May
05

Cobrança: Inadimplência mina lucro de Bradesco, Itaú e Santander

por: Afonso Bazolli
em: Cobrança
fonte: Folha de S.Paulo
04 de maio de 2016 - 19:04 - atualizado em 05 de maio de 2016 às 11:04

Calote-mina-lucro-de-bradesco-itau-e-santander-televendas-cobranca-oficial

Por: Tássia Kastner

Nem mesmo os grandes bancos privados do país escaparam da recessão econômica. Aumento das despesas contra calotes de grandes empresas, inadimplência em alta e redução nas carteiras de crédito minaram os lucros de Itaú, Bradesco e Santander.

Na última terça-feira, o Itaú anunciou tombo de 9,9% em seu lucro líquido recorrente quando comparado com igual período de 2015. O impacto maior veio do aumento de custos com provisões para devedores duvidosos (veja quadro).

Marcelo Kopel, diretor de relações com o investidor do banco, afirmou que o reforço nas reservas é para grandes empresas, inclusive no setor de óleo e gás. Ele disse ainda que a medida “tem caráter antecipatório” e não está relacionada a um único grupo.

Na semana passada, o Bradesco disse ter separado R$ 836 milhões para proteção contra calote de uma única empresa do setor de óleo e gás, que, segundo a Folha apurou, é a Sete Brasil.

Calote-mina-lucro-de-bradesco-itau-e-santander-televendas-cobranca-interna

O lucro líquido do Bradesco encolheu 3,8%, enquanto o do Santander avançou 1,7%.

O aumento das provisões é uma das frentes de proteção dos bancos contra a inadimplência, que sobre trimestre a trimestre.

As instituições também estão tomando a iniciativa na renegociação com grandes empresas, que concentram hoje o maior risco.

“A situação é mais drástica na pessoa jurídica, que é maior e mais sensível. Todo mundo sabe que a renda caiu e o desemprego em alta. Para pessoa física, isso está na conta”, diz Salles.

“Com o aumento das recuperações judiciais, o que os bancos têm tentado fazer é renegociar”, diz Luis Miguel Santacreu, da Austin Ratings.

Ao detalhar resultados do Bradesco na semana passada, Luiz Carlos Angelotti, diretor gerente e de relações com investidores, afirmou que o banco tem feito renegociações com clientes em que se percebe expectativa de recuperação do crédito, “visando proteger o cliente”.

A outra forma de limitar a alta nos calotes é restringir empréstimos de maior risco, sem garantia.

As carteiras encolheram neste primeiro trimestre, mas cresceram para pessoa física nas linhas de consignado e imobiliário.

“Os bancos estão se voltando para essas vertentes de crédito para evitar uma queda mais expressiva em suas carteiras, tudo por causa das garantias”, afirma João Augusto Salles, economista e analista de bancos da Lopes Filho Consultoria.

ESCASSO E CARO

As renegociações não significam, contudo, juros menores. A margem financeira dos três bancos se expandiu nos três primeiros meses do ano quando comparada a igual período de 2015.

O Itaú projeta que a taxa básica de juros, hoje em 14,25%, terminará o ano em 12,25%. Ao invés de espremer a margem, no entanto, a redução deve ser positiva para o Itaú, segundo Kopel.

“Vai viabilizar que a carteira de crédito volte a crescer, já que a taxa de juros menor permite que comprador tenha maior capacidade de tomar crédito”, disse.

Para Santacreu, dependerá dos bancos. “Claro que a Selic vai cair. Pode ajudar, mas tem que ver se cai para o consumidor com a mesma magnitude.”

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Gostaria de receber as postagem

    Edme José santos em 16 de maio de 2016 - 12:59

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: