Jul
03
02 de julho de 2019 - 17:02

Com-boletos-parcelados-esta-fintech-faz-vendas-online-explodirem-televendas-cobranca

A fintech Koin apostou em oferecer uma solução de pagamento ideal para estimular o consumo em e-commerces de marcas como C&A e Melissa.

Por: Mariana Fonseca

As festas de fim de ano representam uma grande oportunidade para o varejo faturar, seja ele físico ou online. Mas os negócios virtuais possuem um obstáculo a mais na hora de prospectar clientes: a dificuldade em atender os consumidores desbancarizados.

Enquanto fazer compras parceladas no cartão de crédito não é uma possiblidade, o pagamento em boleto bancário é debitado de uma vez só e impede grandes compras. Com isso, as lojas online perdem uma boa parcela de seu potencial mercado consumidor.

O empreendedor Ricardo Siqueira olhou para esse obstáculo, ao mesmo tempo em que viu modelos de negócios nos Estados Unidos e na Europa que poderiam ser aplicados à realidade nacional.

O resultado dessa inspiração foi a Koin: uma fintech de crédito para o varejo que oferece pagamento pós-pagos sem a necessidade de ter produtos bancários. Hoje, a startup oferece sua solução em e-commerces como C&A, Grendene, Melissa e Multilaser.

Modelo de negócio

A Koin nasceu em 2014, após obter inspiração em empresas que atendiam consumidores ainda não confortáveis em comprar pela internet – seja porque não possuem cartão de crédito ou por que não querem fornecer dados.

O exemplo mais famoso é o serviço americano PayPal – que, apesar de oferecer mais segurança na compra, ainda exige um cartão bancário. Mas surgiram outros negócios, como o também americano Affirm e o europeu Klarna, que atendem hoje mais de 100 milhões de consumidores, segundo estimativas da própria Koin.

Siqueira, fundador da Koin, já teve outros negócios. O mais conhecido é a startup do setor de pagamentos maxiPago!, vendida depois para a Rede, ligada ao Banco Itaú.

Com a boa saída, Siqueira pegou parte do que ganhou com a transação para fundar a Koin – o investimento inicial foi de 15 milhões de reais.

A ideia era, assim como as startups que conheceu em suas pesquisas e viagens, oferecer um meio de pagamento para financiar compras online em tempo real, sem burocracia. A Koin permite, por exemplo, o pagamento de boletos bancários parcelados e o envio automático à residência do consumidor assim que a transação é aprovada, como acontece com cartões de crédito.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: