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16 de março de 2021 - 17:04

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O bom atendimento é uma condição essencial para conquistar e manter os clientes por perto. Além de ser realizado antes, durante e após a venda, ele também envolve a cobrança — principalmente, nos modelos recorrentes. Com a atuação adequada, é possível até diminuir os riscos e os custos. Em busca do melhor desempenho, vale recorrer à cobrança via chatbot.

Essa é uma modalidade ideal para todos os negócios, desde os ligados a assinaturas até aqueles que realizam compras parceladas. Com o recurso, a empresa ganha eficiência e pode reduzir as despesas sem prejudicar a qualidade.

Na sequência, veja como a adoção da cobrança via chatbot diminui os custos para o negócio e tire as suas dúvidas!

Como funciona a cobrança dessa forma?

Para entender o que essa alternativa tem a oferecer, o ideal é conhecer como é realizado um processo de cobrança automática. Em geral, é possível personalizar diversas características da ferramenta, mas alguns pontos funcionam de maneira comum. Na sequência, veja como é esse procedimento e confira seus aspectos principais.

Agendamento de mensagens

Um chatbot para cobranças é capaz de enviar mensagens automáticas, como lembretes de pagamento antes da data de vencimento e informes após o atraso. Com a configuração adequada, as pessoas recebem o contato nos períodos mais indicados, de modo a aumentar as chances de negociação.

Acordos pré-aprovados

A cobrança via chatbot também aposta em acordos pré-aprovados. É possível configurar certas condições de pagamento e até descontos, que são oferecidas ou aceitas. Assim, o cliente consegue se manter em dia com os pagamentos de maneira ágil e em questão de minutos.

SAC automático

Às vezes, o problema com a cobrança está na dificuldade para obter uma segunda via ou na dúvida sobre juros ou outros valores. Um chatbot pode ajudar com isso, já que também serve como SAC automático. O consumidor tem a oportunidade de tirar dúvidas e, assim, realizar a quitação conforme o previsto.

Por que a cobrança via chatbot afeta os custos?

Recorrer a essa modalidade de atendimento e cobrança tem a economia como um dos principais benefícios. Graças ao uso da ferramenta adequada, é possível transformar e otimizar o relacionamento com as pessoas e gerar mais resultados. Para descobrir como isso acontece, veja quais são os impactos da cobrança via chatbot nos custos.

Atendimento customizado e em escala

O diálogo natural é uma das marcas de um chatbot, que visa a simular o contato de um agente de atendimento. Ao mesmo tempo, é capaz de atender em escala. Enquanto cada agente fala apenas com uma pessoa por vez, o chatbot é simultâneo. Há, então, menos filas de espera, mais satisfação e uma redução nos gastos.

Aumento do nível de produtividade

A cobrança via chatbot também é positiva para os custos por ser produtiva. Ela garante que todas as cobranças sejam feitas, sem que nenhuma seja esquecida ou repetida sem necessidade. Como tudo acontece de maneira automática, é possível falar com mais pessoas e, assim, cumprir os objetivos específicos.

Atendimento contínuo

Em parte, a produtividade também tem a ver com o atendimento contínuo. Um chatbot é capaz de operar 24 horas, 7 dias por semana. Além de isso não exigir pagamento de horas extras ou de turnos a mais, é algo que atende às expectativas dos clientes, quando quer que aconteçam.

Menor exigência de interferência humana

Há, ainda, uma menor necessidade de interferência dos agentes de atendimento. Os profissionais podem ficar responsáveis apenas por casos diferenciados, o que leva à atuação de forma especializada. Para completar, é uma maneira de não ter que aumentar a equipe na mesma medida em que a empresa e as cobranças crescem.

Redução no retrabalho

Se os agentes precisam interferir menos vezes, as chances de erros também são reduzidas. Isso significa que há menor necessidade de retrabalho, o que leva à otimização de uso dos recursos. Como consequência, fica fácil conquistar uma performance diferenciada e mais econômica.

Maior recuperação de valores

A cobrança via chatbot é especialmente efetiva para transmitir segurança, praticidade e conveniência. Tudo isso aumenta as chances de recuperar os valores em atraso ou mesmo de impedir que a inadimplência aconteça. Trata-se de algo que ajuda a manter a previsibilidade e a organização da gestão financeira, além de diminuir os gastos gerais.

Como escolher um recurso para essa tarefa?

Já que a cobrança via chatbot é tão interessante para diminuir os gastos associados, ela merece atenção. Mas, para que seja efetiva, é essencial que a empresa selecione um recurso adequado e que atenda às necessidades. Após considerar as exigências específicas, veja o que mais avaliar na escolha.

Facilidade de configuração

A configuração correta é indispensável para o sucesso quanto ao uso de chatbots. Por isso, vale a pena conferir se a ferramenta é simples de usar e de dar os primeiros passos. Um recurso com treinamento hands-on e configuração intuitiva é o melhor investimento para aproveitar a ferramenta.

Integração a outras soluções

Mesmo quando falamos de cobrança, o processo não deixa de ser um atendimento. Para elevar sua qualidade, o ideal é poder contar com um alto nível de integração, como com o CRM. Além de reduzir o trabalho (e os custos), é uma forma de gerar personalização e satisfação para o público.

Disponibilidade

Uma das questões mais importantes para a cobrança via chatbot é a disponibilidade. A ideia é, justamente, ter a capacidade de atender de maneira contínua e com eficácia. Então, analise se a ferramenta é estável e capaz de trabalhar de forma ininterrupta. Quanto maior for a eficiência nesse sentido, melhor para o negócio.

Implantação e suporte

É essencial ter tudo funcionando com agilidade, para já começar a economizar. Por isso, verifique se a implantação pode ser local ou remota e se a empresa oferece uma atuação eficiente nesse sentido. Além de tudo, olhe para o suporte — ele será indispensável para tirar dúvidas e resolver problemas, mesmo que sejam pontuais.

Experiência de atendimento

Para que a cobrança via chatbot tenha os melhores resultados (inclusive, de economia), é essencial que a experiência seja positiva para as pessoas. Veja se os materiais e a customização atendem às exigências e se o uso, por parte do cliente, é fácil. Com o incremento na satisfação, é possível até fidelizar as pessoas e diminuir outros gastos.

Como os clientes têm necessidade de atendimento contínuo, as empresas devem fornecer isso, em todos os aspectos. Com a escolha e o uso de uma ferramenta de cobrança via chatbot, há como manter o contato de qualidade, sem prejudicar as finanças do negócio.

Já que essa decisão é tão importante, entre em contato com a Softium e veja o que oferecemos nesse sentido!

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