Jan
22

Como motivar uma equipe de cobranças de call center

por: Afonso Bazolli
em: Cobrança
fonte: Softium
21 de janeiro de 2020 - 17:06

Como-motivar-uma-equipe-de-cobrancas-de-call-center-televendas-cobranca

Atuar em um ambiente de call center é mesmo desafiador. Além da pressão para bater metas, é preciso lidar com um público exigente e nem sempre muito receptivo. Diante deste cenário, é comum que o atendente se sinta desanimado e desinteressado a respeito de sua função.

Quando isso acontece, o prejuízo pode ser grande — e não apenas financeiramente, para a empresa. A falta de engajamento é capaz de contagiar colegas e ser percebida até mesmo pelos clientes.

Portanto, é preciso combater o clima pesado e o estresse sem demora. O foco deve ser direcionado à construção de um local agradável, com pessoas que entendem seus respectivos valores para a organização e sabem qual a importância de seu trabalho.

Mas, afinal, como motivar uma equipe de cobranças? Existem diversas alternativas para cumprir esse objetivo de forma satisfatória. Algumas, inclusive, são muito simples de se colocar em prática.

Quer conhecer as melhores opções? Então, acompanhe este artigo e mude o espírito dos colaboradores de vez!

Estabeleça comissões

Por vezes, a equipe age com mais entusiasmo quando recebe um incentivo palpável. Desse modo, é interessante estabelecer um sistema claro para comissões (caso a realidade do negócio abra caminhos para isso).

A iniciativa pode surgir em forma de abono salarial, mas, dentro das possibilidades legais, também é viável adotar outras opções. Contudo, é fundamental documentar a proposta, além de registrar as metas e os valores que foram definidos.

A equipe deve ter total acesso a essas informações, estando ciente das etapas que necessita concluir para receber a comissão. Tal providência evita conflitos e desentendimentos, fazendo com que a dedicação para ganhar tal bonificação seja sempre honesta e saudável.

Mantenha o controle das metas

Se o gestor tão tiver controle total das demandas de um call center, dificilmente conseguirá descobrir como motivar uma equipe que trabalha nesse ambiente. É seu papel:

- entender em que estágio cada um dos processos se encontra;

- identificar falhas;

- determinar pontos de melhoria, que otimizem os contatos realizados diariamente.

É essencial estabelecer metas acessíveis e exaltar o esforço individual e coletivo sempre que possível. Aqui, o terrorismo não tem vez — e a cobrança de metas deve ser feita com parcimônia, inteligência e muita delicadeza.

Os colaboradores se sentem mais tranquilos quando têm uma conversa franca com seus superiores. Isso porque eles passam a entender melhor as necessidades da empresa e, até mesmo, têm liberdade para dar sugestões.

Invista em tecnologia

Uma equipe bem estruturada tem muito mais motivação para fazer seu trabalho. Portanto, invista em tecnologia e forneça todos os equipamentos, ferramentas e treinamentos possíveis para que seus membros atuem de maneira confortável e qualificada. Assim, eles dificilmente se sentirão desestimulados ou desanimados dentro da empresa.

Para completar, lembre-se de que o contato com o devedor também é difícil. Contudo, há soluções tecnológicas capazes de ajudar a melhorar essa questão.

Softwares personalizados para cobrança, envios de SMS e plataformas que organizam o processo de recuperação de crédito podem ser grandes aliados do time. Assim, os funcionários conseguirão alcançar resultados muito melhores em menos tempo.

Realize feedbacks periódicos

A performance dos colaboradores tem mais chances de se aperfeiçoar quando eles entendem como estão trabalhando. Ou seja: é muito importante fornecer feedbacks periódicos a respeito do desempenho de cada um, em particular, mas também de toda a equipe.

As pessoas gostam de receber elogios por suas conquistas e sabem agradecer quando a chamada de atenção serve para que deixem de cometer erros. Então, procure reservar um horário semanal para conversar com elas, repassar os pontos mais importantes dos últimos dias e conferir o que mudou de uma data para outra.

Com a frequência estabelecida, os dados abordados são mais bem assimilados e permanecem por mais tempo na mente dos funcionários. Isso contribui bastante para que eles comecem a agir de imediato e tenham o incentivo necessário para não procrastinar mais.

Seja um exemplo

Uma excelente alternativa para motivar uma equipe de cobranças de call center é prezar pelo exemplo. E ele vem de ninguém menos do que o próprio gestor: se tal profissional demonstrar que faz muito mais do que simplesmente delegar tarefas e pressionar por resultados, os colaboradores começam a seguir a liderança e a produzir mais (e muito melhor).

É claro que manter uma hierarquia é necessário, mas, quando o gestor enxerga seus subordinados como iguais e os acolhe em momentos críticos e desafiadores, essa parceria pode levar todos a uma posição muito melhor. Sendo assim, trabalhe a paciência e o otimismo para manter o engajamento linear e a produtividade em níveis bastante altos.

Integre as equipes sempre que possível

A união de equipes de diferentes setores é muito importante para alimentar o sentimento de que todos precisam caminhar juntos rumo ao sucesso. Por isso, promova encontros entre os colaboradores, marque reuniões para as equipes e incentive um contato ainda maior quando houver interdependência entre as áreas.

Nessas oportunidades, todos podem expor problemas e dificuldades, com o objetivo de encontrar uma solução em comum. O diálogo também serve para aumentar a empatia e criar laços de amizade ou aproximação entre os funcionários.

Quando existe a compreensão de que todos podem se ajudar, fica mais fácil para que os colaboradores se abram a novas possibilidades e enfrentem os desafios com mais segurança.

Essa descontração também alivia a pressão presente no call center. Isso porque a equipe consegue entender melhor que todos os setores enfrentam impasses e que eles não estão desamparados para resolver suas próprias questões.

Como você pode ver, pequenas atitudes geram grandes resultados. Para motivar uma equipe de cobranças de call center, é preciso apenas ter paciência e uma capacidade minuciosa de observação para perceber comportamentos e avaliar resultados de forma justa.

Em pouco tempo, todos os colaboradores estarão mais envolvidos e felizes dentro da empresa, uma vez que serão efetivamente reconhecidos e valorizados.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: