Sep
29

Endividamento cresce entre consumidores de baixa renda

por: Afonso Bazolli
em: Cobrança
fonte: Valor Econômico
28 de setembro de 2015 - 18:04

Endividamento-cresce-entre-consumidores-de-baixa-renda-televendas-cobranca

A retração do consumidor, observada nos indicadores de vendas do varejo, não está sendo suficiente para impedir o endividamento das famílias. Pesquisa da Fecomercio SP mostra que a proporção de consumidores endividados subiu de 53,3% em julho para 54,8% em agosto. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, a situação se agrava no grupo de menor renda. Na faixa com salário até dez salários mínimos, 58,6% estão endividados. Acima disso, o endividamento atinge 44% da população.

As quedas observadas nos meses de junho e julho evidenciam o esforço dos consumidores para contornar a crise, mas o avanço do desemprego levou a nova alta do indicador em agosto, segundo a assessoria da Fecomercio SP.

Com a dificuldade para manter o padrão de consumo até mesmo de bens básicos e serviços essenciais, os consumidores de baixa renda estão recorrendo a empréstimos não previstos para tentar equilibrar as contas.

O total de famílias endividadas passou de 1,91 milhão em julho para 1,97 milhão em agosto, em números absolutos. Já em relação ao mesmo período de 2014, quando o total era de 1,77 milhão, houve um aumento de 193 mil famílias na categoria de endividados.

Entre as famílias endividadas, 5,8% acreditam que não terão condições de pagar total ou parcialmente as contas em setembro. Na faixa de renda até dez salários mínimos, o percentual é maior: 8,6%.

Pouco mais da metade do total de endividados (50,1%) tem entre 11% a 50% dos ganhos comprometidos com o pagamento de dívidas. Para 22,6% dos consumidores, o comprometimento é menor que 10%, enquanto para 24,1% as dívidas superam 50% da renda total.

A pesquisa mostra que 15,3% das famílias possuem contas em atraso, contra 14,5% em julho. O número de famílias inadimplentes subiu de 521 mil para 547 mil. A inadimplência na faixa abaixo de dez mínimos passou de 18,2% em julho para 19,2% em agosto. Na faixa superior, o atraso nos pagamentos ficou estável em 5,9%.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: