Jul
26
25 de julho de 2013 - 20:26 - atualizado em 26 de julho de 2013 às 9:08

televendas-cobranca-oficial

Detalhamento  mostra como a inadimplência  no  comércio  brasileiro  ficou distribuída em junho.  Dados levam em conta mais de 150 milhões de CPFs

O indicador ampliado do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) no mês de junho confirma tendência apresentada desde o início do ano e revela que a inadimplência no comércio está concentrada nas dívidas com valores acima de R$ 500. O detalhamento é divulgado mensalmente, sempre uma semana após a publicação do índice mensal de inadimplência do SPC.

televendas-cobranca-1

Faixa etária

O levantamento também revela que a maior parte dos cadastros negativos concentra-se em CPFs de consumidores com mais de 65 anos de idade.

televendas-cobranca-2

Gênero

Quanto ao gênero dos consumidores com dívidas em atraso, novamente houve um ligeiro equilíbrio, também seguindo a tendência apontada desde o começo de 2013. 53,7% dos cadastros inadimplentes pertenciam a mulheres, enquanto que 46,23% pertenciam a homens.

televendas-cobranca-3

Recuperação de crédito

Se por um lado foram as mulheres que mais atrasaram as dívidas no mês de junho, por outro, também foram as que mais sanaram os compromissos. De acordo com os números do SPC, as mulheres lideram a recuperação de crédito com 55,12% ao passo que homens representam 44,88% dos CPFs removidos da base de inadimplentes do SPC.

A pesquisa

O SPC Brasil e a CNDL divulgam, desde janeiro de 2013, informações segmentadas sobre o indicador mensal de inadimplência no comércio brasileiro, que no mês de junho apresento a terceira desaceleração consecutiva, apresentando uma leve variação de +0,67%, na comparação com o  mesmo período do ano passado. No acumulado do semestre o aumento da inadimplência chega a +6,40%.

O aprofundamento da pesquisa informa o percentual da concentração de consumidores inadimplentes por três cortes específicos: sexo, idade e valor da dívida registrada no banco de dados do SPC Brasil. O sistema de consulta envolve mais de 150 milhões de cadastros de pessoas físicas (CPFs), em 800 mil pontos de vendas espalhados por todo o país.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (3)
  1. Achei interessante…

    At,

    Daniel

    Daniel em 30 de julho de 2013 - 11:56
  2. Excelente pesquisa,aumento de idosos indo as compras…

    Paulo Sergio lopes em 27 de julho de 2013 - 10:26
  3. Gostei, excelente matéria; o artigo acima vem dá um alerta de forma pessoal para quem lê-lo, e tambem para logista de um modo geral, assim poder avaliar de forma mais prudente quanto ao perfil dos consumidores atuais. Uma vez que, aquele que concede o credito deve analisar com cuidado a situação em potencia do consumidor no momento atual.

    Reginaldo Paz em 26 de julho de 2013 - 13:52

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: