Oct
20
19 de outubro de 2020 - 17:02

Contas-atraso-melhor-opcao-televendas-cobranca-2

Contas em atraso: um grande pesadelo na vida de muitas pessoas. Veja o que fazer para ajustar o orçamento e sair definitivamente do vermelho.

Contas em atraso, quem nunca acabou cometendo alguns erros que acabaram prejudicando a vida financeira e algumas contas acabaram atrasando.

O assunto não é simples de tratar principalmente quando os atrasos acabam se tornando algo recorrente e os atrasos passem a representar despesas adicionais com juros e empréstimos.

Para ajustar essa questão separamos alguns pontos importantes que mudarão a forma como deve ser sua relação e gestão com o dinheiro.

Ajuste o padrão de vida e gaste menos do que ganha

Essa dica nada mais é do que o mandamento central das finanças pessoais. Gastar menos do que ganha é uma escolha que tem relação direta com o estilo de vida que você deseja criar e manter com o apoio da educação financeira.

Se quer realizar seus sonhos de forma sustentável, este talvez seja o único jeito certo para isso. Pode demorar, mas funciona! Em um momento de incertezas, não é bom exagerar em nada.

O recado é claro: viva de acordo com suas possibilidades. Simples assim. Não pense que isso é um demérito ou motivo de piada, pelo contrário, é razão de orgulho, respeito e inteligência financeira. Cuidar com diligência do tão suado dinheiro é a atitude mais óbvia e menos praticada hoje em dia. Faça sua parte!

Acredite a reserva de emergência é fundamental

A reserva de emergência é um dos pontos mais citados quando o assunto é dinheiro. Infelizmente, pouca gente consegue construir a reserva e acaba pagando caro por isso.

A reserva para emergências é a garantia da manutenção do padrão de vida diante de um momento delicado. Você pode perder o trabalho, já pensou nisso? O que dizer de um problema grave de saúde que necessite, inclusive, de recursos financeiros?

Eventos inesperados ocorrem a todo instante, mas podem ser mitigados com planejamento. Uma reserva bem-feita pressupõe que você poupe e guarde o equivalente a pelo menos seis meses de renda líquida familiar.

Muito cuidado com cheque especial e do rotativo do cartão de crédito

Tudo que é fácil costuma custar caro. A comodidade tem seu preço e vivemos no país que possui uma das mais altas taxas de juros do mundo. Ou seja: usar o cheque especial e/ou o rotativo do cartão de crédito significa assumir uma dívida com juros que em alguns casos passam de 300% ao ano. Insano!

Recentemente, o Banco Central promoveu algumas alterações nas regras do cheque especial.

Valorize o pagamento à vista negociando desconte

Sabe aquele óbvio pensamento popular muito antigo que diz: “Tem dinheiro, compra! Não tem, não compra”? É melhor que sempre seja assim. Negocie maiores descontos sempre que for comprar algo e faça questão de preparar-se antes, juntando dinheiro e pesquisando melhor as alternativas, lojas e preços disponíveis.

Dessa forma você garante que seu limite financeiro será respeitado e que as compras que abusam do crédito serão deixadas para outra hora – quando você tiver o dinheiro para fazê-las pagando à vista.

Lembre-se que uma boa compra pressupõe um preço justo aos olhos de quem compra, portanto o poder de negociação e barganha está sempre do lado de quem tem dinheiro.

Busque alternativas de renda extra

Por fim, é fundamental valorizar sua profissão, trabalho e sua fonte atual de renda. Muitas empresas ameaçam demitir como parte de seus planos de adequação ao cenário econômico desfavorável (o setor industrial já começou, por exemplo) e, neste sentido, apenas os melhores e mais dedicados profissionais terão espaço.

Buscar fontes alternativas de renda também é uma decisão interessante em período tão desafiador como os atuais. Coloque aquele talento até então mantido apenas entre amigos e familiares para funcionar, mas de modo simples e barato até testar o mercado e seu potencial.

Conclusão: Contas em atrasos

As contas em atraso precisam ser encaradas com prioridade. Além do pagamento de multa, correções e juros os atrasos podem custar caro.

O começo do ano é sempre um momento onde as pessoas estão mais dispostas a recomeçar e resolver pendências antigas.

Lembre-se que a organização e a disciplina podem corroer em muito o potencial financeiro das pessoas.

Até a próxima!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: