Oct
03

Cobrança: as novas tendências para recuperar clientes

por: Afonso Bazolli
em: Cobrança
fonte: Redação
02 de outubro de 2017 - 18:20 - atualizado em 09 de agosto de 2018 às 13:26

Cobranca-as-novas-tendencias-para-recuperar-clientes-televendas-cobranca

Ainda que o número de inadimplentes tenha atingido um expressivo patamar, o momento não é completamente favorável às empresas que precisam cobrar dívidas em aberto. Isso porque, assim como a alta de consumidores com dívidas em atraso, cresceu também o número de desempregados, o que resulta na perda de poder aquisitivo da população.

Devido à esta dificuldade de recuperar clientes e suas dívidas, as empresas são obrigadas a se reinventar, a fim de criar alternativas mais baratas e assertivas para fechar acordos de pagamento. E uma das principais novidades é a cobrança por WhatsApp, meio de comunicação instalado em quase todos os smartphones dos consumidores.

Mas o app apresenta uma grande desvantagem: não permite contato ativo comercial com o cliente. Para usar a ferramenta como instrumento de cobrança, a empresa precisa enviar ao consumidor um link por SMS, link este que direciona o cliente ao ambiente de negociação.

Plataformas

Outra ferramenta que está se tornando bastante comum na recuperação de dívidas é a plataforma de negociação virtual, em que o cliente acessa o site das empresas de negociação e opta pelo plano que melhor se adapta ao orçamento dele.

Já em busca de uma solução definitiva, diversas empresas têm buscado também por plataformas multicanais, que reúnem em uma mesma tecnologia diversos canais de renegociação com o cliente. Esta solução, ainda que seja tendência, não é a mais garantida.   Uma das principais questões que dificulta a recuperação das plataformas é o caráter passivo, pois o consumidor é quem deve ter a iniciativa de acessar o portal, encontrar sua dívida e negociá-la.

Cabe às empresas, então, aprimorar suas estratégias de engajamento. Por meio de e-mails e SMS, o operador tenta estimular o cliente inadimplente a fechar um acordo.

Cobrança com Internet Patrocinada

Uma das mais recentes inovações do mercado é a cobrança com internet patrocinada. Isso porque é muito comum que o consumidor esteja sem crédito no celular ou não queira usar seu pacote de dados na negociação.

Independente do motivo, a cobrança com internet patrocinada permite que o cliente acesse as plataformas de negociação virtual gratuitamente, o que potencializa a chance de visualização da proposta e a consequente recuperação.

Omni channel

Multicanalidade é a palavra do momento. Isso porque não basta atender o cliente, mas as empresas têm hoje o desafio de desvendar que tipo de atendimento e por qual meio o cliente quer ser atendido. Há os que preferem a informalidade do e-mail. Os mais conectados optam pelas redes sociais, enquanto os mais experientes não abrem mão da voz.

Assim, mais que estar apta a todos estes canais e novos comportamentos do consumidor (que tem preferido negociar dívidas fora do horário comercial, por exemplo), os líderes de cobrança precisam também formar um novo perfil de atendente: aquele que consegue atender diversos clientes simultaneamente. Com esta solução é preciso também investir fortemente em tecnologia, a fim de criar sistemas que possam integrar as informações sobre as negociações em apenas uma linha do tempo.

Boletos Digitais

Ainda que tradicionais, os boletos continuam em alta quando o assunto é recuperação e relacionamento com o cliente, contudo, em sua versão digital – devido aos altos custos do FAC (Franqueamento Autorizado de Cartas) dos Correios. Neste modelo, os clientes devedores são notificados na privacidade dos seus correios eletrônicos de forma a identificar os débitos e visualizar claramente as opções para pagamento da pendência, sem ter de expor os motivos pelos quais contraiu a dívida – questionamento que continua no script dos teleoperadores.

Para obter dicas sobre como reduzir a inadimplência, clique aqui.

Parcerias

Uma nova opção de recuperar dívidas e também manter o relacionamento com o cliente chegou ao mercado. É a Cobrança Fácil, método da Enel X. Nesta modalidade, a conta de luz se torna uma ferramenta de cobrança – tudo isso é possível através de um convênio feito com a Enel Distribuidora, empresa essa que cede um espaço em sua fatura para as devidas cobranças em conjunto.

Graças a este produto, as empresas parceiras garantem a assertividade do contato com o cliente, reduzem custos, já que não precisam emitir boletos, e ainda oferecem mais uma comodidade ao cliente, que pode quitar ambas as pendências de forma unificada.

Este post foi desenvolvido em parceria com a Enel X. Para saber mais sobre o Cobrança Fácil, clique aqui

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: