS. Caso você prefira, utilize ferramentas de e-mail marketing ou entre em contato ligando para o seu consumidor.
2. Bonifique bons pagadores
Você já deve ter estratégias para fidelizar seus clientes, não é mesmo? Então, que tal utilizar esse mesmo pensamento, mas para incentivar o pagamento em dia dos seus consumidores?
Isso pode ser feito, por exemplo, com o acúmulo de pontos ou com a disponibilidade de brindes em sua loja. Desse jeito, você ganha maior intimidade e confiança do seu cliente.
3. Observe a sazonalidade
Prestar atenção na sazonalidade é uma ótima maneira de evitar ou negociar a inadimplência. Afinal de contas, existem alguns períodos em que as contas costumam ficar mais apertadas, o que pode gerar acúmulo de dívidas.
Pense no começo do ano: além dos impostos, famílias com crianças precisam comprar material escolar, o que não é barato. Então, dependendo da sazonalidade, é importante oferecer melhores condições de pagamento, que podem aliviar o bolso do seu cliente e garantir o pagamento das parcelas.
4. Analise o cliente e entenda o que aconteceu
Em um primeiro momento, precisamos considerar que o cliente passou pela régua de concessão e política de crédito da sua empresa. Portanto, você considerou baixas as possibilidades de inadimplência.
Entretanto, imprevistos acontecem. Por isso, antes de repreender o seu consumidor, o que pode gerar atrito entre as duas partes, é muito importante fazer uma análise sobre o que levou a esta dívida e sobre a importância deste cliente para o seu negócio.
Quando você conhece o seu consumidor, você consegue estabelecer uma estratégia personalizada apenas para este caso, o que pode aumentar as chances dele quitar as suas dívidas e voltar a fazer negócios com a sua empresa.
5. Mantenha a educação
Aqui, devemos lembrar da máxima “o cliente tem sempre razão”. Por isso, não há motivos para perder a educação em uma tentativa de cobrança. Ser grosseiro e mal-educado pode, na verdade, dificultar as chances de pagamento.
Por isso, seja sempre cordial e busque pela diplomacia. O uso da comunicação não violenta e o atendimento humanizado precisam ser pilares para o momento da cobrança de clientes inadimplentes.
6. Use argumentos plausíveis
Após mostrar as opções de quitação da dívida, é necessário mostrar para o cliente porque ele deve aceitar a sua proposta. Aqui, mais uma vez, lembre-se de ser sempre muito educado e humano.
Invista no bom relacionamento com o cliente
O bom relacionamento entre empresa e cliente é a peça-chave para acordos justos, diminuição da inadimplência e fidelização dos consumidores. Afinal de contas, não é apenas a qualidade dos produtos e serviços que levam uma pessoa a frequentar um comércio.
Investindo em um bom relacionamento com os seus clientes, é possível alcançar maior transparência nas suas transações. Isso, por sua vez, diminui surpresas e imprevistos, já que o canal de comunicação está sempre aberto para as duas partes.
Quod Triggers: a solução que você esperava
Neste artigo, você conferiu 6 dicas aplicáveis na hora da cobrança das dívidas dos seus clientes. Entretanto, sabemos que é difícil conseguir analisar, criar estratégias e entrar em contato com toda a sua carteira de consumidores. Para isso, você pode contar com o Quod Triggers de Cobrança.
Com ele, você monitora os CPFs dos seus clientes todos os dias. Desse jeito, é possível ter noção de qual o melhor momento para cobrá-lo, já que a sua empresa terá contato com o histórico de pagamento atualizado de cada consumidor. Além disso, o Quod Triggers oferece um facilitador de SMS, que aciona os seus consumidores de modo eficiente e ágil.
Gostou? E lembre-se: tão importante quanto minimizar o número de clientes inadimplentes é saber se proteger de fraudes. Por isso, confira as soluções antifraude que a Quod oferece e aumente a segurança das suas transações.
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