Jan
19

Custódia Cheques: Como funciona

por: Afonso Bazolli
em: Cobrança
fonte: Intoo
18 de janeiro de 2016 - 18:02

Custodia-cheques-como-funciona-televendas-cobranca

Por: Enrico Cardoso

Muitas empresas recorrem à custódia de cheques. Saiba como ela funciona

A custódia de cheque é um serviço fornecido pelos bancos. Trata-se de uma carteira de cheques pré-datados recebidos que facilita o dia-a-dia das empresas.

A custódia cheques funciona da seguinte maneira: a empresa leva os cheques pré-datados recebidos à instituição financeira, onde eles são guardados e depositados conforme a data programada, proporcionando maior segurança e garantias de recebimento às empresas.

Apesar de muitas empresas e profissionais verem a custodia cheques com maus olhos, a custodia possui mais vantagens do que desvantagens, e traz aos gestores financeiros uma sensação muito grande de segurança, uma vez que o banco se responsabiliza pela integridade dos cheques.

Apesar dos cheques estarem sendo descontinuados por algumas empresas, principalmente grande varejistas, devido à grande taxa de inadimplência, algumas empresas ainda trabalham com parcelamento e recebimento de cheques.

Com novas opções de parcelamento, como cartões de crédito e financiamento de valores, as empresas têm optado por evitar o recebimento dos cheques, uma vez que, os cartões e os financiamentos oferecem maior segurança aos recebimentos.

Mas, os cheques ainda continuam vivos. Os cheques ainda sobrevivem e movimentam uma economia em muitas regiões.

Não é em todo comércio, nem todo prestador de serviço que aceitam cheques como forma de pagamento. E é justamente nessas ocasiões que os cheques voltam com força total para impulsionar o consumo nas empresas.

Se esse é o caso da sua empresa, e se você ainda recebe muitos cheques como forma de pagamento, recorrer às custodias, pode ser uma saída valiosa para organizar o recebimento de seus cheques e organizar suas finanças.

Se sua empresa recebe muitos pagamentos em cheques, olhe abaixo as vantagens desse tipo de serviço e veja se é a solução perfeita para você:

  • Não é necessário locar ou separar um local na empresa para guardar os cheques e estar exposto à roubos, furtos, extravios ou riscos de incêndio.
  • Não é preciso controlar os cheques que serão compensados todos os dias, o banco fará esse controle por você.
  • Possível flexibilidade oferecida pelos bancos se houver troca de datas, prorrogação ou cancelamento do cheque.
  • Muitos bancos oferecem validade alta, às vezes até 500 dias ou mais de possibilidade de compensação.
  • Os acessos aos cheques e valores normalmente podem ser acessados pelo internet bank da empresa, assim facilitando eventuais consultas.
  • Alguns bancos oferecem a antecipação dos valores, que podem ser usados para eventualidades (verifique a taxa do seu banco para esse tipo de transação).

Agora que você já sabe quais são as condições e situações em que pode recorrer à custódia cheques, procure o seu gerente e veja quais são as opções disponíveis para a sua empresa.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Muito boa a informação

    MOISÉS ALVES FERREIRA em 16 de janeiro de 2019 - 16:54

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: