Feb
18
17 de fevereiro de 2020 - 17:03

Como-calcular-o-roi-no-crediario-vale-a-pena-investir-em-um-sistema-de-analise-de-credito-televendas-cobranca-2

Calcular o retorno sobre investimento (ROI) é algo fundamental para um gestor avaliar a viabilidade financeira da sua empresa, seja qual for o segmento em que atue.

Basicamente, calcular o ROI é saber o quanto de faturamento foi gerado para cada real investido no seu negócio.

No varejo, esse é um indicador de grande utilidade para o lojista.

Seja para determinar o resultado de uma campanha específica de marketing ou mesmo para avaliar o desempenho geral da loja, o cálculo do ROI é uma ferramenta estratégica indispensável.

Quem vende no carnê, por exemplo, pode ter resultados reveladores ao calcular o ROI no crediário. Especialmente se a sua loja já investiu ou pretende investir em um sistema de análise de crédito e cobrança.

Se esse é o seu caso, não deixe de ler este artigo até o fim.

Nele eu vou mostrar como calcular o retorno financeiro obtido com a adoção de uma plataforma especializada em gestão de crediário. Confira!

Planilha para o cálculo do ROI no crediário

Calcular o ROI no crediário vai servir para que você entenda de maneira bem prática e rápida os benefícios financeiros que um sistema como o Meu Crediário pode trazer para o seu negócio.

Antes de irmos adiante, convido você a baixar uma planilha que preparamos especialmente para ajudá-lo a fazer esse cálculo.

Para orientá-lo na utilização desta planilha, ela já vem preenchida com os dados de uma rede de lojas que faz cerca de 500 análises de crédito por mês.

Veja os detalhes na imagem abaixo:

Como-calcular-o-roi-no-crediario-vale-a-pena-investir-em-um-sistema-de-analise-de-credito-televendas-cobranca-interna-1

É claro que apenas parte dessas 500 análises são aprovadas e se convertem em vendas no crediário.

Nesta planilha consideramos um percentual de aprovação de 75%, pois essa é a média registrada nas lojas que utilizam nossa plataforma.

No exemplo, portanto, a loja consegue realizar 375 vendas por mês.

Considerando o ticket médio de R$ 311, isso resulta em um faturamento de R$ 116.625,00.

Agora, para que possamos calcular o lucro bruto, é necessário considerar as perdas causadas pela inadimplência e diminuir desse total.

Mais uma vez, vamos tomar como base o índice médio de inadimplência das lojas que trabalham com o Meu Crediário: 5%.

Descontando esse percentual, o lucro bruto seria de R$ 110.793,75.

No nosso sistema, para fazer uma análise o lojista precisa utilizar uma unidade chamada DCI (Decisão de Crédito Inteligente), no valor de R$ 1,99.

É como se fosse um “vale análise”, que você adquire em pacotes e vai utilizando de acordo com a necessidade.

Portanto, para fazer 500 análises mensais, a loja do exemplo tem que investir R$ 995,00 em DCIs.

Descontando também este valor, chega-se a um lucro bruto de R$ 109.798,75.

Agora vem a informação mais importante!

Para calcular o ROI no crediário devemos seguir a seguinte fórmula:

Como-calcular-o-roi-no-crediario-vale-a-pena-investir-em-um-sistema-de-analise-de-credito-televendas-cobranca-interna-2

No caso do lojista do nosso exemplo, ele terá um retorno de R$ 110,35 para cada R$ 1 investido na análise de crédito do Meu Crediário.

Agora me responda:

É ou não é um bom negócio?

E ainda reduzimos suas perdas com inadimplência

Afinal, de nada adianta projetar um bom retorno financeiro no crediário e depois ver esse faturamento escorrer pelas mãos na forma de inadimplência, não é mesmo?

Então vou te convidar para fazer outro cálculo rápido.

Na mesma planilha que que calcula o ROI no crediário é possível calcular outro indicador que demonstra uma outra vantagem para quem adota nossa plataforma.

Basta inserir a sua taxa de inadimplência atual e terá como resultado o valor aproximado em reais que a sua loja está perdendo com clientes que deixam de pagar em dia.

No exemplo utilizado neste artigo, o lojista está deixando de receber mais de R$ 11 mil todos os meses com uma inadimplência de 10%.

Comparando este índice com a taxa média de 5% das lojas que utilizam o Meu Crediário, a planilha mostra que esta loja poderia reduzir esse prejuízo pela metade se adotasse nossa ferramenta de análise de crédito.

Essa previsibilidade de inadimplência você só consegue com um sistema especializado em análise e voltado para o seu segmento de mercado.

Chegou a hora de calcular o ROI do seu crediário

Ficou curioso para ver como seriam estes resultados utilizando informações reais sobre o seu negócio?

Então baixe nossa planilha e substitua os dados do exemplo pelos seus.

Você vai se surpreender ao ver os resultados que um sistema especializado em crediário pode trazer para a sua loja!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: